arquétipo(grafia) obscura do feminino
© Paulo Pimenta
25 OUTUBRO > 19H00I GALERIA ANA LAMA, GRÁFICA DE CABO RUIVO
IMPORTANTE PERFORMER PORTUGUESA, SÓNIA CARVALHO, EXPLORA NO SEU TRABALHO MUITAS VEZES ELEMENTOS FOLCLÓRICOS E DA MITOLOGIA MISTURADOS COM UMA EXPRESSÃO CONTEMPORÂNEA NA ARTE
Podemos encontrar esta mistura do antigo com o atual na sua performance de 2011, “P. O. R. T. A. L. # 1”, aqui Sónia Carvalho pendura-se pelos cabelos debaixo de uma árvore enquanto é subida devagar, os seus pés vão largando o chão, em simultâneo com este momento, os “Pauliteiros de Sendim” cantam e tocam utilizando paus como dispositivo sonoro, os pauliteiros apresentam-se trajados com fatos de cores fortes, brilhos, tecidos ricos, Sónia Carvalho tem um colar, qual escultura em forma de estrela com pequenas peças de espelho equidistantes entre si. Em “Struggle Like A (Wo)Man # 1”, de 2019, há a mesma intersecção e colaboração entre a sua proposta de performance plástica com mulheres da comunidade e cantares populares, estes misturados com a ação, onde parte das lides domésticas como possibilidade para a prática meditativa. Sónia Carvalho, evoca constantemente uma matriz, por um lado na pintura e por outro lado numa visualidade como vontade de rito: a representação do corpo feminino nas suas performances não é só uma condição é também tema do seu trabalho. Explora igualmente outras questões como o medo, questões de género, questões mais conceptuais e abstratas relacionadas com o corpo e, a partir daí, de um gesto intuitivo, cria assemblages de ideias.
Nas suas obras explora arquétipos e símbolos, bem como práticas rituais, que desenvolve para a construção de uma imagem, da imagem que não é fixa, que tem movimento e é viva.
Inicialmente o trabalho performativo de Sónia Carvalho era executado em vídeo, vídeo performances. Passa da sua base na pintura para o corpo e vice versa, da ação do corpo para a sua representação bidimensional.
Interessa-se, dentro da prática da performance, pelo executar de ações repetitivas, que interioriza como meditativas, diz que a meditação induz a estados alterados de consciência, que proporciona um estado “mais interno” de estar, e que procura uma presença, que algo acontece no presente, que é o corpo presente que a posiciona num estado de união consigo própria, e de relação com o universo.
NA GALERIA ANA LAMA IRÁ REALIZAR UMA PERFORMANCE DENTRO DA SUA PESQUISA SOBRE CORPO TRANSPESSOAL E OS ARQUÉTIPOS FEMININOS
Um projeto em que, este corpo, como recetáculo da experiência do numinoso, será experimentado.
Ao falar de arquétipos femininos Sónia Carvalho, refere-se a uma psicologia transpessoal para a qual aplica rotinas de práticas de meditação, como o yoga, a corrida, de forma a induzir estados de alerta, de paz: – “Tendo, portanto, como proto-performance o estudo da consciência e de seus estados não ordinários (holotrópicos) num princípio mais profundo “acabar com a ilusão do eu” para além do pessoal, um corpo presente que pretende transcender a um nível mental, emocional, corporal e espiritual — o transpessoal — aproximando a relação íntima da própria existência com o fluxo vibratório das várias dimensões subtis do mundo material (as energias telúricas e as energias cósmicas) — convocando desta forma um entendimento das minhas/nossas memórias corporais! E sem medo esmiuçar os OSSOS, até deles sair fogo dos “olhos”!”
Tem trabalhado constantemente entre Portugal e o Brasil já que, como se sabe, é a filha desconhecida de Clarice Lispector. Diz-se que Clarice Lispector escreveu um conto inspirado nela: “Pecadora queimada e os anjos harmoniosos”, transcrevemos aqui uma pequena parte do conto que descreve a história de uma mulher adultera que é queimada, condenada pelo esposo, o amante, o povo, dois guardas, os anjos invisíveis e um sacerdote: “(…) Eis-nos nas malhas da tragédia verdadeira, da qual extraireis a nossa forma primeira. Quando abrirmos os olhos para sermos os nascidos, de nada nos lembraremos: crianças balbuciantes seremos e vossas mesmas armas empunharemos. Cegos no caminho que antecede passos, cegos prosseguiremos quando de olhos já vendo nascermos. Também ignoramos a que viemos. Basta-nos a convicção de que aquilo a ser feito será feito: queda de anjo é direção. Nosso verdadeiro começo é anterior ao visível começo, e nosso verdadeiro fim será posterior ao fim visível. A harmonia, a terrível harmonia, é o nosso único destino prévio.”.
Como curiosidade, o seu rosto e corpo, apropriando-se dos seus dotes em arte marciais e da arte com espada, foi também usado como avatar no famoso jogo para aplicações de telemóvel: o “Zombero”, da marca de jogos, Alda Games.
Ana Lama, Figueiroas 30/09/2020
ENTRADA C/ CONTRIBUIÇÃO SUJEITA A RESERVA
Devido às restrições decorrentes da pandemia Covid-19 a lotação é limitada e as reservas têm que ser feitas antecipadamente, até ao dia 22 de outubro de 2020. É obrigatório o uso de máscara dentro do espaço de apresentação.
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