lançamento do livro “o messias” de rocha de sousa
22 FEVEREIRO > 17H00 I AUDITÓRIO LAGOA HENRIQUES
No dia 22 de fevereiro, às 17h00, no Auditório Lagoa Henriques, realiza-se o lançamento do livro “O MESSIAS” de Rocha de Sousa.
A apresentação será feita pela Professora Isabel Sabino.
Informamos que este evento poderá ser registado e posteriormente divulgado nos meios de comunicação da instituição através de fotografia e vídeo.
ROCHA DE SOUSA
Professor universitário (aposentado) na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa onde participou nos órgãos directivos e científicos da instituição, tendo sido significativa a sua actuação na Reforma do Ensino Superior Artístico. Foi também Professor Convidado na Universidade Aberta, onde investigou e leccionou tecnologia do vídeo. Membro correspondente da Academia Nacional de Belas Artes, membro da A.I.C.A e larga participação na SNBA.
Com uma larga actividade artística, participou em centenas de exposições individuais e colectivas no país e no estrangeiro.
Participou em diversos campos de criação e espaços de cultura, nomeadamente ensaio e crítica de arte (Diário de Lisboa, Colóquio, Seara Nova, Sinal, artes Plásticas), trabalho de conferências, visitas guiadas, além de pesquisa e ensaio em cinema e vídeo, com diversos filmes publicados, arte digital.
Colaborou em várias séries sobre arte para a RTP, como Arte Portuguesa, As Coisas e as Imagens, A mão, O Homem em desenvolvimento, entre várias outras.
Publicou livros de carácter pedagógico, didáctico e técnico como Didáctica Educação Visual, Ver e Tornar Visível, Desenho: tpu19, Introdução às Artes Plásticas, ed. Gulbenkian, entre outros sobre autores como Teixeira Lopes, Pedro Chorão, Eduardo Nery, Luís Dourdil.
No plano literário tem publicado vários livros: Amnésia (teatro), Angola 61 — uma crónica de guerra — A Casa, Os Passos Encobertos, A Casa Revisitada, A Culpa de Deus, Belas Artes e Segredos Conventuais, coincidências Voluntárias, Talvez Imagens e Gente de Um Inquieto Acontecer, Lírica do Desassossego, Narrativas da Suprema Ausência.