/ candidaturas a ingresso no ano letivo 2024/2025
Para a candidatura a ingresso nos seus cursos de formação pós-graduada de aperfeiçoamento e de especialização (pós-graduações), a Faculdade de Belas-Artes disponibiliza fases de candidatura para o efeito.
A calendarização das candidaturas pode variar de curso para curso, sendo que as candidaturas aos cursos de aperfeiçoamento (semestrais) são disponibilizadas com menor antecedência face ao início do curso.
Dependendo do calendário de candidaturas definido podem ser oportunamente aceites candidaturas de estudantes que se encontrem em fase de conclusão de licenciatura num estabelecimento de ensino superior português.
Em caso de admissão no curso pós-graduado, a mesma fica condicionada à apresentação de documento comprovativo da obtenção do grau académico, obrigatoriamente até data a divulgar em calendário de candidaturas.
As informações detalhadas sobre as condições e requisitos de candidatura, encontram-se disponíveis na página eletrónica de cada curso.
Fase extraordinária de candidaturas para os cursos pós-graduados de especialização em:
Digital Experience Design
Discursos da Fotografia Contemporânea
Início das Candidaturas > de 7 de agosto de 2024
Fim das Candidaturas > 18 de setembro de 2024
Publicação dos resultados (candidaturas submetidas entre 7 de agosto e 5 de setembro) > a partir de 12 de setembro
Publicação dos resultados (candidaturas submetidas entre 6 e 18 de setembro) > a partir de 30 de setembro
Matrícula e inscrição dos candidatos colocados > no prazo de 3 dias após notificação das instruções de matrícula e inscrição.
Fase extraordinária de candidaturas para os cursos pós-graduados de aperfeiçoamento em:
Arte Sonora: Processos Experimentais (a decorrer no 2.º semestre)
Artes Sonoras: Práticas e Tecnologias de Criação (a decorrer no 1.º semestre)
Ilustração Científica (a decorrer no 1.º semestre)
Ilustração e Narrativa Visual (a decorrer no 2.º semestre)
Início das Candidaturas > de 7 de agosto de 2024
Fim das Candidaturas > 18 de setembro de 2024
Publicação dos resultados (candidaturas submetidas entre 7 de agosto e 5 de setembro) > a partir de 12 de setembro
Publicação dos resultados (candidaturas submetidas entre 6 e 18 de setembro) > a partir de 30 de setembro
Matrícula e inscrição dos candidatos colocados > no prazo de 3 dias após notificação das instruções de matrícula e inscrição.
A publicação dos resultados da 1.ª fase de candidaturas para os cursos pós-graduados de aperfeiçoamento indicados acima é feita a partir de 9 de setembro, 2024 (para as candidaturas devidamente submetidas entre 2 de julho e 4 de agosto). A matrícula e inscrição dos candidatos colocados é no prazo de 3 dias após notificação das instruções de matrícula e inscrição
Candidatura de estudantes finalistas
São aceites candidaturas de estudantes que se encontrem em fase de conclusão de Licenciatura num estabelecimento de ensino superior português.
Para tal, e em substituição do documento comprovativo do grau académico, o candidato deverá submeter uma Declaração, sob compromisso de honra, de que se encontra, no presente ano letivo, em fase de conclusão de Licenciatura, com indicação da classificação final esperada. Neste caso, a admissão ao curso pós-graduado fica condicionada à apresentação de documento comprovativo da obtenção do grau académico, obrigatoriamente até 30 de setembro. Caso este não seja apresentado até ao termo do prazo fixado, considera-se extinto o direito à matrícula e inscrição no curso.
Por outro lado, nas situações em que o estudante admitido condicionalmente conclua o seu curso com uma classificação final inferior à classificação final esperada indicada na declaração de honra, é anulada a respetiva admissão, exceto nas situações em que o número de candidatos ao curso seja inferior ao número de vagas fixado.
Calendarização periodicamente atualizada consoante a previsão do funcionamento de cursos pós-graduados no ano letivo 2024/2025.
As vagas para as candidaturas a ingresso no ano letivo 2024/2025 são as indicadas abaixo.
Cursos Pós-Graduados de Aperfeiçoamento e de Especialização:
Arte Sonora: |
15 |
Artes Sonoras: |
10 |
Design Circular: modos culturais, sistémicos e materiais |
- |
Design de Serviços para Negócios Sustentáveis |
- |
Digital Experience Design |
25 |
Discursos da Fotografia Contemporânea |
20 |
Ilustração Científica |
20 |
Ilustração e Narrativa Visual |
20 |
Nota: Número de vagas a atualizar consoante a previsão do funcionamento de cursos pós-graduados.
As candidaturas são realizadas exclusivamente on-line através da plataforma Fenix.
Pela apresentação da candidatura é devida uma taxa de candidatura, não reembolsável.
Candidaturas aos cursos pós-graduados de especialização:
Digital Experience Design
Discursos da Fotografia Contemporânea
- Candidatura: 50 EUR
Antes de efetuar a sua candidatura on-line pedimos que leia atentamente as instruções abaixo. Em caso de dúvida na submissão da candidatura, não hesite em contactar os Serviços Académicos da Faculdade de Belas-Artes.
- Para efetuar a sua candidatura on-line deverá aceder ao sistema Fenix e autenticar-se com os dados da sua conta Campus/Edu@ULisboa. Caso tenha perdido o acesso à sua conta Campus/Edu@ULisboa, poderá efetuar a sua recuperação aqui
- Caso não tenha frequentado qualquer curso na Faculdade de Belas-Artes e não possua conta Campus/Edu@ULisboa, ou caso não possua já uma conta de acesso à plataforma Fenix (criada, p. ex., aquando da candidatura a um curso livre, congresso, seminário, etc.) deverá necessariamente realizar um pré-registo na aplicação Fenix aqui.
- Nota Importante: Têm ocorrido alguns problemas no envio de mensagens para a realização do pré-registo para endereços com os seguintes domínios: @netcabo.pt; @hotmail.com; @vodafone.pt. Como o motivo das falhas da entrega é alheio à ULisboa, caso o seu email seja de um desses domínios, informamos que não podemos garantir que as notificações do processo de candidatura sejam entregues atempadamente.
- Após aceder à plataforma, deverá selecionar o separador «Candidato». Seguidamente, deverá criar a sua candidatura, escolhendo o regime e o curso. Após estes passos, deverá preencher os dados solicitados no formulário eletrónico.
- Deverá anexar em formato digital (pdf) todos os documentos necessários ao processo de candidatura.
- Após o preenchimento do formulário on-line e carregamento dos documentos requeridos, deverá selecionar a opção «Formalizar Candidatura».
- A candidatura on-line apenas se tornará válida após o pagamento da respetiva taxa de candidatura, sendo para o efeito disponibilizada uma referência multibanco. É igualmente possível proceder ao pagamento através de cartão de débito ou crédito. Caso não seja efetuado o pagamento até à data indicada, a candidatura será anulada.
- A não submissão dos documentos necessários, ou a sua incorreta apresentação (p. ex., documento ilegível, documento estrangeiro não legalizado, etc.) invalidará a candidatura, sendo o candidato informado, através da plataforma Fenix, e notificado para o endereço de e-mail indicado como “Principal” na ficha de dados pessoais da candidatura. Em caso de incorreção, o candidato deverá promover as alterações indicadas até final do prazo para submissão da candidatura. Caso não sejam realizadas as correções necessárias ou apresentados os elementos solicitados, a candidatura será anulada.
- Os erros ou omissões cometidos no preenchimento do formulário eletrónico de candidatura, ou na instrução do processo de candidatura, são da exclusiva responsabilidade do candidato.
Findo o processo de seriação, os candidatos serão informados por e-mail do resultado final da candidatura. A lista de seriação será publicada na plataforma Fenix. Em caso de admissão, a mesma estará condicionada à apresentação nos Serviços Académicos do original (ou cópia autenticada) do certificado comprovativo do grau académico, durante o prazo indicado.
