Das Prensas e das Categorias com Ancoragem Artística – A Visita de Kierkegaard à Gravura da FBAUL
10, 11 E 24 NOVEMBRO > 10H30 I SALA DE GRAVURA FBAUL I ENTRADA LIVRE
A Visita de Kierkegaard à Gravura da FBAUL.
Repetição Radical // Elemento Gráfico // Temporalidade Distendida
Este novo Ciclo insere-se no âmbito de uma linha de trabalho agora iniciada na Tecnologia de Gravura com a designação geral:
Das Prensas e das Categorias com Ancoragem Artística
Linha que consiste na organização semestral de uma Exposição de Gravura (com trabalhos bidimensionais e tridimensionais) no ateliê de Gravura, devidamente enxertada nos conteúdos programáticos das disciplinas ali leccionadas; mas, também, na organização de dois ciclos de comunicações por semestre devidamente integrados nos temas da Gravura, tanto no estrito respeito pela sua dimensão pretérita e académica, como no seu despertar do “sono dogmático” e incursão no mundo instalativo.
Nota Importante. Todos os convidados a conferenciar (artistas e outros, portugueses e estrangeiros) fá-lo-ão a partir do centro nevrálgico da produção gráfica que se realiza no ateliê de Gravura, rodeados por um círculo pesado de prensas e pela parafernália de equipamentos e instrumentos que compõem um lugar de efervescência gráfica e experimental. No fundo, para convidar a enraizar toda e qualquer reflexão artística na própria experimentação e produção de obra.
Desta forma faz-se também justiça à afirmação de Lisa Wainwright no livro: The Studio Reader. On Space of Artists (ed. Mary Jacob & Michelle Grabner):
“As the art world careens this way and that, and its many institutions; markets, and audiences adapt and adjust, supporting it all is the generative activity of studio practice. The studio is a space and a condition wherein creative play and progressive thinking yield propositions for reflecting on who we are – individually and collectively - and where we might go next. (…) Learning through experience means acquiring multiple orders of skill. It is a form of research that follows a path of unfolding ideas as the hand and body, as well the mind, learn. And it can yield surprising and powerful results. This educational strategy is thus significant, not only for producing artists and designers, but for undergraduate education in general.“
PROGRAMA
10 novembro 10h30 – Fernando Rosa Dias (Historiador e docente da FBAUL);
11 novembro 10h30 – José Quaresma (Artista Plástico e Docente FBAUL);
24 novembro 10h30 – José Miranda Justo (Filósofo, Docente e Tradutor de Kierkegaard – FLUL);
24 novembro 11h30 – Juan Carlos Guadix (Artista Plástico e Docente FBA Granada, Espanha)