Os resultados das colocações referentes à 2ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior serão divulgados às 00h00 do dia 25 de Setembro no site da Direcção-Geral do Ensino Superior. Caso tenha sido colocado na Faculdade de Belas-Artes, por favor leia atentamente as informações abaixo, de modo a poder tornar o seu processo de matrícula o mais rápido e cómodo possível.
Realização da matrícula
Os estudantes colocados através do Concurso Nacional deverão obrigatoriamente efetuar a sua matrícula na Faculdade, nas seguintes datas:
- Estudantes colocados na 2ª fase: de 25 a 29 de Setembro.
Caso não realizem a matrícula no prazo estabelecido a sua vaga serão considerada sobrante. A matrícula é o processo pelo qual o estudante dá entrada na Universidade e efetiva a sua vinculação administrativa à mesma. Como tal, é um processo de extrema importância. Sendo um processo complexo, a matrícula envolve necessariamente o fornecimento de diversos dados para a correta abertura do processo individual de aluno. A matrícula é efetuada unicamente através da Secretaria Virtual da Faculdade de Belas-Artes. Para aceder a este sistema tem obrigatoriamente de se registar na conta Campus@UL.
Para obter os dados de acesso à conta Campus@UL e as instruções para efetuar a matrícula na Secretaria Virtual deverá obrigatoriamente deslocar-se presencialmente aos Serviços Académicos da Faculdade de Belas-Artes, durante o horário de atendimento destes.
Que documentos são necessários para a matrícula?
Nos Serviços Académicos queremos tornar o seu processo de matrícula o mais rápido possível! Como tal, pedimos que quando vier aos Serviços Académicos venha munido com os seguintes elementos:
- Fotocópia do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão;
- Fotocópia do Cartão de Contribuinte (apenas para quem não seja titular do Cartão de Cidadão);
- Duas fotografias tipo passe originais a cores (não serão aceites fotocópias).
Que montantes terei de pagar?
A realização da matrícula envolve o pagamento, no seu ato, dos valores abaixo indicados. O pagamento poderá ser efetuado na Tesouraria da Faculdade, podendo ser liquidado através de multibanco, numerário ou cheque. Poderá também efectuar o pagamento através da utilização das referências multibanco disponibilizadas na Secretaria Virtual.
Taxa de inscrição: 15 EUR.
Propina (primeira prestação): 267,85 EUR
Caso tenha requerido bolsa de estudos tenho de pagar a 1ª prestação da propina?
Os estudantes que requereram e aguardem a atribuição de bolsa de estudos, apenas devem proceder ao pagamento das propinas a partir do momento em que tenham conhecimento da decisão que recair sobre o seu pedido. Para tal, é necessário que os alunos nesta situação apresentem nos Serviços Académicos da Faculdade o respetivo comprovativo de pedido de bolsa.
Quanto tempo demora o processo de matrícula?
Uma vez que envolve o fornecimento de diversas informações, o processo de matrícula demora, em média, entre 20 a 40 minutos. Durante o período de matrículas irão deslocar-se aos Serviços Académicos perto de 350 novos alunos. Nos Serviços tudo faremos para minimizar os tempos de espera! No entanto, em períodos de pico, o tempo de espera para atendimento poderá atingir entre 35 a 50 minutos. Tradicionalmente, o dia com maior afluxo de utentes é o primeiro dia do período de matrículas. Mas relaxe! Depois de obter os seus dados de acesso, o resto do processo é todo efetuado através da Secretaria Virtual. Poderá até trazer o seu portátil e usufruir logo da rede wireless gratuita da Faculdade! Apenas não se esqueça que tem obrigatoriamente de efetuar a sua matrícula na Faculdade durante os prazos indicados acima. Caso não realize a matrícula no prazo estabelecido perderá o direito à colocação.
Cartão de identificação de aluno
Para obter o seu cartão de identificação de aluno deverá dirigir-se ao stand da Caixa Geral de Depósitos na Faculdade de Belas-Artes (junto ao Grande Auditório; última à esquerda no corredor principal do piso de entrada). Para tornar o processo mais rápido, deverá trazer o formulário que lhe irá surgir anexo ao comprovativo de matrícula on-line, bem como um documento comprovativo da sua residência (p. ex. carta de condução, recibo de pagamento da água, luz, etc.). Este cartão é emitido pelo Banco Caixa Geral de Depósitos de forma totalmente gratuita.
A realização deste cartão de aluno é fundamental dado que é com ele que terá acesso ao pagamento das refeições na cantina da Faculdade.
Saiba mais sobre o cartão de identificação (pdf)
Que outras informações são importantes para mim?
Antes de iniciar o seu percurso na Faculdade de Belas-Artes é importante que tome contacto em detalhe com o plano de estudos da Licenciatura que vai frequentar, bem como com as restantes regras de avaliação. Para tal, recomendamos que consulte o plano de estudos do seu curso aqui.
As aulas terão início no dia 22 de Setembro. No dia 22 de Setembro, pelas 10h30 horas, no Grande Auditório da Faculdade, decorrerá uma receção e apresentação geral que contará com a presença do Presidente da Faculdade.