Todas as notificações sobre o processo de candidatura serão remetidas através mensagem de correio eletrónico enviada para o endereço de e-mail indicado como “Principal” na ficha de dados pessoais da candidatura.
O processo de candidatura deverá ser instruído com os seguintes documentos:
Cursos Pós-Graduados de Aperfeiçoamento, de Especialização:
- Certidão de licenciatura ou grau académico equivalente (o original deverá ser apresentado nos Serviços Académicos em caso de admissão). Caso se encontre em fase de conclusão de Licenciatura num estabelecimento de ensino superior português, deverá, em substituição do documento comprovativo do grau académico, submeter uma Declaração, sob compromisso de honra, de que se encontra, no ano letivo 2023/2024, em fase de conclusão de Licenciatura, com indicação da classificação final esperada;
- Certidão de aproveitamento nas unidades curriculares do curso / histórico ou listagem atualizada comprovativa das classificações obtidas nas unidades curriculares do curso que frequenta (para estudantes em fase de conclusão de licenciatura). Caso tenha frequentado, ou frequente a Licenciatura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa está dispensado da apresentação destes documentos;
- Currículo escolar, científico ou profissional com cópias dos documentos a que faz referência;
- Carta de candidatura/motivação à frequência do curso;
- Apresentação de fotocópia do passaporte ou documento de identificação nacional (caso não possua nacionalidade portuguesa).
Para alguns dos Cursos de Aperfeiçoamento e Especialização (como Arte Sonora: Processos Experimentais; Artes Sonoras: Práticas e Tecnologias de Criação; Design Circular: Modos Culturais, Sistémicos e Materiais; Digital Experience Design; Discursos da Fotografia Contemporânea;Ilustração Científica; Ilustração e Narrativa Visual; Wayfinding Design: Sistemas de Informação, Orientação e Sinalização para o Espaço Público, entre outros), é ainda necessária a apresentação de portfólio ou documentação representativa dos trabalhos efetuados. Caso existam registos audiovisuais poderá indicar, em área específica do portfólio, um link para um repositório digital.
Todos os documentos necessários ao processo de candidatura devem ser submetidos em formato digital, em ficheiro pdf.
legalização de documentos estrangeiros
Caso tenha concluído o grau académico / curso no estrangeiro e não tenha procedido previamente a qualquer pedido de registo, equivalência ou reconhecimento em Portugal, para efeitos de candidatura ao curso deverá requerer a legalização da sua certidão de licenciatura pelos serviços consulares ou embaixadas de Portugal com sede no país a que a habilitação diz respeito.
Em alternativa, e caso o país em que concluiu o grau tenha aderido à Convenção Relativa à Supressão da Exigência da Legalização dos Actos Públicos Estrangeiros, concluída em Haia a 5 de Outubro de 1961, poderá autenticar o certificado através da Apostila da Convenção de Haia.
Excetuam-se desta obrigatoriedade de legalização os certificados emitidos em países membros da União Europeia.
No caso dos documentos não se encontrarem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol, devem ser traduzidos para um destes idiomas por tradutor reconhecido pela representação diplomática portuguesa no país onde o documento foi emitido. De igual modo, poderão realizar e certificar traduções as seguintes entidades: notários; consulado em Portugal do país onde o documento foi emitido e tradutor idóneo; conservadores de qualquer Conservatória; oficiais de registo; advogados e solicitadores.
Na seleção dos candidatos será efetuada uma avaliação global do seu percurso, sujeita a uma classificação na escala numérica de 0 a 20 valores, em que serão considerados os seguintes critérios:
- Classificação e adequação do grau académico de que o candidato é titular, ponderada a área de formação do ciclo de estudos face aos objetivos e condições específicas de ingresso do curso a que se candidata, sendo que no caso de graus académicos obtidos em estabelecimentos de ensino superior estrangeiros, a classificação será a resultante da conversão proporcional da classificação obtida para a escala de classificação portuguesa, quando o estabelecimento de ensino superior estrangeiro adote uma escala diferente desta;
- Apreciação do currículo profissional, académico, científico e artístico e/ou portfólio.
