new ideas in medallic sculpture
04 ABRIL > 26 MAIO I ESCADARIA DA CAPELA DAS BELAS-ARTES
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela Faculdade através de fotografia e vídeo
Esta exposição faz parte da programação da “21ª edição Festa no Chiado”
O projeto NEW IDEAS IN MEDALLIC SCULPTURE resulta de uma parceria entre a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e a New Approach, Inc., instituição americana sem fins lucrativos, que se realiza anualmente desde 1998.
Anualmente, o projeto consiste numa exposição temporária de trabalhos de alunos da FBAUL e de uma segunda instituição internacional vocacionada para o ensino artístico, a ser realizada em regime de itinerância entre três países: Portugal, EUA e país de origem da instituição convidada.
A presente edição, 2015-2016, comporta trabalhos do ano letivo correspondente, e teve como instituição convidada a Daido University (Nagoya, Japão), local onde se iniciou a primeira etapa da exposição itinerante, passando depois pela Medialia… Rack and Hamper Gallery (Nova Iorque, EUA), e terminando agora em Portugal.
Ultrapassando as barreiras impostas por uma contextura demasiado estrita, cada nova edição do projecto NEW IDEAS IN MEDALLIC SCULPTURE escapa, pela sua particular latitude semântica e pela disparidade dos seus conteúdos formais, materiais e conceptuais, a toda a catalogação aproximada com o conceito convencional de medalha.
Ainda que herdeira do ilusionismo pictural, a natureza essencialmente táctil da medalha propõe-se reclamar uma tridimensionalidade e uma disseminação espacial que habitualmente lhe estavam negadas pela sua ínfima dimensão, ampliando o seu campo de acção e aproximando-se de uma desejada autonomia escultórica.
Alicerçado no intercâmbio com distintas instituições de ensino artístico, o projecto NEW IDEAS constitui um padrão de actividade colectiva onde as formas de cooperação entre dois campos de acção – a escultura e a medalhística – têm vindo a revestir-se de um sentido dinâmico e de uma energia própria, contagiante, transformando-se num lugar privilegiado onde é possível reunir e conciliar a ordem e a desordem do pensamento dos mais jovens criadores.
Nos últimos dezanove anos, cada geração de alunos tem acrescentado valor a este reportório de ideias e impulsos formativos em crescendo, concertando acções quase automáticas que evidenciam, não raras vezes, o gesto não intencional e a execução não planificada; uma ânsia de realização vinculada a tensões e pulsões saídas de jacto; uma rápida resposta a necessidades de expressão, capaz de interromper as maneiras tradicionais de agir: um jogo. Mas um jogo muito sério.
Integrar a «escultura-medalhística» num modelo de análise lúdico e pensar o jogo como hipótese para a atitude e para prática da medalhística em contexto académico, passa por assumirmos que a cada aluno é permitido agir mediante noções de regra e liberdade, legislação e ficção, acaso e necessidade, associando a existência de limites à faculdade de inventar dentro desses limites.
Andreia Pereira
(Assistente Convidada/FBAUL)
FACULDADE DE BELAS-ARTES DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
PARTICIPANTES
- ANA GANILHO (b. 1992)
- ANA MARGARIDA COSTA (b. 1994)
- ANA SOFIA NEVES (b. 1994)
- ANDRÉ DOMINGOS (b. 1992)
- CAROLINA DI LENA DUARTE (b. 1993)
- CATARINA MENDES (b. 1995)
- CÁTIA CORREIA (b. 1994)
- JOANA AMARO (b. 1993)
- JOANA MARQUES (b. 1989)
- MAFALDA THEIAS (b. 1994)
- MIGUEL MATOS (b. 1996)
- RITA BRAGA (b. 1991)
- RITA POEIRA (b. 1992)
DAIDO UNIVERSITY, JAPÃO
PARTICIPANTES
- AYAKO IMAIZUMI (b. 1993)
- ERI SENSHIKI (b. 1994)
- KONOMI HAYASHI (b. 1995)
- KOSEI HIBINO (b. 1994)
- MASATAKA BANNNO (b. 1996)
- MASAYA SATO (b. 1995)
- MIKA OTANI (b. 1995)
- MISAKO SANO (b. 1995)
- MOE OGAWA (b. 1992)
- SAYA NAGAYOSHI (b. 1996)
- SHINGO SAKAIDANI (b. 1972)
- TAKAKI NARISHIMA (b. 1994)
- TAKERU KONDO (b. 1995)