O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Anatomia Artística visa a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos e das competências profissionais nesta área. Tais conhecimentos são imprescindíveis ao desenvolvimento de competências para a prática autónoma de investigação.
O Mestrado oferece as seguintes áreas de especialização:
- Anatomia Artística
- Desenho Anatómico
- Ilustração Científica
Coordenação científica
Consulte aqui a equipa de coordenação deste curso.
Plano curricular
Consulte aqui o Plano de Estudos (pdf)
Organização do ciclo de estudos
O grau de Mestre em Anatomia Artística é conferido aos que tiverem obtido 120 ECTS.
Todas as aulas são lecionadas em português. Como tal, recomenda-se um domínio independente da língua portuguesa (no mínimo, nível B1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas).
Informação legal
Ciclo de estudos acreditado preliminarmente pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em 2011. Registado pela Direcção-Geral do Ensino Superior com o n.º R/B -Cr 147/2008. Estrutura curricular e plano de estudos publicado pela Deliberação n.º 1060/2008, em Diário da República, 2.ª série, n.º 70, de 9 de Abril de 2008.
Horários
Consulte aqui o horário atualmente em vigor para o ciclo de estudos.
Quem se pode candidatar
São admitidos como candidatos à inscrição no ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Anatomia Artística:
- Os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas de Escultura, Pintura, Design de Comunicação, Design de Equipamento, Medicina, Medicina Dentária, Medicina Veterinária, Ciências da Saúde, Biologia, ESTeSL;
- Os titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este Processo nas referidas áreas ou outras afins;
- Os titulares de um grau académico superior estrangeiro nas referidas áreas ou outras afins, que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelos Conselhos Científicos das Instituições de Ensino Superior que conferem licenciaturas naquelas áreas;
- Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização desde ciclo de estudos pela Comissão de Estudos Pós-Graduados da Faculdade de Belas-Artes.
Documentos necessários à candidatura
A apresentação da candidatura é efetuada junto dos Serviços Académicos da Faculdade de Belas-Artes, através do sistema de candidaturas on-line. Poderá em alternativa ser realizada presencialmente. O processo de candidatura deverá ser instruído com os seguintes documentos:
- Fotocópia da certidão de licenciatura ou grau académico equivalente (apresentar o original no ato da candidatura presencial ou em caso de admissão);
- Curriculum escolar, científico ou profissional com cópias dos documentos a que faz referência;
- Carta de candidatura/motivação à frequência do curso;
- Fotocópia do bilhete de identidade/cartão de cidadão/passaporte;
- Uma fotografia tipo-passe;
- Declaração, sob compromisso de honra, de que o candidato não tem nacionalidade portuguesa nem está abrangido por nenhuma das condições que, de acordo com o Estatuto do Estudante Internacional, não lhe confiram a condição de Estudante Internacional (unicamente para os estudantes que sejam abrangidos pelo Estatuto de Estudante Internacional).
Legalização de documentos estrangeiros
Caso tenha concluído o grau académico / curso no estrangeiro e não tenha procedido previamente a qualquer pedido de registo, equivalência ou reconhecimento em Portugal, para efeitos de candidatura ao Mestrado deverá requerer a legalização da sua certidão de licenciatura pelos serviços consulares ou embaixadas de Portugal com sede no país a que a habilitação diz respeito.
De igual modo, e caso o país em que concluiu o grau tenha aderido à Convenção Relativa à Supressão da Exigência da Legalização dos Actos Públicos Estrangeiros, concluída em Haia a 5 de Outubro de 1961, poderá em alternativa autenticar o certificado através da Apostila da Convenção de Haia.
Excetuam-se desta obrigatoriedade de legalização os certificados emitidos em países membros da União Europeia.
No caso dos documentos não estarem em português, inglês, francês, espanhol ou italiano, devem ser traduzidos para um destes idiomas por tradutor reconhecido pela representação diplomática portuguesa no país onde o documento foi emitido. De igual modo, poderão realizar e certificar traduções as seguintes entidades: notários; consulado em Portugal do país onde o documento foi emitido e tradutor idóneo; conservadores de qualquer Conservatória; oficiais de registo; advogados e solicitadores.
Pela apresentação da candidatura é devida uma taxa de candidatura, não reembolsável.
/ candidatura a ingresso no ano letivo 2015/2016
Abaixo poderá consultar as informações específicas para o processo de candidatura a ingresso no ano letivo 2015/2016, nomeadamente a calendarização do processo, a forma de apresentação da candidatura, propinas fixadas, critérios de seriação, vagas, etc. Em caso de dúvidas, não hesite em contactar os Serviços Académicos.
calendarização / ingresso em 2015/2016
As candidaturas a ingresso no ano letivo 2015/2016, devem ser apresentadas durante os períodos abaixo indicados, consoante a situação específica de cada candidato.
