requisitos de candidatura
Às provas de avaliação da capacidade para a frequência do ensino superior por maiores de 23 anos, adiante designadas por “provas especiais de acesso”, podem candidatar-se os maiores de 23 anos ou que os completem até 31 de dezembro do ano que antecede a realização das provas, desde que cumpram cumulativamente as seguintes condições:
- Não tenham habilitação de acesso para o curso pretendido, entendendo-se por habilitação de acesso a titularidade de um curso de ensino secundário ou equivalente e a aprovação nos exames nacionais que se constituem como provas de ingresso para o curso pretendido no ano em que é apresentada a candidatura ou nos dois anos imediatamente anteriores.
- Não estejam abrangidos pelo estatuto do estudante internacional regulado pelo Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março.
Os candidatos que não satisfaçam esta condição e que sejam titulares de um diploma de conclusão do ensino secundário ou equivalente no seu país de origem devem candidatar-se através do Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais.
Quais as provas especiais de acesso?
As provas especiais de acesso destinam-se a avaliar, para além das competências científicas especificas para o curso pretendido, as capacidades e competências no âmbito da comunicação em língua portuguesa e inglesa, a capacidade de iniciativa e competências culturais e relacionais.
As provas especiais de acesso são realizadas em três etapas eliminatórias de chamada única:
a) Prova destinada a avaliar a capacidade de expressão e interpretação, através da realização de uma prova escrita.
Esta prova baseia-se em critérios que atendam à demonstração do domínio da língua portuguesa e à capacidade de compreensão de um texto em língua inglesa.
Eliminatória: classificação < 9.50
Ponderação na classificação final: 20%
b) Prova de conhecimentos e competências considerados indispensáveis ao ingresso e progressão no curso, a qual pode ser concretizada através de uma prova teórica e/ou prática.
Esta prova baseia-se em critérios que atendam à demonstração de conhecimentos e competências específicos diretamente relevantes para o ingresso e progressão no curso que o candidato se propõe frequentar.
Eliminatória: classificação < 9.50
Ponderação na classificação final: 40%
Para conhecerem aprovação na prova de conhecimentos e competências, e por deliberação do Júri de Provas da Faculdade de Belas-Artes, os candidatos deverão obter uma classificação mínima de 8.50 valores nas componentes em avaliação e a classificação final deverá ser igual ou superior a 9.50 valores.
Os temas para a prova exigida para candidatura aos cursos da Faculdade de Belas-Artes podem ser consultados aqui.
c) Prova destinada à apreciação do currículo escolar e profissional do candidato e à avaliação das suas motivações, através da análise do CV e da realização de uma entrevista.
Na apreciação curricular são avaliados o percurso, a experiência e formação profissional e as habilitações académicas de base do candidato, sendo valorizada a sua relevância para a área científica do curso que o candidato se propõe frequentar;
A realização da entrevista destina-se a avaliar o percurso do candidato e a apreciar as motivações apresentadas para a escolha do curso.
Eliminatória: classificação < 9.50
Ponderação na classificação final: 40%
calendarização / ingresso em 2024-2025
Prazo de candidatura às provas / 1 a 28 de março de 2024 / online na plataforma FenixEdu Reitoria ULisboa
Consulte aqui toda a calendarização para o processo de realização das provas especiais de acesso, incluindo as datas da prova de interpretação e expressão escrita e provas específicas.
A candidatura às provas deve ser efetuada através do Núcleo de Formação ao Longo da Vida da Reitoria da Universidade de Lisboa, sendo o processo realizado online. Por esta candidatura será cobrada uma taxa de 60 EUR.
Poderá consultar toda a informação disponível sobre o processo de candidatura, a estrutura do processo de avaliação e os temas das provas, no portal da Universidade de Lisboa.
