Educação pela Arte e Património – lançamento do livro e exposição coletiva
2 JULHO > 11H00 I PALÁCIO NACIONAL DE MAFRA
No dia 2 de Julho realiza-se a apresentação do livro Educação pela Arte e Património III da artista plástica Olga Sotto e inaugura a exposição com o mesmo título, no Palácio Nacional de Mafra. Este projeto conta com o apoio institucional da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
O projeto Educação pela Arte e Património é um projeto pioneiro na área dos monumentos que consiste no desenvolvimento do Ensino Artístico através de Ateliers de Pintura, Dramaturgia e Encontros com História, dirigido a crianças dos 4 aos 12 anos que desenvolvem o objetivo de aliar a Educação pela Arte à descoberta do nosso Património e da nossa História, este projeto funciona em colaboração com o Gabinete de Apoio Técnico e Cientifico dos monumentos, tem por objetivo educar e estimular a criatividade, através da observação e vivência do património.
O projeto funciona com grupos de crianças que desenvolvem uma aprendizagem continua durante um ano letivo, na aplicação e desenvolvimento do mesmo, realça-se a relação estabelecida entre as famílias e a instituição, exaltando uma partilha onde se potencia a vivência e a experiência das diversas formas de comunicação artística.
O projeto também acolhe crianças com necessidades educativas especiais, sendo de todo o interesse, proporcionar o desenvolvimento de competências, capacidades e valores, de modo a servir os interesses e as necessidades destas crianças, de forma a partilhar cuidados, responsabilidades e conhecimentos em todo o seu processo evolutivo, com o objetivo de organizar uma verdadeira inclusão.
De forma a ampliar o campo da educação artística destas crianças, são lhes facultadas várias estratégias para o desenvolvimento da criatividade, ao desenvolverem a sensibilidade patrimonial também desenvolvem naturalmente a capacidade de observar.
Tendo em conta que no decorrer da progressão natural da aprendizagem, através da reflexão e da introspecção lhes é proposto uma nova forma de “escutar” e “observar” estes alunos desvendam o ” mistério do entendimento” das velhas pedrinhas que ditam história em cada Monumento.
Os alunos têm liberdade para imaginar e explorar através do conhecimento a história e os feitos dos nossos antepassados.
Nestes ateliers de ensino artístico as crianças aprendem a procurar através da beleza e da emoção uma forma de se exprimirem em busca da existência compatível com a fantasia que existe dentro de nós. Encontram inspiração numa iconografia histórica, com o intuito de criar através de uma “floresta de símbolos” uma comunicação oral e escrita, que resulta na construção de textos e obras plásticas que ditam história.
O estudo da história geral está implícita com a história da Pintura, para as crianças desenvolverem as obras têm que ter conhecimento do estudo da História, através da Imagem e da Palavra, tendo em conta a Estética a Ética e a Poética, estas crianças que ” desenham a história”, descobrem e exploram conhecimentos e sentimentos por intermédio do desenvolvimento das suas obras.
O desenvolvimento deste trabalho tem como objetivo no final de cada ano letivo a elaboração de um projeto, que trata a História de Portugal, num livro infantil com o relato das obras das crianças, onde a criatividade e o imaginário, casam as artes plásticas e o teatro através de histórias e ilustrações.
No âmbito do projeto supra citado, foram disponibilizadas salas amplas para o desenvolvimento do mesmo, de outra forma, é permitido às crianças explorar a extensão geográfica do monumento utilizando os vários espaços e recantos que inspiram os seus trabalhos e que servem de material de estudo.
Foi neste contexto, que este projeto nasceu em 2012, no Convento de Cristo, num lugar de História onde estão patentes as mais representativas manifestações artísticas do românico, do tardo gótico e do maneirismo em Portugal.
Durante o ano letivo 2014/2015,o projeto seguiu viagem até ao Panteão Nacional, onde iniciou um corajoso e atraente percurso de descoberta e revelação da História, exaltando através da cor e da forma, a primeira igreja barroca em Portugal, a qual, se transforma rapidamente para os mais pequenos, na “ casa” de fascinantes figuras, personalidades importantes da nossa história e da nossa cultura.
O projeto supracitado segue rumo à descoberta do Palácio- Convento Nacional de Mafra.
Os pequenos artistas ansiavam por “ conhecer” a arquitectura cortesã de D. João V, o Palácio foi-lhes apresentado como um “ cenário de festa” , elemento central da vivência barroca, o que atrai de uma forma quase mágica o interesse das crianças por este fascinante Rei , que encantou os mais pequenos como se pode verificar através da produção de pinturas, desenhos e histórias, produzidas durante o ano letivo de 2015/ 2016, em atelier artístico na Capela do Campo Santo.
Olga Sotto
Diretora do Projeto Educação pela Arte e Património
Palácio Nacional de Mafra