Doutoramento em associação, entre a Universidade do Porto e a Universidade de Lisboa, através das suas Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Apresentação
O Programa Doutoral em Educação Artística (pdEA) é um doutoramento conjunto entre a Universidade do Porto e a Universidade de Lisboa, através das suas Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Este curso inscreve-se no campo epistemológico e ontológico da educação artística, abrindo espaços de questionamento sobre as narrativas naturalizadas em torno das artes e dos seus relacionamentos com a educação. Assim, abre-se um espaço de pluralidade e de diferença em que os estudantes são convidados a ensaiar gestos singulares, simultaneamente informados pela sua inscrição em termos de um estado da arte internacional, em que pensem as relações dialógicas entre as práticas artísticas e as práticas educativas. O pdEA possibilita um trabalho de investigação avançada no campo das artes visuais, artes performativas, trabalho educativo em instituições artísticas e culturais, ensino artístico. Sendo um Doutoramento conjunto estabelecem-se diálogos e trânsitos entre as diferentes instituições ao nível da organização dos tempos letivos, seminários de trabalho, conferências e publicações.
Objetivos e resultados de aprendizagem
O curso visa desenvolver conhecimentos aprofundados no domínio da Educação Artística (EA) e competências sistemáticas de pesquisa, tanto do ponto de vista teórico-epistemológico como do ponto de vista metodológico, que permitam a resolução de problemas críticos na área da investigação e/ou da inovação ou o alargamento e a redefinição dos conhecimentos ou das práticas profissionais existentes num território que assumindo um espaço autónomo, envolve a área da Arte e das Ciências da Educação. Com a realização do ciclo de estudos pretende-se que os estudantes adquiram os seguintes conhecimentos e competências:
- Conhecer o campo da investigação em EA, a nível nacional e internacional;
- Desenvolver uma compreensão crítica da EA;
- Desenvolver práticas de ação/investigação no âmbito da EA com implicação em contextos comunitários, culturais, educativos e sociais;
- Implementar e aprofundar uma cultura de investigação integradora, própria das Artes, das Ciências da Educação e das disciplinas do conhecimento que lhes estão associadas;
- Contribuir para uma definição dos perfis de pesquisa de investigação a nível avançado, no campo da EA e da Investigação Artística;
- Definir critérios de pesquisa e de formulação de teses em EA e disseminar os seus produtos;
- Atuar como investigadores e profissionais de excelência, contribuindo para o progresso epistemológico e científico da EA e para melhorar a qualidade do sistema educativo nesta área;
- Integrar em grupos de investigação e/ou redes (inter)nacionais que trabalhem linhas e projetos de investigação similares.
coordenação científica
José Carlos de Paiva (Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto)
Jorge Ramos do Ó (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa)
plano curricular
Consulte aqui o plano de estudos do Doutoramento em Educação Artística (pdf).
Organização do ciclo de estudos
O ciclo de estudos organiza-se em dois polos, um na Universidade do Porto (UPorto) e outro na Universidade de Lisboa (ULisboa), correspondendo a dois grupos de estudantes, com um funcionamento que privilegia a mobilidade dos estudantes e a partilha de professores.
- A Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto e o Instituto da Educação da Universidade de Lisboa constituem, respetivamente, as sedes administrativas de cada polo (UPorto e ULisboa).
- O ciclo de estudos é constituído por 180 créditos ECTS.
- A conclusão do ciclo de estudos implica a inscrição e o pagamento de propinas por um período mínimo de três anos (seis semestres), em regime de tempo integral ou o referente ao período usado em regime de tempo parcial.
- O primeiro ano curricular, constituído por 60 créditos ECTS, corresponde a um curso não conferente de grau intitulado “curso de doutoramento” nos termos do disposto no artigo 31.º, n.º 3 do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 115/2013 de 7 de agosto.
- O ciclo de estudos é ainda constituído por 25 créditos ECTS correspondentes às unidades curriculares de apoio à escrita da Tese, organizadas nos 2.º e 3.º anos (Seminário de Escrita Científica, Práticas de Investigação I e Práticas de Investigação II), e pela Tese (95 créditos ECTS).
Regulamento do 3.º ciclo de estudos em Educação Artística (pdf).
Informação legal
Ciclo de estudos acreditado por 6 anos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em 31 de agosto de 2015. Atualmente, o ciclo de estudos encontra-se em processo de avaliação.
Registado pela Direção-Geral do Ensino Superior com o n.º R/A-Cr 291/2015. Estrutura curricular e plano de estudos publicados no Despacho n.º 13244/2015, em Diário da República, 2.ª série, n.º 227, de 19 de novembro de 2015.
quem se pode candidatar
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos:
- Os titulares do grau de mestre ou equivalente nas áreas de Belas Artes, Arquitetura, Artes Visuais, Música, Artes do Espetáculo, Design, História da Arte, Museologia, Ensino de Artes Visuais, Ciências da Educação, Educação e outras áreas afins;
- Os titulares de grau de licenciado ou equivalente nas áreas de Belas Artes, Arquitetura, Artes Visuais, Música, Artes do Espetáculo, Design, História da Arte, Museologia, Ensino de Artes Visuais, Ciências da Educação, Educação e outras áreas afins, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pela Comissão Científica como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos;
- Os detentores de um currículo artístico, científico, académico ou profissional relevante, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica.
Documentos necessários à candidatura
O processo de candidatura deverá ser instruído com os seguintes documentos:
- Certificado de conclusão de curso superior
- Curriculum vitae
- Cópia dos documentos de identificação (passaporte/CC/BI)
- Anteprojeto de investigação a inserir em “Outros documentos que considere pertinentes para aplicação dos critérios de seriação” (obrigatório)
Como apresentar a candidatura
Candidatura Online na Universidade do Porto
Candidatura Online na Universidade de Lisboa
Outras informações
Para mais informações poderá consultar o site do Doutoramento em Educação Artística ou os Serviços responsáveis das Escolas sedes administrativas de cada polo:
Universidade do Porto – Faculdade de Belas-Artes
Gabinete de Pós-Graduação – FBAUP
Telefone: (+351) 225192412
posgraduacao@fba.up.pt
Avenida de Rodrigues de Freitas, 265
4049–021 Porto, Portugal
Universidade de Lisboa – Instituto de Educação
Serviços Académicos – IE
Telefone: (+351) 217943788
sacademicosIE@ie.ulisboa.pt
Alameda da Universidade
1649-013 Lisboa, Portugal