lugares e caminhos — exposição de finalistas da Licenciatura em Escultura
20 SETEMBRO > 31 OUTUBRO I GALERIA MUNICIPAL DE PROENÇA-A-NOVA
A exposição documental “LUGARES E CAMINHOS” resulta de uma residência artística, integrada no programa curricular de Escultura V, dedicada à problemática da intervenção escultórica na natureza.
A ação, realizada entre 1 e 3 de dezembro de 2017, ao abrigo do protocolo “Aldeia Criativa”, estabelecido entre a Câmara Municipal de Proença-a-Nova e a Área de Escultura da FBAUL, contou com a participação de trinta e cinco alunos, orientados pelos professores José Teixeira, José Revez e Andreia Pereira, e decorreu na área geográfica de Proença-a-Nova, delimitada entre a Aldeia Ruiva, a Ribeira da Isna e o Parque Eólico do Vergão.
Durante as saídas de campo, o grupo foi estimulado a refletir sobre as práticas de integração, intervenção e apropriação escultórica de caráter efémero, em conformidade com o espaço, com o corpo, com os elementos naturais ou artificiais preexistentes, bem como sobre os conceitos de dimensão, proporção e escala, materialização, desmaterialização e sentido de temporalidade.
Num regime de observação, indagação e ação direta no terreno, os alunos residentes deram conta das suas percepções e intenções em diversos ensaios de reconhecimento, realizados de forma individual e coletiva, incentivando o favorecimento de práticas não invasivas e processos de construção artesanais e sustentáveis, com recurso a materiais naturais, que voltaram a ser integrados na natureza pela ação dos elementos, ou recurso a elementos industriais encontrados nos locais e que, após a intervenção, foram recolhidos, reciclados ou reaproveitados.
Os resultados deste programa de trabalho estão em exposição na Galeria Municipal de Proença-a-Nova, até 31 de outubro de 2018. O encerramento e lançamento do catálogo decorrem no dia 27 de outubro, pelas 17:00 horas, na Galeria Municipal de Proença-a-Nova.