escultura 14/15
15 > 29 ABRIL I GALERIA // CAPELA// ÁTRIO AUDITÓRIO
Da experimentação à autonomia
Escultura IV 14/15 expõe trabalhos realizados no âmbito da unidade curricular de Escultura do 2º ano do Primeiro Ciclo de Estudos. Não fizemos qualquer selecção dos trabalhos nem dos alunos a participar, a decisão foi deles – de cinquenta e dois alunos ficaram dezasseis presenças.
Em função das propostas recebidas definiram-se temáticas que se constituíram em quatro núcleos expositivos – Espaço/Corpo; Equilíbrio/Movimento; Paisagem/Invasão e Acção/Reacção.
Mais do que as motivações que levaram os alunos a desenvolver os seus trabalhos e dos percursos que realizaram no segundo ano do segundo semestre do ano passado esta é uma leitura que se fez a posteriori, a partir das formas realizadas e pelos olhos de quem não fez parte do processo lectivo.
Esta é uma exposição de alunos, que agora se encontram no final dos três primeiros anos do seu percurso académico, realizada por alunas, do primeiro ano do Segundo Ciclo de Estudos de Escultura. Foram estas alunas que definiram os núcleos, as temáticas e a organização do espaço expositivo.
Esta exposição reúne duas vertentes do trabalho do Escultor – no caso todos em fase de formação e desenvolvimento de competências teórico-práticas. Por um lado a aprendizagem de metodologias processuais e projectuais, o desenvolvimento de poéticas pessoais que se definem em formas tridimensionais mais ou menos definitivas; por outro, a autonomia e capacidade de compor, não a partir da matéria, mas a partir de formas realizadas por outros.
Escultura IV 14/15 é assim uma exposição que completa uma fase e propõe e inaugura outra. Do que fazemos com aquilo que nos constitui ao que realizamos com aquilo que aos outros consiste.
João Castro Silva
FBAUL 05.04.16