rodrigo gomes é o vencedor da 2ª edição do prémio sonae media art
“ESTIVADOR DE IMAGENS” DE RODRIGO GOMES VENCEDOR DA 2ª EDIÇÃO DO PRÉMIO SONAE MEDIA ART
Foto cortesia do MNAC – Museu do Chiado
23 NOVEMBRO > 01 ABRIL 2018 I MUSEU DO CHIADO
Rodrigo Gomes com “Estivador de Imagens” (mestrando de Arte Multimédia e pós-graduado em Arte Sonora na FBAUL) é o vencedor da 2ª edição do Prémio Sonae Media Art.
Entre os 123 candidatos, foram finalistas desta segunda edição do “Prémio Sonae Media Art” André Martins com a obra “Memorial Feed” (prestes a concluir a licenciatura em Arte Multimédia na FBAUL); Nuno Lacerda com “Samarra” (licenciado em Pintura pela FBAUL); Sofia Caetano com “GOD” (licenciada em Pintura pela FBAUL) e André Sier com “Wolfanddotcom”.
O júri de premiação constituído por: Filipa Oliveira (curadora e atual diretora artística do Fórum Eugénio de Almeida em Évora), Nuno Crespo (docente universitário e investigador nas áreas da estética, teoria e crítica da arte, arquitetura e filosofia) e Ramus Vestergaard (diretor e curador-chefe do DIAS – Digital Interactive Art Space, o primeiro kunsthalle dinamarquês com um foco específico em media art e arte digital)., anunciou hoje, dia 06 de novembro o vencedor, Rodrigo Gomes, aluno da FBAUL.
O “Prémio Sonae Media Art” resulta de uma parceria entre a Sonae e o Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado e tem como objetivo promover a criatividade e a inovação, estimular novas tendências na produção artística e aproximar a sociedade à arte. Dirige-se a artistas nacionais e a estrangeiros residentes no País que utilizem meios digitais e eletrónicos, nas áreas de vídeo arte, projetos sonoros, projetos de exploração do virtual e da interatividade, bem como propostas de network, em que poderão estar incorporadas outras formas de arte como a performance, a dança, o cinema, o teatro ou a literatura.
A cada um dos cinco artistas finalistas é atribuída uma bolsa de € 5.000, destinada à criação de uma obra inédita. Os trabalhos dos artistas finalistas serão expostos no MNAC – Museu do Chiado a partir de finais de novembro de 2017.
O Prémio Sonae Media Art é bienal e atribui um montante de € 40.000 ao artista vencedor. Esta iniciativa integra o acordo de mecenato celebrado entre a Sonae e o MNAC-MC em fevereiro de 2014 e enquadra-se na política de responsabilidade corporativa da Sonae, que procura promover a criatividade e a inovação, estimular novas tendências e aproximar a sociedade à arte, nomeadamente através de manifestações culturais de relevo que permitam experiências enriquecedoras de desenvolvimento pessoal e coletivo.
OBSERVADOR Artista Rodrigo Gomes vence segunda edição do Prémio Sonae Media Art do Museu do Chiado (06.12.17)
RTP 3 – AS HORAS EXTRAORDINÁRIAS (AOS 4’58” E 11’06)
DN Interatividade destaca-se nas obras dos finalistas do Prémio Sonae Media Art (22.11.17)
DN Cinco artistas portugueses à procura mo Prémio Sonae Art (22.11.17)
DN Exposição dos finalistas do Prémio Sonae Media Art é inaugurada hoje em Lisboa (22.11.17)