Em parceria com as seguintes Escolas da Universidade de Lisboa: Faculdade de Arquitetura; Faculdade de Letras; Faculdade de Ciências; Faculdade de Direito; Faculdade de Motricidade Humana; Faculdade de Psicologia; Instituto Superior de Agronomia; Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas; Instituto Superior de Economia e Gestão; Instituto Superior Técnico.
O ciclo de estudos conducente ao grau de Licenciado em Estudos Gerais, compreende seis semestres curriculares (três anos curriculares), sendo concedido o grau de licenciado a quem nele obtiver 180 ECTS.
Objetivos
Inaugurada em 2011 pelas Faculdades de Belas-Artes, Ciências e Letras, e desde 2015/2016 expandida à Faculdade de Direito, Faculdade de Motricidade Humana, Faculdade de Psicologia, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e Instituto Superior de Economia e Gestão, a Licenciatura em Estudos Gerais corresponde à integração das Artes, das Letras e das Ciências num só curso. Única em Portugal, esta Licenciatura associa saberes tradicionalmente oferecidos pelas Faculdades envolvidas. O curso está estruturado num tronco comum circunscrito a um vasto leque de disciplinas e em majors e minors que o próprio aluno seleciona em função dos seus interesses.
O Curso de Estudos Gerais permite aos alunos a possibilidade de estudar temas que até agora só se podiam encontrar em Faculdades diferentes. Podem frequentar disciplinas das oito Escolas, desde que salvaguardem os requisitos que cada uma exige. Podem estudar Línguas, Comunicação, Filosofia, História, Linguística, Literatura, Arqueologia, Arte, Cultura, Biologia, Bioquímica, Físico-Química, Matemática, Estatística, Expressão Plástica, Física, Geologia, Informática, Química, Economia e Gestão, Estudos Jurídicos, Psicologia, Ciência Política e Ciências da Motricidade. Contactar com matérias diversas permite uma maior aptidão para lidar com questões complexas e uma maior competência para a entrada no mercado de trabalho.
A Licenciatura em Estudos Gerais tem uma característica que a diferencia de todas as outras em Portugal: permite uma combinação única entre as artes, as humanidades e as ciências. Os estudantes podem construir o seu percurso curricular definindo o perfil que mais se adequa aos seus interesses. Vão poder contar com um tutor na orientação das suas escolhas.
Plano de estudos
Na licenciatura em Estudos Gerais nenhuma disciplina é obrigatória. A licenciatura permite uma combinação enorme de áreas de concentração, em majors e minors. Existem 23 majors e 43 minors. Haverá ainda um tronco comum, onde os alunos cumprem um requisito de língua estrangeira, escolhem entre um leque de instrumentos, debatem grandes questões que interessam às artes, às ciências e às humanidades e lêem textos fundamentais para estes três domínios: Platão e Jane Austen, Einstein e Joyce, Tolstoi e Darwin, Maquiavel e Stephen Hawking – e muitos mais. Saiba mais detalhes sobre a estrutura da licenciatura em Estudos Gerais aqui.
Informação legal
Ciclo de estudos acreditado por 6 anos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em 4 de junho de 2015. Atualmente, o ciclo de estudos encontra-se em processo de avaliação.
Registado pela Direção-Geral do Ensino Superior com o n.º R/A-Cr 69/2015/AL01. Estrutura curricular e plano de estudos publicados no Despacho n.º 4977/2017, em Diário da República, 2.ª série, n.º 106, de 1 de junho de 2017.
Saídas profissionais
O curso de Estudos Gerais serve para as pessoas poderem ser capazes de estudar e perceber coisas diferentes: do Big Bang a Homero, das leis da perspectiva à filosofia política, das culturas multimedia às línguas orientais. Para não serem ignorantes em Biologia, em História, em Matemática ou em Arte. Para serem capazes de distinguir uma falácia de um argumento, explicar-se através de um desenho ou ler estatísticas. Quem percebe coisas diferentes é mais capaz de fazer coisas diferentes. E quem é capaz de fazer coisas diferentes tem mais facilidade em encontrar emprego. Os empregadores vão poder encontrar nos licenciados em Estudos Gerais pessoas com formações mais completas e mais versáteis. Uma formação em Estudos Gerais vai aumentar muito a competitividade dos seus graduados num mercado de emprego global e em mutação constante. E, porque os nossos alunos vão organizar a sua formação superior de acordo com os seus interesses, a sua motivação irá também aumentar.
Saiba como se candidatar a este curso aqui