Conversa com Monica Gagliano (Human Entities 2024)
15 MAIO 2024 > 18H30 I GRANDE AUDITÓRIO FBAUL
A consciência das plantas: Conversa com Monica Gagliano
Human Entities 2024: a cultura na era da inteligência artificial, 8ª edição.
Quarta-feira, 15 de maio 2024, 18.30
Grande auditório da Faculdade de Belas Artes, ULisboa
Entrada livre, mediante registo
A consciência das plantas
Monica Gagliano
Ecologista evolutiva, Professora Investigadora Associada (Adjunta) na Universidade Southern Cross, Austrália
As descobertas científicas pioneiras de Monica Gagliano fornecem-nos provas poderosas de que as plantas possuem formas de inteligência. O seu último livro, Thus Spoke the Plant, é uma “fitobiografia”, ou seja, uma coleção de histórias escritas em parceria com plantas, onde partilha relatos genuínos e em primeira mão da sua investigação sobre a comunicação e a cognição das plantas. Inspirada por encontros com a Natureza e anciãos indígenas de todo o mundo, Gagliano olha para além das explicações mecanicistas e defende a necessidade de uma visão do mundo mais unificada – uma em que a ciência e a espiritualidade se complementam. A cognição das plantas é um novo e excitante campo de investigação que visa testar experimentalmente as capacidades cognitivas das plantas, incluindo a perceção, os processos de aprendizagem, a memória e a consciência. Este enquadramento emergente tem implicações consideráveis para a forma como percecionamos as plantas, uma vez que redefine a fronteira tradicionalmente mantida entre animais e plantas. Os novos conceitos e perspetivas que emergem desta investigação sobre a vida vegetal estão a galvanizar um diálogo verdadeiramente interdisciplinar através de uma série de disciplinas académicas, incluindo a ciência, a filosofia, o direito ambiental, a literatura e as artes.
Monica Gagliano
Monica Gagliano PhD é uma investigadora internacionalmente premiada, selecionada pela Biohabitats como uma das 24 Mulheres Mais Inspiradoras da Ecologia, juntamente com Jane Goodall, Rachel Carson, Sylvia Earl e Terry Tempest Williams. Foi conferencista convidada nas mais prestigiadas universidades, incluindo UC Berkeley, Stanford, Harvard, Dartmouth e Georgetown. O seu trabalho pioneiro tem sido amplamente divulgado em meios de comunicação social proeminentes, como o The New York Times, Forbes, The New Yorker, The Guardian, National Geographic e muitos outros. Monica é Professora Associada de Investigação (Adjunta) de ecologia evolutiva na Austrália. Atualmente, é cientista-chefe do Kaiāulu|Coherence Lab, no Havai, e investigadora associada do Centro Takiwasi, no Peru. Monica foi pioneira no novíssimo campo de investigação da bioacústica das plantas que, pela primeira vez, demonstra experimentalmente que as plantas emitem vozes e detetam e respondem aos sons do seu ambiente. Os estudos de Monica levaram-na a escrever numerosos artigos científicos e livros inovadores, incluindo Thus Spoke the Plant (2018) e The Mind of Plants (2021).
https://www.monicagagliano.com
https://www.instagram.com/_monicagagliano_
A conversa será em língua inglesa e seguida de uma sessão de Q&A.
Conversa organizada por CADA em parceria com a Trienal de Arquitectura de Lisboae com a Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa (Departamentos de Design de Comunicação e de Arte Multimédia) como parte do evento Human Entities 2024: a cultura na era da inteligência artificial, 8ª edição (Programa de conversas maio – junho 2024); programa focado na mudança tecnológica e nos seus impactos, nas formas como a tecnologia e a cultura se influenciam mutuamente.
Ver programa completo
NOTA: Necessidades especiais:
Acesso para pessoas com deficiência motora, e tradução em língua gestural: Por favor contactar sofiaoliveira506@gmail.com e faremos os possíveis para fornecer o serviço.