Do olho à mão : registos do ensino e da prática da escultura nos arquivos da biblioteca
20 MAIO > 08 JULHO 2022 I BIBLIOTECA DA FACULDADE DE BELAS-ARTES
Inaugura no dia 20 de Maio, às 18h00, na Biblioteca da Faculdade de Belas-Artes a exposição Do olho à mão : registos do ensino e da prática da escultura nos arquivos da biblioteca, organizada por André Baptista, João Bernardo dos Santos, Mariana Lapolli e Yuna Le Quéré e com a coordenação de Céline Coturel e Joana Souto Mateus.
A exposição ficará patente até 08 de Julho.
Horário: 2ª a 6ª: 9h30-18h30
“Com arte espantosa e feliz”, Pigmalião fizera uma imitação do corpo feminino em marfim. Este é o início do mito do escultor cíprio a quem Vénus concedeu a transformação em mulher humana da tão amada estátua. De modo semelhante, ganham agora vida alguns dos elementos constituintes dos arquivos fotográficos da Biblioteca da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, que têm vindo a ser estudados e catalogados, desta vez com enfoque no estudo e na prática da Escultura.
Das referências históricas apresentadas aos alunos sobre a forma de postais, fotografias e diapositivos, ao registo dos trabalhos práticos, esta exposição permite um regresso sucinto, mas privilegiado, a práticas de ensino de um passado que, embora recente, poderá parecer remoto pelo contraste com o presente. Lembra que ao estatuto de mestre antecede o de aprendiz, recuperando a presença na então Escola de Belas-Artes, enquanto alunos, de Escultores e Professores ilustres como António Duarte, João Fragoso e Euclides Vaz.
Os elementos mostrados, que incluem, entre outros, negativos fotográficos em vidro, são uma pequena amostra do notável acervo da Biblioteca, disponível para consulta e investigação, quer pelos novos alunos, quer pela restante comunidade.