O ciclo de estudos conducente ao grau de Licenciado em Pintura, compreende oito semestres curriculares (quatro anos curriculares), sendo concedido o grau de licenciado a quem nele obtiver 240 ECTS.
Objetivos
A Licenciatura em Pintura contempla as competências necessárias à inserção da Pintura nos fenómenos artísticos em geral, elaborando na condição do artista plástico, em atividades específicas tais como pintura, gravura, cerâmica, vitral, mosaico, tapeçaria, ilustração artística. Cuida da preparação do licenciado para corresponder com eficácia e profissionalismo às atividades artísticas e culturais de instituições públicas e privadas, além do exercício da docência, a diversos níveis da aprendizagem das linguagens das artes plásticas. O plano prepara ainda para a integração numa eventual fase subsequente de estudos como mestrados e doutoramentos.
Informação legal
Ciclo de estudos acreditado por 6 anos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em 11 de maio de 2018.
Registado pela Direção-Geral do Ensino Superior com o n.º R/A-Cr 110/2018. Estrutura curricular e plano de estudos publicados no Despacho n.º 6881/2019, em Diário da República, 2ª série, n.º 146, de 1 de agosto de 2019.
Coordenação científica
Consulte aqui a equipa de coordenação deste curso.
Plano de estudos
Consulte aqui o Plano de Estudos (pdf) do curso.
Saiba mais sobre o regime de avaliação de conhecimentos, nomeadamente precedências, regras de inscrição e transição de ano curricular, no Guia Digital da Licenciatura.
Saídas Profissionais
- Pintor de arte
- Desenhador Humorístico (caricaturista)
- Animador – cinema de animação
- Visualizador – publicidade
- Desenhador, Ilustrador
Algumas áreas de intervenção do artista plástico:
- Editora – ilustração de livros, revistas, jornais, folhetos ou outros similares;
- Montagem de instalações e ambientes promocionais de promoção e exposição;
- Produção de campanhas comerciais (cartazes, tratamento do ponto de venda e de embalagens);
- Concepção/montagem de exposições de arte, stands em feiras, organização de objectos no espaço (exposições permanentes, museus);
- Consultoria de Artes plásticas em Departamentos públicos ou privados de comunicação ou de planeamento urbano;
- Na televisão/teatro e cinema – produção, realização, argumentista, produção, cenografia;
- Na publicidade – cenografia, direcção artística;
- Nas autarquias – promoção e desenvolvimento de acções artístico-culturais (ciclos de conferências, cursos livres, exposições e workshops), valorização estética de aglomerados urbanos e praças públicas, levantamento e apoio ao património local;
- Nos museus – conservação dos museus e do património artístico, concepção/montagem de exposições, apoiar vistas guiadas, produzir catálogos de exposições, promover/organizar workshops/ateliers/ciclos de conferências;
- Apoio a escultores – produção de formas/moldes para reprodução de obras;
- Produzir bustos/retratos;
- Investigação;
- Elaborar catálogos de exposições;
- Criar/produzir medalhas, placas, brindes, taças e outros.
Saiba como se candidatar a este curso aqui.