Mestrado a decorrer em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.
Objetivos
O mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas assenta em dois elementos primordiais do design de comunicação: a tipografia e a edição. A tipografia pela sua multidisciplinaridade, tanto encerra a noção de letra e do seu desenho (type design), como se reporta à sua implementação. A edição é a forma de pensar, materializar e divulgar (publicar) a articulação entre a matéria textual e visual que serve de base ao trabalho do designer.
No panorama atual de mutação tecnológica e comunicacional, ambas as esferas têm sofrido alterações significativas no sentido da ruptura, mas também da continuidade com a tradição. Um dos principais objectivos deste ciclo de estudos passa por sedimentar o papel do design e do designer na ideação e produção de objetos tipográficos e editoriais diferenciadores, capazes de responder às exigências dos usuais sistemas de edição, sem descurar a reivindicação de uma postura autoral, feita da adequada exploração de práticas criativas emergentes.
O presente ciclo de estudos fornece conhecimentos teórico-práticos de carácter pós-graduado que permitem ao mestrando focar a sua especialização numa das áreas principais de estudo – tipografia/edição –, ou optar pela realização de projetos de investigação transversais a ambas.
O mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas tem como objetivo principal garantir um acesso abrangente a técnicas e tecnologias várias que fomentem o desenvolvimento de uma linguagem criativa nas relações entre a mensagem, o meio e a sua expressão. O leque de disciplinas disponíveis estrutura-se de modo a fomentar o diálogo entre a produção tipográfica e editorial física (impressa) e digital, ao qual se acresce um núcleo específico de optativas que visa a apropriação de saberes clássicos, tradicionais (gravura, serigrafia, letterpress) e contemporâneos.
Objetivos:
- Dominar e criar novos caracteres tipográficos;
- Criar novos conteúdos tipográficos e editoriais;
- Criar e explorar novas plataformas de disseminação de conteúdos e suportes alternativos de comunicação;
- Articular as dimensões projetuais e autorais na composição e edição tipográfica;
- Desenvolver a dimensão autoral e artística da edição;
- Inovar práticas criativas de expressão tipográfica e editorial, cruzando a autoria com a resposta ao problema.
Competências e capacidades a adquirir:
- Domínio de princípios organizadores da produção de múltiplos tipográficos e editoriais;
- Domínio de técnicas e tecnologias tipográficas e editoriais;
- Domínio das linguagens criativas nas relações entre a mensagem, o meio e a sua expressão.
Conhecimentos:
- Aprofundamento dos léxicos tipográficos e editoriais;
- Aprofundamento dos sistemas significantes na produção tipográfica e editorial material e imaterial;
- Aprofundamento do uso criativo de tecnologias complementares à tipografia e edição de múltiplos, bem como a hibridação entre práticas tradicionais e novas tecnologias.
- Aprofundamento dos conhecimentos sincrónicos e diacrónicos quanto ao contexto internacional no que respeita às melhores práticas tipográficas e de edição de múltiplos.
No âmbito deste Mestrado foi estabelecido um protocolo de colaboração com o Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual.
Conheça o site sobre o mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas da FBAUL aqui.
Coordenação científica
Consulte aqui a equipa de coordenação deste curso.
Plano curricular
Consulte aqui o Plano de Estudos (pdf)
Organização do ciclo de estudos
O grau de Mestre em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas é conferido aos que tiverem obtido 120 ECTS.
Todas as aulas são lecionadas em português. Como tal, recomenda-se um domínio independente da língua portuguesa (no mínimo, nível B1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas).
Informação legal
Ciclo de estudos acreditado por 6 anos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em 3 de março de 2014. Registado pela Direção-Geral do Ensino Superior com o n.º R/A-CR 17/2014. Estrutura curricular e plano de estudos publicados no Despacho n.º 14570/2014, em Diário da República, 2.ª série, n.º 233, de 2 de dezembro de 2014.
Projeto em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas I e II (TP)
A unidade curricular de Projeto em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas assume um carácter estruturante no presente ciclo de estudos. Numa perspectiva progressiva que parte do universo da tipografia para o da edição, é no contexto desta disciplina que se exploram temáticas que vão desde o domínio da expressão caligráfica, ao letterpress* e ao type design. Aqui, aprofunda-se a dupla funcionalidade da tipografia, como objecto de mediação (o veículo que dá forma à linguagem) e como elemento preponderante do meio onde se inscreve.
O protagonismo dado à tipografia e à sua aplicação serve de base à abordagem da problemática da edição na contemporaneidade, marcada pela emergência de diversas práticas editoriais que oscilam entre a manutenção e a subversão das formas tradicionais de publicar. À premente aposta na virtualização de conteúdos, acresce-se um fenómeno paralelo de renascimento e revalorização do objecto impresso e de tudo o que o caracteriza e diferencia: uma coabitação que se faz tanto de processos de reação como de contaminação.
