António Dacosta – centenário do nascimento
ANTÓNIO DACOSTA 1914 – 2014
Comemora-se este ano o centenário do nascimento de António Dacosta (Angra do Heroísmo, 1914 – Paris, 1990). Em 1935 deixa os Açores para estudar na Escola de Belas-Artes de Lisboa, onde é admitido no Curso Especial de Pintura. Fica a viver na Rua da Quintinha até 1939.
No âmbito das comemorações do centenário do seu nascimento inaugurou no dia 17 de Outubro, no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, a exposição “António Dacosta – 1914 – 2014”, exposição comissariada por José-Luís Porfírio. Foi também lançado o catálogo raisonné de António Dacosta. É o primeiro catálogo digital produzido sobre um artista português. Foi um trabalho desenvolvido ao longo de quatro anos, com a coordenação científica de Fernando Rosa Dias, docente da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, que contou com a colaboração de uma equipa do CAM constituída por Patrícia Rosas, Rita Lopes Ferreira e Matilde Corrêa Mendes; a fotografia foi da responsabilidade de Paulo Costa e Teresa Cartaxo, e a Museografia competiu a Carlos Catarino, Carlos Gonçalinho e José Nunes de Oliveira.
A pintura “Auto-Retrato com Cigarro” da colecção da Faculdade de Belas-Artes foi emprestada à Fundação Calouste Gulbenkian para o catálogo raisonnée.
Esta pintura a óleo sobre papel colado em cartão, foi também emprestada à Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura dos Açores para uma exposição itinerante que irá percorrer todas as ilhas do arquipélago. A última exposição será no Museu das Flores – Convento de São Boaventura, na Ilha das Flores, durante o mês de Agosto de 2015.