Participação do EMERGING em eventos
Membros do projecto EMERGING vão apresentar o trabalho de investigação na conferência Arts in Society – Art for sustenance, em Seul, entre os dias 24 e 26 de Maio. Trata-se de partilhar um primeiro enquadramento do projeto e resultados preliminares após a realização do think-thank EMERGING, nomeadamente o ecossistema da investigação artística em Portugal. Sitie da conferência: https://artsinsociety.com/2024-conference/call-for-papers
Resumo:
A Investigação Artística (IA) é uma prática de investigação que considera a produção da obra de arte como um elemento central, resultando, em um objeto epistêmico que pode oferecer transferência de conhecimento. Esta comunicação apresenta o caso Português, oferecendo uma seleção de trabalhos que podem ser considerados como objetos epistêmicos, enquanto destaca seu potencial para transferir conhecimento para gerações subsequentes de investigadores artísticos. Desde a implementação do terceiro ciclo nas Instituições de Ensino Superior em Artes (2009), os repositórios acadêmicos mostram mais de oitenta teses de doutorado com fortes componentes de prática artística. Os documentos de tese de doutorado incluem características para a compreensão da obra de arte e práticas criativas orientadas para o processo de investigação realizada. Estes oferecem iterações, conceitos emergentes, reconfigurações, instâncias desdobradas e significados, permitindo potencialmente novas explorações para futuros investigadores. No entanto, o treinamento em IA ainda carece de recursos, ferramentas e dispositivos para criar formas de cuidar dessa transferência de conhecimento. Nesse sentido, o projeto EMERGING, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) 022.06772.PTDC, busca entender características dentro do documento escrito de uma tese como objetos epistêmicos para elaborar uma proposta de uma coleção acadêmica de investigação artística (arC). Esta investigação oferece uma possível interpretação dos objetos epistêmicos e um quadro para a identificação nesse contexto. Exemplos são descritos e discutidos quanto à sua potencialidade como objetos epistêmicos para o treinamento em IA, nomeadamente como recursos disponíveis para supervisores, investigadores de doutoramento e outros pares no domínio do conhecimento.