ARcTic South
JANEIRO > OUTUBRO 2022
A FBAUL e a KHIO encontraram-se em Oslo. Agora é a vez da KHIO visitar a FABUL em Lisboa
No final do mês de abril (27-28), a FBAUL, através do projecto Arctic South, financiado pelas EAA Grants, visitou a KHIO, em Oslo.
A equipa ARcTic South organizou um seminário conjunto onde foram partilhadas as investigações artísticas em curso de ambas as instituições, com apresentações de professores, investigadores artísticos e doutorandos de ambas as instituições. Durante os três dias de visita, uma exposição pop-up foi apresentada, reunindo trabalhos de investigação dos membros do ARcTic South.
Agora é a vez da KHIO visitar a FBAUL
CONFERENCIA ARcTIC SOUTH (CARTAZ)
Merete Røstad
Tiril Schrøder
Siri Hermansen
Auditório Lagoa Henriques
No próximo dia 8 às 10.00h, as professoras Merete Røstad, Tiril Schrøder, Siri Hermansen, da Academia Nacional de Belas Artes de Oslo (KHIO), apresentarão os seus projectos artísticos no âmbito da sua prática de investigação. Este evento integra o projecto ARcTic South, financiado pelas EEA Grants.
OFICINA ARcTIC SOUTH (CARTAZ)
MINING/BORDERS/CARE
A oficina Arctic South acontecerá nos dias 8 e 9 de Junho na FBAUL. É um evento gratuíto especialmente focada no treino da investigação artística, e direcionada aos doutorandos de Belas Artes, que desejam desenvolver e partilhar as suas ideias de investigação artística com a equipa portuguesa e norueguesa do ARcTic South.
MINING/BORDERS/CARE foram palavras que emergiram das conversas online que os membros ARcTic South tiveram, por forma a organizar a curadoria do seminário, exposição pop up e agora a da oficina. Durante a oficina, estes termos servirão de enquadramento a várias atividades de trabalho de campo e de estúdio/atelier no âmbito da prática artística de investigação.
Haverá almoço e coffe break para os participantes.
A INSCRIÇÃO na oficina é obrigatória, através do envio de um e-mail para book.Arcticsouth@gmail.com, até ao dia 06 de junho. Restam apenas quatro vagas para completar o número máximo de participantes
Os resultados da oficina serão apresentados no dia 9 de Junho, às 17h30 no Museu Nacional de Arte Contemporânea, MNAC.
Durante a residência da KHIO na FBAUL, será igualmente apresentada uma EXPOSIÇÃO com os trabalhos dos investigadores artísticos do projecto ARcTic South.
JANEIRO > OUTUBRO 2022 I FBAUL E KHIO
O ensino superior artístico pode considerar-se um espaço importante para a experimentação artística e para o discurso crítico. A Faculdade de Belas Artes da UL (FBAUL) e a Academia Nacional de Arte de Oslo (KHIO), através do seu departamento de Arts & Crafts, considerando-se como instituições comprometidas com a Investigação Artística (IA), na sua educação, treino e desenvolvimento, desejam partilhar e pensar em conjunto a IA e futuras colaborações norte-sul. Assim, ARcTic South, é um projecto de pensamento conjunto, procurando estreitar a ligação entre práticas artísticas académicas do norte e sul da Europa, desmontar a prática da IA, as suas difrações e zonas de contacto emergentes, assim como os possíveis (des)fazeres da prática da investigação artística.
O projecto ARcTic South é financiado pelo programa de iniciativa bilateral EEA Grants entre a FBAUL (promotora) e o departamento de Arts & Crafts da Academia Nacional de Arte de Oslo (Parceiro). O projeto é liderado e iniciado por Helena Elias e Merete Røstad e será executado entre janeiro e outubro de 2022. Fique ligado!
ARCTIC SOUTH, projecto financiado pelas EEA Grants
FBAUL_KIHO seminário de investigação MINING THE BORDERS OF ARTISTIC RESEARCH
27 de Abril_29 de Abril, Academia Nacional de Artes de Oslo
Conversas FBAUL/KHIO: Entrelaçando uma cartografia de afetos comuns em Investigação Artística (IA)
Minerando/Cuidando/Fronteirando: Passamos por seis sessões, aproximando-nos de várias formas para nos darmos a conhecer. Criámos mapas verbais e visuais de interesses comuns no âmbito da investigação. Com isso, também configurámos uma cartografia de afetos comuns que abre canais, vias, pontes, pontos de cruzamentos. Isto aconteceu com a participação dos membros da equipa em estados de manifestação diversa (sólido, gasoso, líquido ou gel, para metaforizar como matéria nos seus estados físicos,) seja como Professores, Doutorandos, Investigadores, Artistas, Educadores.