Nota: Os candidatos que aprovem nas provas de seleção deverão posteriormente realizar a candidatura às vagas na Faculdade de Belas-Artes, exclusivamente através do portal Fenix. Por esta candidatura será cobrada uma taxa de 60 EUR, não reembolsável.
Prazo de candidatura às vagas na Faculdade de Belas-Artes para os candidatos aprovados nas provas de seleção / de 22 de julho a 2 de agosto / online na plataforma FenixEdu da Faculdade de Belas-Artes
Divulgação dos editais com os resultados das candidaturas / 6 de setembro
Matrícula e inscrição dos candidatos colocados / 9 a 13 de setembro
Nesse momento, devem ser submetidos os seguintes documentos:
- Fotocópia do passaporte ou documento de identificação nacional (para os candidatos que não possuam nacionalidade portuguesa);
- Certificado comprovativo de aprovação na prova destinada a avaliar a capacidade para frequência do ensino dos maiores de 23 anos, na Universidade de Lisboa (esta declaração deve ser solicitada no Núcleo de Formação ao Longo da Vida da Reitoria da Universidade de Lisboa).
Antes de efetuar a sua candidatura on-line (candidatura às vagas para candidatos que previamente tenham aprovado nas provas especiais de acesso para maiores de 23 anos) pedimos que leia atentamente as instruções abaixo. Em caso de dúvidas na submissão da candidatura, não hesite em contactar os Serviços Académicos da Faculdade de Belas-Artes.
- Para efetuar a sua candidatura on-line deverá aceder ao sistema Fenix e autenticar-se com os dados da sua conta Campus@ULisboa. Caso tenha perdido o acesso à sua conta Campus@ULisboa, poderá efetuar a sua recuperação aqui
- Caso não tenha frequentado qualquer curso na Faculdade de Belas-Artes e não possua conta Campus@ULisboa, deverá necessariamente realizar um pré-registo na aplicação FenixEdu aqui.
- Nota Importante: Têm ocorrido alguns problemas no envio de mensagens para a realização do pré-registo para endereços com os seguintes domínios: @netcabo.pt; @hotmail.com; @vodafone.pt. Como o motivo das falhas da entrega é alheio à ULisboa, caso o seu email seja de um desses domínios, informamos que não podemos garantir que as notificações do processo de candidatura sejam entregues atempadamente.
- Após aceder à aplicação, deverá selecionar o separador Candidaturas. Seguidamente, deverá criar a sua candidatura, escolhendo o regime e o curso. Após estes passos, deverá preencher os dados solicitados no formulário eletrónico.
- Deverá anexar em formato digital (em ficheiro pdf) todos os documentos necessários ao processo de candidatura.
- A candidatura on-line apenas se tornará válida após o pagamento da respetiva taxa de candidatura, sendo para o efeito disponibilizado uma referência multibanco. Caso não seja efetuado o pagamento até à data indicada, a candidatura será anulada.
- A não submissão dos documentos necessários, ou a sua incorreta apresentação (p. ex., documento ilegível) invalidará a candidatura, sendo o candidato informado de tal facto através da plataforma Fenix ou por correio eletrónico. Em caso de incorreção, o candidato deverá promover as alterações indicadas até final do prazo para submissão da candidatura. Caso não sejam realizadas as correções necessárias ou apresentados os elementos solicitados, a candidatura será anulada.
- Os erros ou omissões cometidos no preenchimento do formulário eletrónico de candidatura, ou na instrução do processo de candidatura, são da exclusiva responsabilidade do candidato.
Findo o processo de seriação, os candidatos serão informados por e-mail do resultado final da candidatura. A lista de seriação será igualmente publicada nesta página.
>>> Inicie a Candidatura On-Line aqui
Vagas disponíveis / ingresso em 2024-2025
Ciências da Arte e do Património / 3 vagas
Desenho / 2 vagas
Design de Comunicação / 2 vagas
Design de Equipamento / 4 vagas
Escultura / 4 vagas
Pintura / 4 vagas