Na disciplina de PPTEC I e II aprofunda-se o potencial das práticas tipográficas e editoriais contemporâneas, através da concretização de projetos de natureza experimental que explorem as relações entre forma e conteúdo, pensamento e expressão, sem ignorar a hipótese de cruzamento crítico de técnicas, meios e linguagens de carácter heterogéneo. Trata-se de dotar os alunos de conhecimentos especializados que possibilitem a sua atuação como autores informados e esclarecidos no contexto do Design de Comunicação.
* Os módulos de letterpress decorrerão numa oficina de tipos móveis.
Tecnologias da Edição, Materialidade, Imaterialidade I e II (TP)
Esta unidade curricular visa preparar tecnicamente os alunos para o desenvolvimento dos projetos propostos nas disciplinas nucleares do curso, através da exploração de um conjunto de ferramentas e meios que garantam uma formação transversal e estimulem uma resposta criativa adequada aos desafios exigidos.
Para além do domínio técnico de conhecimentos e competências que permitam a concretização de artefactos tipográficos e editoriais impressos e/ou digitais, pretende-se igualmente que os discentes abordem as possibilidades de integração destas matérias em meios temporais e sistemas interativos.
Comunicação Textual e Editorial I e II (T)
O programa da disciplina centra-se numa visão histórica e crítica das relações entre forma e conteúdo dos objetos de comunicação textual e editorial. Nesta unidade curricular estuda-se a evolução da letra, do texto e da sua materialização em diversos artefactos editoriais, desde o advento do códice à desintegração do volume na página web. Este panorama abrangente permite efetuar uma análise aprofundada do potencial do texto como significante verbal e imagético e das relações que este estabelece com o paratexto e os seus suportes (meios) na busca pela produção de sentido. Problematizam-se igualmente os efeitos da reprodutibilidade, da acessibilidade e da recepção/interação (leitura) na projetualidade tipográfica e editorial.
Cultura da Edição Contemporânea (TP)
Depois da adesão ao imediatismo da publicação digital, assiste-se hoje a uma significativa valorização das qualidades materiais do objecto impresso, como forma de reivindicar uma identidade diferenciadora e original. Para tal, recuperam-se (e atualizam-se) modelos, recursos e materiais alternativos, orientados para a expressividade autoral da publicação, como os designados livros de artista e a edição independente. Em CEC estuda-se a génese e a proliferação de diversas manifestações editoriais de escala variável que assumem a publicação contemporânea nas suas inúmeras possibilidades, convertendo-a numa plataforma exploratória para a prática do design.
Estudos Avançados de Cultura Visual (TP)
Esta unidade curricular faz o enquadramento do campo da Cultura Visual nos debates contemporâneos da pós modernidade.
Visa o alargamento de referências críticas recorrendo à arte e aos conteúdos actuais, bem como ao conhecimento dos autores mais influentes e dos seus textos fundamentais, numa perspetiva actualizada.
Estabelecem-se fundamentos para leituras oposicionais, fundamentadas, dos conteúdos e práticas culturais.
Produção de Conteúdos e Self Publishing(Optativa/TP)
Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar o acesso a um conjunto de conhecimentos relativos às práticas de produção de conteúdos e Self Publishing,em diversos suportes.
Em PCeSP estudam-se as práticas editoriais de um ponto de vista histórico, desde a produção e publicação em papel, película e vinil aos novos dispositivos digitais, de modo a estabelecer uma compreensão crítica das diversas abordagens e possibilidades de intervenção, tanto na criação como na publicação de conteúdos. Procura-se assim facultar o entendimento das estratégias de publicação e disseminação em suportes diferenciados, com ênfase nos novos paradigmas criados pela sociedade de informação. Pretende-se igualmente habilitar os alunos a conhecer e a exercitar de forma crítica, novas formas de ação do designer: como autor, editor e produtor de conteúdos.
Práticas em Múltiplos e Reprodução I e II (Optativa/TP)
O programa de Práticas em Múltiplos e Reprodução concentra-se numa abordagem a dois momentos decisivos: o estudo das técnicas de reprodução como disciplina global de pesquisa teórica e a prática em várias áreas da produção de múltiplos, em diversas técnicas e processos. Este percurso pretende construir uma base para o entendimento dos conceitos gerais da disciplina, centrados em temas contemporâneos, com fortes preocupações ambientais, ecológicas e culturais, num contexto interdisciplinar e de metodologias projetuais específicas das áreas da produção tecnológica tradicional, bem como das novas tecnologias.