No entanto, pensar e praticar a colaboração da IA em diferentes estados significa (re)configurar uma cultura de investigação de práticas para sintonizar e moldar infraestruturas circunstanciais, por forma a estabelecer partilhas. Desde que a IA se tornou uma palavra recorrente nas Instituições de Ensino Superior (IES), artistas, académicos, teóricos, redes curatoriais, instituições de arte e IES, têm tentado oferecer as suas perspectivas e visões, independentemente dos diferentes legados institucionais que compõem o universo das artes europeias.
Nós sentimos que estamos a potenciar o surgimento de uma comunidade de prática em IA. A novidade do projecto ARcTic South é que está a acontecer no terreno de uma prática de pensar em conjunto entre artistas praticantes, para abordar o tema da IA, dentro das IES que já possuem um rastreamento desse compromisso. As conversas FBAUL/KHIO conduziram-nos a um processo de montagem de significados colectivos, ao mesmo tempo que apontavam para questões emergentes a tratar futuramente no seminário e no workshop, respectivamente, a decorrer em Oslo e Lisboa. Este processo de assemblage foi modelado por formas formas de intra-acção, para constituir paisagens, constelações nomádicas e geologias. Mais para vir!
*helena elias
https://orcid.org/0000-0003-2743-8814
ARcTic South – Project Leader
https://www.belasartes.ulisboa.pt/en/arcticsouth/
member of the artistic research project MEMORY WORK
https://memorywork.no/
KICK OFF
04 DE JANEIRO 2022
Entrelaçamentos norte-sul: (Des)fazendo a investigação Artística?
A investigação artística pode oferecer um conhecimento baseado na prática artística por meio da prática da investigação. O Kick off do projeto ARcTic South reunirá artistas, educadores e investigadores da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) e Oslo National Academy of the Art (KHiO) para pensar sobre a investigação artística (IA), as suas formas de articulação e trabalho colaborativo entre pares. A primeira fase do projeto compreende seis sessões que incidirão sobre as questões da IA, que ao mesmo tempo partem da experiência descrita por cada participante. ARcTic South é apoiado por EEA Grants e é desenvolvido pela FBAUL (promotor) e KHiO (parceiro), com Helena Elias e Merete Røstad como investigadoras principais do projecto.
ARcTic South
Coordenação: Helena Elias and Merete Rostad
Organização
Helena Elias, Claudia Pauzeiro, Isabel Vieira, Cristina Tavares, Sérgio Vicente, Inês Teles (doutoranda), Noemi Iglesias (doutoranda), Marta Lucas (doutoranda)
Equipa de investigação
Helena Elias
Fernando Quintas
João Castro Silva
Rogério Taveira
Sérgio Vicente
Ana Mena
Marta Castelo
Merete Røstad (Head of research, Associate Professor of Master program Art and Public Space, Department of Art & Craft, Oslo National Academy of the Arts - KHIO)
Tiril Schrøder (Professor of Print and Drawing, Department of Art & Craft, Oslo National Academy of the Arts - KHIO)
Siri Hermansen (Professor and Head of Master program Art and Public Space, Department of Art & Craft, Oslo National Academy of the Arts - KHIO)
Sigrid Espelien (PhD student, Ceramic, Department of Art & Craft, Oslo National Academy of the Arts – KHIO)
Shwan Dler Qaradaki (PhD student, Print and Drawing, Department of Art & Craft, Oslo National Academy of the Arts - KHIO)
Inês Teles (Doutoranda FBAUL)
Noemi Iglesias (Doutoranda FBAUL)
Marta Lucas (Doutoranda FBAUL)
Comité de investigação
Cristina Tavares (VIce-Presidente FBAUL)
Fernando António Baptista Pereira (Presidente FBAUL)
Fernando Quintas (Membro do Centro de Investigação VICARTE-FBAUL)
Luís Jorge Gonçalves (Presidente do Conselho Pedagógico da FBAUL e vice-presidente do CIEBA)
Márcia Vilarigues (Diretora da VICARTE)
Cristina Pratas Cruzeiro (Investigadora FCSH – IHA)
Rogério Taveira (Coordenador Mestrado Arte Multimédia -FBAUL)
Teresa Mendes Flores (ICNova- UNL)
Teresa Almeida (FBAUP-VICARTE)
Sara R. Yazdani (Associate Professor of Art Theory and Art History, Department of Art & Craft, Oslo National Academy of the Arts – KHIO)
Siri Hermansen (Professor and Head of Master program Art and Public Space, Department of Art & Craft, Oslo National Academy of the Arts – KHIO)
Apoio à documentação do projeto
Rogério Taveira
Fernando Fadigas