workshop design e género
05 OUTUBRO > 10H00 I SALA 4.20
WORKSHOP EXCLUSIVO PARA ALUNOS DA FBAUL
Workshop Design e Género por Raquel Noronha
No âmbito do programa “Impulso Adulto” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Carga horária | Total of hours: 8h
Total de vagas 25
Iniciativa | Initiative: Departamento de Design de Equipamento – FBA-ULisboa
O design, enquanto sistema de conhecimento, constituiu-se a partir de um paradigma vigente que, apesar de sua aparente neutralidade, privilegiou um sistema de valores excludente criando configurações de mundo etnocêntricas, hegemónicas e patriarcais. Este curso objetiva, a partir dos debates sobre questões de género e sobre as teorias feminista, expor tais narrativas que privilegiaram os sistemas simbólicos do patriarcado na produção da cultura material contemporânea e propor alternativas metodológicas a este contexto.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
PROGRAMA
Parte 1: Como se encontram gênero e design?
Em abordagem histórica, apresentam-se conceitos, autores e abordagens que ao longo do século XX e XXI constituíram o paradigma de um design neutro, tanto nas práticas profissionais do campo, quando no âmbito da pesquisa. Em seguida, apresentamos a crítica, apresentando autoras que expõe as narrativas contra-hegemónicas sobre design e gênero, expondo as mazelas e consequências de tal processo de neutralidade do design, questionando apagamentos e obliterações.
O design, enquanto campo que configura a dimensão material do mundo, junto de outros campos como a arte, a arquitetura e a moda, pode ser reconstituído a partir de tecnologias que leve à novas representações de gênero. Neste sentido, essa aula apresenta as temáticas das masculinidades, da interseccionalidade, relacionando-as às questões de decolonialidade. As formas de representação serão tencionadas a partir de teorias feministas.
Parte 2: Reconfiguração de metodologias de design à luz dos estudos de gênero e poder
Serão apresentados casos situados de reconfiguração de métodos e técnicas de design à luz das teorias abordadas no curso. A proposta é exemplificar e estimular os participantes a repensar suas abordagens teóricas e metodológicas de design. A partir das propostas de reconfiguração de métodos propostas pelos participantes, debateremos como as questões de gênero, em nosso contexto de mudança climática, exige uma mirada crítica às formas de produção do antropoceno. Uma atividade prática será proposta, envolvendo os participantes a apresentarem projetos de pesquisa, ensino ou profissionais orientados por questões de género e interseccionalidades. Novas reflexões surgem e deixam caminhos abertos a designs outros, à guisa de uma conclusão do curso.
Minibiografia
Raquel Noronha é designer (ESDI-UERJ), mestre (PPGCSoc) e doutora em Ciências Sociais (PPCIS-UERJ). Professora associada da Universidade Federal do Maranhão, é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Design. Coordena o NIDA – Grupo de pesquisas Narrativas em inovação, design e antropologia (CNPq), pesquisando sobre as relações entre artesãs, materiais, formas de conhecimento e práticas criativas, questões de gênero, por meio de abordagens de design participativo e design antropologia, considerando as territorialidades, processos de autonomia e relações de poder. Entre 2019 e 2022 foi Consultora Regional da América Latina no Programa Gender Design in STEAM, promovido pela Carleton University, no Canadá; em 2018 foi pesquisadora visitante no projeto Knowing from the inside: Anthropology, Art, Architecture and Design, liderado por Tim Ingold no Departamento de Antropologia da Universidade de Aberdeen, Escócia. Membra fundadora da ReLaDyG – Rede Latino Americana de Design e Gênero. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq-PQ2, e membra do Comitê de Assessoramento 2024-2027 do CNPq.