PERÍODO ESPECIAL DE CANDIDATURA PARA ESTUDANTES INTERNACIONAIS
De modo a permitir que estudantes internacionais possam obter com maior antecedência a decisão sobre a sua candidatura ao Mestrado, a Faculdade de Belas-Artes disponibiliza um prazo prévio de candidatura, exclusivamente destinado a estudantes nestas situações. É considerado como estudante internacional o estudante que não tem nacionalidade portuguesa. Não são abrangidos por este disposto: os nacionais de um Estado membro da União Europeia; os que, não sendo nacionais de um Estado membro da União Europeia, residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 31 de agosto do ano em que pretendam ingressar no ensino superior, bem como os filhos que com eles residam, sendo que o tempo de residência para estudo não releva para este efeito.
Candidatura > 18 de Maio a 19 de Junho de 2015
Publicação dos resultados > a partir de 6 de Julho de 2015
Início de aulas > 21 de Setembro de 2015
2ª CHAMADA PARA CANDIDATOS INTERNACIONAIS
Para ocupação das vagas não preenchidas do período especial de candidatura, a Faculdade de Belas-Artes disponibiliza uma última chamada para estudantes internacionais, sendo que neste período extraordinário as candidaturas decorrem nas seguintes datas:
Candidatura > 3 a 28 de Agosto de 2015
Publicação dos resultados > a partir de 11 de Setembro de 2015
// Nota importante: Nesta fase de candidaturas internacionais, as candidaturas decorrerão exclusivamente através da plataforma on-line, sendo cobrada uma taxa de candidatura (não reembolsável) no valor de 30 EUR.
Os candidatos admitidos devem realizar a sua matrícula e inscrição no prazo fixado. No ato de matrícula e inscrição é saldada obrigatoriamente 30% da totalidade da taxa anual de frequência (propina), acrescida da taxa de inscrição.
Em caso de desistência de estudos, devidamente formalizada, o estudante só fica desobrigado do pagamento das prestações da taxa anual de frequência (propina) que ainda não tenham vencido. Não é devolvido o pagamento feito pela matrícula e inscrição, em caso de desistência.
A emissão definitiva pelos Serviços Académicos da declaração de aceitação aos estudantes aprovados e admitidos no processo de seriação, fica condicionada ao pagamento dos montantes acima indicados (30% do valor da propina e taxa de inscrição). A colocação no curso é válida apenas para a matrícula e inscrição no ano letivo a que respeita a candidatura.
PERÍODO NORMAL DE CANDIDATURAS – 1ª FASE
Candidatura > 22 de Junho a 28 de Agosto de 2015
Publicação dos resultados > a partir de 11 de Setembro de 2015
Início de aulas > 21 de Setembro de 2015
Pela apresentação da candidatura são cobradas as taxas de candidatura (não reembolsáveis) abaixo indicadas:
Candidatura on-line > 30 EUR
Candidatura presencial > 50 EUR
PERÍODO NORMAL DE CANDIDATURAS – 2ª FASE
A 2ª fase de candidaturas apenas será disponibilizada nos cursos que apresentem vagas sobrantes da 1ª fase de candidaturas.
A Faculdade de Belas-Artes informa que o Mestrado em Anatomia Artística disponibiliza vagas para a 2ª fase de candidaturas. Aproveite esta última oportunidade para estudar na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, a escola superior de ensino artístico mais antiga de Portugal.
Candidatura > 14 a 18 de Setembro de 2015
Publicação dos resultados > a partir de 23 de Setembro de 2015
Início de aulas > 21 de Setembro de 2015
Pela apresentação da candidatura na 2ª fase são cobradas as taxas de candidatura (não reembolsáveis) abaixo indicadas:
Candidatura on-line > 37,5 EUR
Candidatura presencial > 62,5 EUR
Como apresentar a candidatura
Candidatura on-line
A forma mais simples e rápida! Antes de efectuar a sua candidatura on-line ao Mestrado pedimos que leia atentamente as instruções abaixo. Em caso de dúvidas na submissão da candidatura, não hesite em contactar os Serviços Académicos da Faculdade de Belas-Artes.
- Para efetuar a sua candidatura on-line deverá realizar um pré-registo na aplicação CSS-Net.
- Após aceder à aplicação, deverá selecionar o curso pretendido e preencher os dados solicitados.
