Conferência Palavra Têxtil /// Exposição ARTLAB MITOS E RITUAIS — TAPEÇARIA CONTEMPORÂNEA
EXPOSIÇÃO I 21 ABRIL > 29 MAIO I CENTRO ACADÉMICO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO /// CONFERÊNCIA I 30 MAIO > 10H15 i ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO – VIANA DO CASTELO
Conferência PALAVRA TÊXTIL
As conferências PALAVRA TÊXTIL, abertas a toda a comunidade académica e ao público em geral de Viana do Castelo, visam fundar um espaço de reflexão sobre a problemática da tapeçaria Contemporânea, a Textil Art e a Fiber Art, nas suas dimensões artística, sociológica e tecnológica.
As tecnologias artísticas, nas suas múltiplas categorias, são portadores de um legado e património extraordinários, capazes de acentuar a identidade cultural de determinado país, região, o indivíduo, sendo a sua pesquisa e práxis artística do maior interesse, no actual contexto da “arte global”. Afrimar a tradição das tecnologias artísticas só fará sentido se estas estiverem articuladas com as novas tecnologias que caracterizam a Cibercultura de forma a potenciar criatividade, inovação e sustentabilidade.
Com lugar no auditório da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, no dia 30 de Maio, das 10h30 às 17hh00, estas conferências serão proferidas por individualidades próximas da tapeçaria nos domínios da docência, da prática artística e/ou da investigação, que afirmam e testemunham projectos e palavras de futuro.
PROGRAMA
10h15 – Abertura pelo director da Escola Superior de Educação
10h30 – Ana Gonçalves de Sousa (Docente de Tapeçaria FBAUL)
11h00 – Hugo Ferrão (Regente e Docente de Tapeçaria FBAUL)
11h30 – Dora Iva Rita (Professora Ensino Secundário e Doutoranda FBAUL)
12h00 – 12h30 – Debate
12h30 – 14h00 – Pausa para almoço
14h00 – Ana Maria Gonçalves (Técnica de Educação Social e Mestranda FBAUL)
14h30 – Inês Carrelhas (Artista Têxtil)
15h00 – Dina Dimas (Técnica de Conservação e Restauro no MNT)
15h30-16h00 – Debate
A exposição que se realiza na Galeria da Oficina Cultural do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, deve-se à articulação entre a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
A ideia de «artlab», explorada na unidade curricular de Tapeçaria da Licenciatura de Pintura, propõe metodologias artísticas inovadoras, capazes de expandir as experimentações e os limites da própria Tapeçaria Contemporânea (Hugo Ferrão e Ana Sousa) e, simultaneamente, integrar e abrir à Fiber Art e à Textil Art. As obras apresentadas «coisificam» e estão ancoradas no legado pedagógico, científico e artístico, instaurando vontades e quereres que desenhem futuro.
As exposições dos alunos e professores desta unidade curricular tiveram sempre como objectivo central provar aos alunos que é possível concretizar projectos artísticos no âmbito da Tapeçaria Contemporânea fora do Convento de S. Francisco (espaço físico onde existe a Faculdade de Belas-Artes) e mostrá-los à comunidade. Estas mostras estão ancoradas num legado pedagógico, científico e artístico iniciados pelos professores Rocha de Sousa (1938) e Manuela de Sousa (1943-1994), figuras organizadoras de um programa indissociável da Manufactura de Tapeçarias de Portalegre (1946).
A exposição que agora se apresenta dá continuidade a um novo ciclo, enraizado num plano integrador de outras iniciativas que visam contribuir para formar e atrair públicos cada vez mais sensibilizados e esclarecidos e transformar o «lugar do galeria/museu» num polo onde a Tapeçaria Contemporânea possa estar presente. As conferências que se intitulam «ArtLab – Palavra Têxtil» vão trazer especialistas e artistas, cujas temáticas abrangem os campos da Arte, da Pedagogia, da Antropologia, da Ciência, da Tecnologia e do Empreendedorismo, sendo a sua programação e divulgação realizadas pela Galeria da Oficina Cultural do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e pela Faculdade de Belas-Artes. Julgamos estarem reunidas as condições essenciais para assumirem protocolos institucionais, que podem incluir residências artísticas, workshops, exposições e conferências capazes de reunir vontades e quereres que desenhem futuro.
Hugo Ferrão
Regente da unidade curricular de Tapeçaria – Licenciatura em Pintura
Coordenador do Doutoramento em Belas-Artes – Área de Pintura
CIEBA – Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes