medidas excecionais para processos de ensino e de avaliação — 2º semestre 2019/2020
A toda a Comunidade Escolar
A absoluta necessidade deste Despacho resulta do agravamento da situação causada pela pandemia e da consciência, comum a toda a equipa reitoral e aos Presidentes/diretores de todas as escolas da Universidade de Lisboa, de que o dilatamento presumível do período de confinamento (até meados/fins de Julho ou mesmo até Setembro) inviabiliza as aulas ou avaliações presenciais do Semestre em curso.
Houve, assim, que tomar medidas que dessem resposta não só às interrogações de muitos docentes como às inúmeras dificuldades sentidas por vários alunos, situações que nos têm sido reportadas diretamente nos últimos dias.
Depois da reunião do Conselho Coordenador Universitário da passada sexta feira, 27 de Março, informei os Vice Presidentes, os Presidentes dos órgãos e outros dirigentes da Faculdade bem como a Direção da Associação de Estudantes. Foi então elaborado um Documento de orientação, que deu origem ao presente Despacho. O Despacho foi aperfeiçoado por toda a Direção e pelos Presidentes dos órgãos, com os contributos dos dirigentes dos serviços e com o contributo da Associação de Estudantes, que tem vindo a monitorizar a situação dos alunos com inquéritos online semanais.
O Despacho procura dar orientações e disponibilizar apoios que estão ao nosso alcance. É feito um apelo à imaginação de todos, docentes e discentes, para transformar as dificuldades e obstáculos em oportunidades!