Desde 2018/2019, que a Faculdade de Belas-Artes colabora com o doutoramento em Ciências da Sustentabilidade da Universidade de Lisboa, integrando o corpo docente.
O corpo docente inclui 55 professores de 17 das Faculdades e Institutos da Universidade de Lisboa, garantindo a interdisciplinaridade necessária às Ciências da Sustentabilidade. É inovador o caráter verdadeiramente multidisciplinar patente na partilha de responsabilidades entre ciências naturais e ciências sociais na coordenação, organização e docência de cada uma das unidades curriculares, e na coorientação das teses por docentes que pertencem a Faculdades ou Institutos dedicadas a diferentes áreas do conhecimento.
Os desafios com que a sociedade se defronta são complexos e multidimensionais e criam um novo paradigma associado à sustentabilidade do desenvolvimento.
Para serem catalisadores de mudança, os profissionais do século XXI devem ser dotados de conhecimento científico sólido e, principalmente, ter capacidade de o incorporar para compreender as interações entre sistemas globais, naturais, sociais e humanos, e como essas interações afetam os desafios da sustentabilidade.
A construção desta área académica requer a assimilação de conhecimento e o domínio de ferramentas que não são abordadas de forma integrada pelas disciplinas e áreas científicas existentes. A ciência atual conhece profundamente a função das várias peças que constituem o nosso mundo mas tem lacunas na compreensão da forma como estas peças se relacionam.
O Doutoramento em Ciências da Sustentabilidade da Universidade de Lisboa responde a este repto oferecendo: um programa inovador que procura a interdisciplinaridade, a aplicação da ciência experimental a problemas reais, e a integração do conhecimento e da inovação com a participação da sociedade e dos cidadãos.