Work in Progress, or, The Form as a Way of Thinking – Stuart Bertolotti-Bailey
16 MARÇO > 18H00 I AUDITÓRIO LAGOA HENRIQUES I ENTRADA LIVRE
Informamos que a sessão é passível de ser registada e divulgada pela Faculdade através de fotografia e vídeo
Stuart Bertolotti-Bailey, actualmente a viver em Liverpool, forma com David Reinfurt o par criativo Dexter Sinister. Este seminário apresenta a sua tese de doutoramento, desenvolvida no departamento de Belas Artes da Universidade de Reading em 2014, e que examina o trabalho dos Dexter Sinister desde 2006 à luz dos modos de pensar e fazer de outros autores e artistas.
—
No centro do seu livro A Obra Aberta (1962) e num capítulo sobre ‘Forma como compromisso social’, Umberto Eco escreve: ‘A forma deve ser veículo para o pensamento, deve ser um modo de pensar.’ Alternando entre a teoria e a prática, Stuart Bertolotti-Bailey procura articular, elaborar e representar os modos como este ethos se desenvolve hoje numa prática híbrida entre arte e design.
Este seminário discute os aspectos fundamentais de forma-como-modo-de-pensamento, ligando teoria e prática em projectos editoriais idiossincráticos, usualmente produzidos com David Reinfurt sob o nome Dexter Sinister* e em resposta a convites abertos por parte de instituições artísticas.
O trabalho atravessa livremente arte, design, literatura e filosofia, com referências recorrentes a um grupo nuclear de figuras seminais (T. W. Adorno, Walter Benjamin, David Foster Wallace), polímatas marginais (Stefan Themerson, Anthony Froshaug, Richard Hollis) e colegas próximos (Robin Kinross, Mike Sperlinger, Jan Verwoert).
Em ‘Forma como compromisso social’, Eco estabelece uma teoria estética para explicar porque considera o que identifica como Obras Abertas como as mais exemplares formas de arte de uma era. Cerca de 50 anos depois, Stuart Bertolotti-Bailey discute porque o trabalho aqui descrito e desenvolvido pode ser considerado hoje também — oportuna e pertinentemente — autêntico.
*Dexter Sinister é a assinatura de Stuart Bertolotti-Bailey e David Reinfurt. Em 2006, Dexter Sinister criou um workshop e livraria com o mesmo nome em Nova Iorque e desde então tem explorado aspectos da publicação contemporânea em diversos contextos. Para além de projectar, editar, produzir e distribuir meios impressos e digitais, têm também trabalhado com funções e formatos ambíguos, normalmente no contexto de galerias e museus. Estes projectos geralmente jogam com algum tipo de especificidade do local, onde uma publicação ou série de eventos são trabalhados em público durante um período de tempo definido.
Organização:
Área de Design de Comunicação/Doutoramento em Belas-Artes, especialidade