Os candidatos serão seriados de acordo com a pontuação obtida na avaliação, resultante da média aritmética simples das classificações atribuídas a cada um dos critérios de seleção, sendo considerados excluídos do procedimento de seleção os candidatos que obtenham nota inferior a 9,5 valores. Os parâmetros de apreciação encontram-se descritos no Anexo I ao Regulamento de Estudos de Pós-Graduação da Faculdade de Belas-Artes.
Poderá ser efetuada uma entrevista de seleção aos candidatos, se o coordenador do curso entender necessário, passando nesse caso a mesma a integrar os critérios de avaliação acima indicados, sendo excluídos do procedimento de seleção os candidatos que não compareçam à entrevista.
Condições de admissão e matrícula
Os candidatos admitidos devem realizar a sua matrícula e inscrição no prazo fixado. No ato de matrícula e inscrição é saldada obrigatoriamente a taxa de inscrição e a primeira prestação da propina devida pela frequência do curso.
Em caso de desistência de estudos, devidamente formalizada, o estudante só fica desobrigado do pagamento das prestações da propina que ainda não tenham vencido. Não é devolvido o pagamento feito pela matrícula e inscrição, em caso de desistência, exceto nas situações previstas na deliberação do Conselho de Gestão da Faculdade, disponível para consulta aqui.
A abertura e funcionamento de cada curso são condicionados à existência, no mínimo, de um total global de 10 candidatos admitidos e inscritos.
Sempre que um candidato colocado não proceda à matrícula e inscrição no prazo fixado, a Faculdade chamará, pelos meios considerados mais convenientes, à realização destas o candidato seguinte da lista ordenada resultante da aplicação dos critérios de avaliação, até à efetiva ocupação do lugar ou à ausência de candidatos ao concurso em causa.
A colocação é válida apenas para a matrícula e inscrição no ano letivo a que respeita a candidatura.
A lista dos candidatos admitidos é publicitada no portal Fenix da Faculdade de Belas-Artes.
Para informações mais detalhadas, poderá consultar o Regulamento de Estudos de Pós-Graduação da Faculdade de Belas-Artes aqui.
Outras informações para estudantes finalistas
Os estudantes que tenham sido admitidos a título condicional – estudantes que se encontrem em fase de conclusão de Licenciatura – devem proceder ao pagamento, a título de caução, de uma taxa conducente à primeira prestação da propina devida pela frequência do ano letivo, durante o prazo fixado. A matrícula e inscrição apenas é realizada após a apresentação da certidão comprovativa da conclusão da Licenciatura.
Nos casos em que não seja possível a admissão definitiva do estudante, é conferida a possibilidade de reembolso do valor pago a título de caução. A impossibilidade de admissão de um estudante colocado a título condicional pode ocorrer por dois motivos:
- pela não conclusão da Licenciatura;
- pela não apresentação do certificado comprovativo até ao termo do prazo fixado;
- quando a Licenciatura tenha sido concluída com uma classificação final inferior à classificação final prevista indicada na declaração de honra submetida na candidatura, exceto nas situações em que o número de candidatos ao curso seja inferior ao número de vagas fixado.
O não pagamento dos montantes acima indicados até ao termo do prazo fixado, implica a caducidade do direito à matrícula e inscrição no curso, podendo a Faculdade chamar o candidato seguinte na lista de seriação, até à ocupação do lugar ou à ausência de candidatos ao concurso em causa.
A emissão definitiva pelos Serviços Académicos de declaração de aceitação aos estudantes aprovados e admitidos no processo de seriação, fica condicionada ao pagamento dos montantes acima indicados. A colocação no curso é válida apenas para a matrícula e inscrição no ano letivo a que respeita a candidatura.
O ato de admissão no curso fica igualmente condicionado à apresentação nos Serviços Académicos, obrigatoriamente até data a divulgar em calendário de candidaturas, do original ou cópia autenticada dos documentos comprovativos das habilitações de acesso, excetuando quando estes respeitem a habilitações obtidas na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.