O ciclo de estudos conducente ao grau de Licenciado em Design de Comunicação, compreende seis semestres curriculares (três anos curriculares), sendo concedido o grau de licenciado a quem nele obtiver 180 ECTS.
Objetivos
O curso de Design de Comunicação promove práticas que expandam os discursos da disciplina para novos territórios de ação social e política. O programa forma futuros designers que se envolvam em práticas críticas, responsáveis e sustentáveis fundadas nas relações ética/estética, teoria/prática projetual. O plano de estudos reconhece a abrangência da prática — da imprensa à cultura digital —, bem como as suas especialidades e natureza interdisciplinar: design gráfico, design de informação, interação, edição, identidade, audiovisuais, etc. Para além dos domínios consagrados, promove a pesquisa por alternativas, de modo a posicionar as novas gerações de designers em estratégias de criação de valor numa sociedade global.
Informação legal
Ciclo de estudos acreditado por 6 anos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em 11 de maio de 2018.
Registado pela Direção-Geral do Ensino Superior com o n.º R/A-Cr 85/2018. Estrutura curricular e plano de estudos publicados no Despacho n.º 6840/2019, em Diário da República, 2ª série, n.º 145, de 31 de julho de 2019.
Coordenação científica
Consulte aqui a equipa de coordenação deste curso.
Plano curricular
Consulte aqui o Plano de Estudos (pdf) do curso.
Saiba mais sobre o regime de avaliação de conhecimentos, nomeadamente precedências, regras de inscrição e transição de ano curricular, no Guia Digital da Licenciatura.
Saídas Profissionais
Atividade do designer:
- Produção de marcas comerciais, logótipos;
- Tipografia/Editora – produção do livro, jornais, revistas, catálogos, folhetos, ilustração e fotomontagem;
- Produção de genéricos no cinema, anúncios televisivos, cd-roms, capas de discos e sites na internet;
- Produção de sinalização funcional de orientação e informação;
- Montagem de instalações e ambientes promocionais de promoção e exposição;
- Produção de campanhas comerciais (cartazes, tratamento do ponto de venda e de embalagens);
- Montagem de exposições, stands em feiras, organização de objectos no espaço (exposições permanentes, museus);
- Conservação de museus e do Património Artístico;
- Consultoria de Artes plásticas em Departamentos públicos ou privados de comunicação ou de planeamento urbano;
- Investigação;
Algumas áreas de intervenção do design de comunicação/gráfico:
- Logótipos;
- Imagem coordenada;
- Cartazes;
- Design editorial (livros/revistas/catálogos);
- Sinalização/sinalética;
- Web design;
- Ilustração.
Saiba como se candidatar a este curso aqui.