A Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa é a escola superior de ensino artístico mais antiga de Portugal. Vinculada à arte e ao design contemporâneos, com a permanente preocupação de ocupar um lugar atuante na cultura dos nossos dias, é a maior e mais influente Escola de Artes e Design do país.
Localizada no centro histórico de Lisboa, lado a lado com o Museu Nacional de Arte Contemporânea, a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa oferece aos seus estudantes um conjunto muito variado de cursos de licenciatura, de pós-graduação, de mestrado e de doutoramento. Mas também a liberdade necessária ao seu desenvolvimento como artistas, designers e investigadores e uma experiência cultural única. A isto junta-se ainda a atmosfera especial do antigo Convento de São Francisco, o dia-a-dia vibrante do Chiado e a beleza luminosa da cidade de Lisboa.
Atualmente, estudam na Faculdade de Belas-Artes cerca de 180 alunos estrangeiros, de 24 nacionalidades. A estes, somam-se ainda cerca de 70 estudantes que anualmente escolhem a Faculdade de Belas-Artes para realizar um período de mobilidade de estudos. Estes números espelham de forma clara o sucesso das Belas-Artes de Lisboa como escola de destino e acolhimento de estudantes internacionais. Para nós é um prazer recebê-los e a sua presença é um contributo fundamental para o espírito cosmopolita que aqui se vive.
BELAS-ARTES: NO CORAÇÃO DE LISBOA
A Faculdade de Belas-Artes fica localizada no centro histórico da cidade de Lisboa, no Convento de S. Francisco, ao Chiado, a que pertence também o pólo de afirmação da modernidade em Lisboa desde o século XIX, correspondendo assim fielmente ao espírito que a Faculdade pretende materializar: desenvolver uma cultura artística atenta ao nosso tempo e implementar competências artísticas e de investigação nos campos da arte e do design que respondam aos desafios que a circulação globalizada do saber hoje requer.
Conheça mais sobre a história da Faculdade de Belas-Artes aqui.
INGRESSO NA FACULDADE DE BELAS-ARTES PARA ESTUDANTES INTERNACIONAIS
A Faculdade de Belas-Artes dispõe de concursos especiais de candidatura para estudantes internacionais (com prazos, vagas e condições específicas) para ingresso nos seus cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento.
Os concursos especiais para estudantes internacionais destinam-se a:
- Estudantes de nacionalidade estrangeira diferente da de um Estado membro da União Europeia;
- Estudantes que não sejam familiares de portugueses ou de nacionais de um Estado membro da União Europeia;
- Estudantes que não sendo nacionais de um Estado membro, não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos de forma ininterrupta;
- Estudantes que não sejam beneficiários de estatuto de igualdade de direitos e deveres atribuído ao abrigo de tratado internacional outorgado entre o Estado Português e o Estado de que são nacionais.
No caso de ter duas ou mais nacionalidades e uma delas corresponder à nacionalidade de um Estado-Membro, incluindo Portugal, o estudante deve concorrer pelo regime geral.
Os estudantes que ingressem no ensino superior ao abrigo do Estatuto do Estudante Internacional (Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março) mantêm a qualidade de estudante internacional até ao final do curso em que se inscreverem inicialmente ou para que transitem. Excetuam-se deste disposto os estudantes internacionais que adquiram a nacionalidade de um Estado membro da União Europeia, sendo que a cessação da aplicação do estatuto de estudante internacional em consequência da aquisição da nacionalidade de um Estado membro da UE produz efeitos no ano letivo subsequente à data da aquisição da nacionalidade.
Os estudantes mantêm igualmente a qualidade de estudante internacional até ao final do curso em que se inscreveram inicialmente ou para que transitem, ainda que, durante a frequência do curso, lhes venha a ser concedido o estatuto de igualdade de direitos e deveres ao abrigo de tratado internacional outorgado entre o Estado Português e o Estado de que são nacionais.
As candidaturas para estudantes internacionais são realizadas eletronicamente, através do site da Faculdade de Belas-Artes.
CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO A LICENCIATURA PARA ESTUDANTES INTERNACIONAIS
Podem candidatar-se ao ingresso nas Licenciaturas da Faculdade de Belas-Artes:
- Os titulares de uma qualificação que, no país em que foi obtida, lhes confira o direito de candidatura e ingresso no ensino superior desse país;
- Os titulares de um diploma do ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente.
Para ingresso num curso de licenciatura, os estudantes internacionais devem demonstrar, cumulativamente:
- Terem qualificação académica nas áreas do saber requeridas para o ciclo de estudos a que se candidatam;
- Terem um nível de conhecimento da língua portuguesa requerido para a frequência desse ciclo de estudos.
Os candidatos que tenham frequentado o ensino secundário em língua portuguesa não terão de apresentar qualquer documento comprovativo do conhecimento dessa língua.
Condições específicas de candidatura para estudantes que tenham frequentado o sistema de ensino brasileiro
Caso seja titular de curso do sistema de ensino médio brasileiro, pode utilizar o ENEM para a candidatura às Licenciaturas da Faculdade de Belas-Artes.
Pode utilizar o ENEM, desde que:
- Seja titular de curso do sistema de ensino médio brasileiro;
- No ensino médio tenha obtido aprovação à disciplina/módulo/componente curricular de Arte (ou Artes);
- Tenha aprovado no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), no ano civil ou nos três anos civis anteriores ao da candidatura;
- No ENEM, tenha obtido uma classificação não inferior a 500 pontos na área de conhecimento Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Para informações detalhadas sobre este regime de candidatura, aceda aqui.
ACESSO A MESTRADO E DOUTORAMENTO
De modo a permitir que os estudantes internacionais possam obter com maior antecedência a decisão sobre a sua candidatura aos Mestrados e Doutoramento, a Faculdade de Belas-Artes organiza um regime específico de candidatura, com um prazo prévio, possuindo um contingente de vagas destinado a estes estudantes.
Condições de candidatura
As condições específicas de candidatura para cada curso, bem como a documentação a apresentar, devem ser consultadas na página eletrónica do mesmo.
Para informações sobre a oferta de Mestrados da Faculdade de Belas-Artes, aceda aqui.
Sobre o Doutoramento em Belas-Artes e as suas condições específicas de candidatura, aceda aqui.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Em caso de dúvidas, não hesite em contactar os Serviços Académicos da Faculdade através do endereço academicos@belasartes.ulisboa.pt
Consulte também o site da Universidade de Lisboa, onde poderá encontrar um conjunto abrangente de informações práticas (sobre alojamento, custos de vida, vistos, etc.) para Estudantes Internacionais.