Explorações Digitais Interativas & Tipografia (Optativa/TP)
Nesta unidade curricular introduzem-se e aprofundam-se um conjunto de referências com vista à sensibilização, questionamento e exploração de diversas práticas criativas emergentes que permitam articular a tipografia com tecnologias e abordagens contemporâneas – incluindo interatividade, fabricação, computação e relação com o espaço.
Pretende-se estimular a criatividade e o desenvolvimento de uma atitude crítica com uma perspectiva global. No final desta unidade curricular, os alunos deverão ter competências para definir enquadramentos conceptuais e para selecionar as tecnologias implicadas na implementação de projetos tipográficos inovadores.
Seminário/Dissertação (T)
A unidade curricular de Seminário/Dissertação tem como objectivo principal fomentar o desenvolvimento do espírito crítico através do conhecimento e da compreensão das principais técnicas e metodologias aplicáveis e relevantes aos trabalhos de investigação nos domínios da tipografia e da edição. Tem-se ainda como objectivo específico o desenvolvimento da aptidão e da capacidade por parte dos alunos de problematizarem os problemas de investigação e selecionarem a abordagem, a metodologia e as técnicas de análise mais adequadas ao problema de investigação em mãos, quer se trate de uma situação concreta, ainda que complexa, de concepção, ou uma reflexão sobre a praxis com vista a realimentá-la e a contribuir para o incremento da sua eficácia e assertividade.
Horário
Consulte aqui o horário atualmente em vigor para o ciclo de estudos.
Quem se pode candidatar
São admitidos como candidatos à inscrição no Mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas:
- Os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas de Design, Belas-Artes, Arquitectura, Multimédia, Comunicação e outras afins;
- Os titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo nas áreas de Design, Belas-Artes, Arquitectura, Multimédia, Comunicação e outras afins;
- Os titulares de um grau académico superior estrangeiro nas áreas de Design, Belas-Artes, Arquitectura, Multimédia, Comunicação e outra afim, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Belas-Artes;
- Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização desde ciclo de estudos pela Comissão de Estudos Pós-Graduados da Faculdade de Belas-Artes.
Candidatura de estudantes finalistas
São ainda admitidas candidaturas de estudantes que se encontrem em fase de conclusão de Licenciatura, nas áreas acima indicadas, num estabelecimento de ensino superior português.
Em caso de admissão no Mestrado, a mesma fica condicionada à apresentação de documento comprovativo da obtenção do grau académico, obrigatoriamente até ao termo do prazo fixado para o efeito.
Informações mais detalhadas sobre as condições de candidatura e de admissão de estudantes em fase de conclusão de Licenciatura, devem ser consultadas na área relativa ao processo de candidatura a ingresso.
COMO APRESENTAR A CANDIDATURA
A apresentação da candidatura é efetuada exclusivamente on-line, através da plataforma Fenix. Todas as informações relativas ao processo de candidatura (datas, vagas, documentos necessários e forma de submissão da candidatura) podem ser consultadas aqui.
Pela apresentação da candidatura é devida uma taxa de candidatura, não reembolsável.
PROPINAS
Consulte aqui a propina atualmente fixada para a frequência do curso.
O valor da propina para os estudantes em regime geral a tempo integral é fixado anualmente pelo Conselho Geral da Universidade de Lisboa, que pode, ao abrigo do Estatuto do Estudante Internacional, fixar valores diferenciados para os estudantes internacionais.
As propinas podem ser pagas em prestações, a definir pelo Conselho de Gestão da Faculdade de Belas-Artes.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E DE SERIAÇÃO
Na seleção dos candidatos será efetuada uma avaliação global do seu percurso, sujeita a uma classificação na escala numérica de 0 a 20 valores, em que serão considerados os seguintes critérios:
- Classificação e adequação do grau académico de que o candidato é titular, ponderada a área de formação do ciclo de estudos face aos objetivos e condições específicas de ingresso do curso a que se candidata, sendo que no caso de graus académicos obtidos em estabelecimentos de ensino superior estrangeiros, a classificação será a resultante da conversão proporcional da classificação obtida para a escala de classificação portuguesa, quando o estabelecimento de ensino superior estrangeiro adote uma escala diferente desta;
- Apreciação do currículo profissional, académico, científico e artístico.
Os candidatos serão seriados de acordo com a pontuação obtida na avaliação, resultante da média aritmética simples das classificações atribuídas a cada um dos critérios de seleção, sendo considerados excluídos do procedimento de seleção os candidatos que obtenham nota inferior a 9,5 valores. Os parâmetros de apreciação encontram-se descritos no Anexo I ao Regulamento de Estudos de Pós-Graduação da Faculdade de Belas-Artes.
Poderá ser efetuada uma entrevista de seleção aos candidatos, se o coordenador do curso entender necessário, passando nesse caso a mesma a integrar os critérios de avaliação acima indicados, sendo excluídos do procedimento de seleção os candidatos que não compareçam à entrevista.