Jornadas Internacionais de Cenografia e Figurinos
02 > 04 MAIO 2022 I Fbaul / estc / museu nacional teatro e dança
1.ª Edição das Jornadas Internacionais de Cenografia e Figurinos
PROGRAMA
2 Maio 2022
Faculdade Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL)—Grande Auditório
14h30—15h00
Receção e apresentação pela FBAUL e pelos organizadores.
Com a presença de Fernando António Baptista Pereira, Presidente da FBAUL
PAINEL 1
HISTÓRIA DA ARTE NA CONSTRUÇÃO PLÁSTICA DO ESPECTÁCULO
Moderador: Leonor Veiga
15h00—15h20
António Trindade (FBAUL)
Da pintura cenográfica de Luigi Manini em Lisboa: o lugar da linha do horizonte entre o real e o ilusório
15h20—15h40
Sheila Nunes (FBAUL)
O Teatro Novo e a peça Knock (1925): o caso efémero de um teatro modernista
15h40—16h00
Fernando Rosa Dias (FBAUL)
José Filipe Porfírio, pintor-decorador e cenógrafo: um caso periférico no Teatro Lethes de Faro
16h00—16h20: Debate
(16h20—16h40: Intervalo)
PAINEL 2
ESTUDOS DE CASO
16h40—17h00
Rita Anahory (Escola António Arroio / Instituto de Educação de Lisboa)
Guarda-Roupa Anahory, ou o que nos resta dele
17h00—17h20
Alexandra Cabral (CIAUD/ FA-UL)
Dinamismo e cor no design de figurinos em Cinderela
17h20—17h30: Debate
17h30—18h30
Mostra do acervo de Filipe Crawford — projeção de filme de Ana Ferreira
Conversa com Ana Ferreira, Filipe Crawford, Paulo Morais-Alexandre com a moderação de Fernando Rosa Dias
3 Maio 2022
Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), Auditório António Reis
10h10—10h30
Receção e apresentação pela Direção da ESTC e pelos organizadores.
Com a presença de David Antunes, Diretor da ESTC
PAINEL 3
TEORIAS DE CENOGRAFIA E DE FIGURINOS
Moderador: David Antunes
10h30—10h50
João Calixto (ESTC – CIEBA)
O que é skēnographia?
10h50—11h10
José Capela (EAAD – UM / Lab2PT / mala voadora)
Habitar imagens
11h10—11h30
Sara Franqueira (ESTC – CIEBA)
A Cenografia como problema
11h30—11h50
Monica Manganelli (Cenógrafa e investigadora Independente)
Inter and multidisciplinary of the arts for scenographer/set designer: Skills/Experiences-oriented relations between cinema and other artistic fields such as opera house/theater, exhibitions, animation and video-installation in the digital age
11h50—12h20: Debate
(12h20—14h30: Intervalo)
PAINEL 4
ESTUDOS DE CASO e PROCESSOS CRIATIVOS
Moderador: Armando Rosa
14h30—14h50
Dárida Rodrigues (ESTC)
Vice-versa—Cenografia cosmopolítica
14h50—15h10
André Guedes (FBAUL)
Paisagem com uma bancada. Sobre a duplicidade de um dispositivo cénico no espaço público
15h10—15h30
Miguel Cruz (ESTC)
Criação de luz enquanto dispositivo cénico
15h30—15h50
António Polainas (cenógrafo, ESTC)
Teatro em Televisão—cenografia—RTP 1957-1995
15h50—16h20: Debate
(16h20—16h50: Intervalo)
17h00 — Mesa Redonda
Ensino e Investigação no Ensino Superior na área da Construção Cénica do Espetáculo
Moderação de Sérgio Loureiro [ESTC]
Oradores: Hélder Maia (ESMAE-IPP); Fausto Viana (USP); João Calixto [ESTC]; Luís Santos [Escola António Arroio]
4 Maio 2022
Museu Nacional do Teatro e da Dança, Auditório
10h00—10h30
Receção e apresentação pelo MNTD e pelos organizadores.
Com a presença de Nuno Moura, Diretor do Museu Nacional do Teatro e da Dança
PAINEL 5
FIGURINOS e MODA
Moderador: Rui Pina Coelho
10h30—10h50
Armando Caseirão (FA-UL)
Génesis 72-75. Uma abordagem aos figurinos de Peter Gabriel
10h50—11h10
Fausto Viana (USP)
Trajes realistas nas artes cênicas: “o que são, onde vivem, o que comem e do que são feitos”. Eles… existem?
11h10—11h30
Brígida Ribeiros (CIPEC – IPBC)
Os figurinos de “A Magia da Polaroid”— Re(criação) de imagens de moda para o catálogo da exposição da coleção Raul Cunca
11h30—11h50: Debate
(11h50—12h10: Intervalo)
12h10—12h30
Leonor Pinela (FBAUL – CIEBA)
O que é o “Cosplay”
12h30—12h50
Paulo Morais-Alexandre (ESTC – CIEBA)
Um núcleo inédito de ilustrações para figurinos de Pinto de Campos
12h50—13h10
Michele Dias Augusto (FBAUL – CIEBA)
O design de cena no Museu do Nacional do Teatro e da Dança: a linguagem vestida a coleção de desenhos de figurinos medievais
13h10—13h30: Debate
(13h30—15h20: Intervalo)
15h30: Visita guiada à coleção de cenografia e figurinos do Museu Nacional do Teatro e da Dança e às Máquinas de Cena de Romagem de Agravados com a presença do criador, José Carlos Barros
CERTIFICADO DE PRESENÇA
Os interessados em obter um certificado de presença, nos dias em que se realizam as Jornadas, deverão confirmar a sua presença junto da mesa de acreditação dando o nome que pretendem que seja colocado no certificado e o e-mail para que o certificado seja enviado posteriormente.
Coordenação
Paulo Morais-Alexandre e Fernando Rosa Dias
Comissão Executiva
Sara Franqueiro, Marta Cordeiro e Leonor Veiga
Comissão Científica
Paulo Morais, Marta Cordeiro, Fernando Rosa Dias, Rui Pina Coelho, António Trindade, Armando Caseirão, Fausto Viana (Brasil), Carlos Pinilla (Espanha), Mark Harvey (Nova Zelândia), Dorita Mary Hannah (Nova Zelândia) e Sara Franqueira, com a colaboração dos investigadores do projeto.
Comissão Editorial
António Polainas, Stephane Alberto, João Calixto, Teresa Varela
Esta conferência é organizada pelo Centro de Estudos e Investigação em Belas Artes (CIEBA). O CIEBA é um centro de investigação internacional e interdisciplinar centrado em todos os aspetos da investigação em Belas-Artes, incluindo história, política nas artes, estética, criação artística, e novos media. Haverá uma atenção especial sobre temas como a cenografia e os seus intervenientes na formação do gosto, o seu lugar na sociedade, e as coleções existentes de todo o mundo. Organizado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, a conferência pretende abrir um diálogo internacional em torno das dimensões teórica, histórica e técnica da Cenografia. Pretende-se encontrar e facilitar um diálogo internacional que permita aos investigadores que trabalham estas questões se conheçam, e inter-ajudem mutuamente.
CONTACTOS
Geral Jornadas jicef2022@gmail.com
Fernando Rosa Dias f.dias@belasartes.ulisboa.pt
Paulo Morais-Alexandre paulomoraisalexandre@gmail.com
Leonor Veiga veiganor@gmail.com