- Deverá anexar em formato digital (em ficheiro pdf) todos os documentos necessários ao processo de candidatura (a fotografia deverá ser enviada em formato jpeg).
- A candidatura on-line apenas se tornará válida após o pagamento da respetiva taxa de candidatura, sendo para o efeito disponibilizado uma referência multibanco. Caso não seja efetuado o pagamento até à data indicada, a candidatura será anulada. Para outras opções de pagamento, nomeadamente através de VISA/Mastercard deverá contactar diretamente os Serviços Académicos através do endereço academicos@fba.ul.pt
- A não submissão dos documentos necessários, ou a sua incorreta apresentação (p. ex., documento ilegível, documento estrangeiro não legalizado, etc.) invalidará a candidatura, sendo o candidato informado de tal facto através da plataforma CSS-Net ou por correio eletrónico. Em caso de incorreção, o candidato deverá promover as alterações indicadas até final do prazo para submissão da candidatura. Caso não sejam realizadas as correções necessárias ou apresentados os elementos solicitados, a candidatura será anulada.
Findo o processo de seriação, os candidatos serão informados por e-mail do resultado final da candidatura. A lista de seriação será igualmente publicada nesta página. Em caso de admissão, a mesma estará condicionada à apresentação nos Serviços Académicos do original (ou cópia autenticada) do certificado comprovativo do grau académico, durante o prazo indicado.
>>> Inicie a Candidatura On-Line aqui
Presencialmente nos Serviços Académicos
Poderá apresentar a candidatura presencialmente nos Serviços Académicos da Faculdade durante o seu horário habitual de atendimento, fazendo-se acompanhar de todos os documentos requeridos.
propinas
As propinas abaixo indicadas, para a frequência do ano letivo 2015-2016 em regime geral a tempo integral, encontram-se a aguardar aprovação pelo Conselho Geral da Universidade de Lisboa.
Propina anual para estudantes internacionais
Frequência do 1.º ano curricular > 4000 EUR
Frequência do 2.º ano curricular > 1200 EUR
Propina anual para estudantes nacionais e equiparados
1200 EUR
As propinas podem ser pagas em prestações, a definir pelo Conselho de Gestão da Faculdade de Belas-Artes.
Ao valor da primeira prestação acresce ainda o montante referente à taxa de inscrição.
// Nota importante: O valor da propina anual (para alunos internacionais e estudantes nacionais e equiparados ) acima indicado é válido somente para a frequência do ano letivo 2015/2016, podendo ser alvo de alteração nos anos subsequentes, sendo o valor das propinas fixado anualmente pelo Conselho Geral da Universidade de Lisboa sob proposta do Reitor.
Critérios de selecção e de seriação
Na selecção dos candidatos à frequência deste ciclo de estudos será efectuada uma avaliação global do seu percurso, em que serão ponderados os seguintes critérios:
- Classificação do grau académico de que são titulares, pontuando de 1 a 5;
- Currículo académico, científico e técnico, pontuando de 1 a 5;
- Experiência profissional na área do curso, pontuando de 1 a 5.
Será, ainda, efectuada uma entrevista pela Comissão Científica do Mestrado. Por fim, os candidatos serão seriados de acordo com a pontuação obtida na selecção.
Vagas disponíveis
Para estudantes internacionais
vagas iniciais > 2 vagas
vagas sobrantes para a 2ª chamada para estudantes internacionais > 1 vaga
Para estudantes nacionais e equiparados
30 vagas.
A abertura e funcionamento do Mestrado são condicionados à existência, no mínimo, de um total global de 12 candidatos admitidos e inscritos.
/ OUTRAS INFORMAÇÕES para estudantes internacionais
Os estudantes que ingressem no ensino superior ao abrigo do Estatuto do Estudante Internacional (Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de Março) mantêm a qualidade de estudante internacional até ao final do ciclo de estudos em que se inscreverem inicialmente ou para que transitem. Excetuam-se deste disposto os estudantes internacionais que adquiram a nacionalidade de um Estado membro da União Europeia, sendo que a cessação da aplicação do estatuto de estudante internacional em consequência da aquisição da nacionalidade de um Estado membro da UE produz efeitos no ano lectivo subsequente à data da aquisição da nacionalidade.
Consulte aqui o Regulamento de Ingresso e Acesso para Estudantes Internacionais da Universidade de Lisboa.
Consulte também o site da Universidade de Lisboa, onde poderá encontrar um conjunto abrangente de informações práticas (sobre alojamento, custos de vida, vistos, etc.) para Estudante Internacionais.
Consulte também a nossa área de FAQ’s (Perguntas Mais Frequentes) sobre Estudantes Internacionais.