O curso de doutoramento em Belas-Artes faculta uma especialização de topo na área das Belas-Artes. Funciona desde 2009 segundo o modelo de Bolonha. Os alunos de doutoramento têm acesso a uma ampla escolha formativa da responsabilidade de especialistas doutorados, ou convidados de mérito reconhecido, nas diversas áreas de opção.
Objetivos
Este curso inscreve-se no campo de saberes e práticas que a designação Belas-Artes integra na especificidade, na amplitude e na abertura fundadas pela tradição histórica das artes e confirmadas pelos contextos contemporâneos. O curso visa proporcionar formação avançada capaz de fornecer e fomentar competências adequadas ao prosseguimento de projetos artísticos e de estudos nos diversos domínios científicos de Belas-Artes através da afirmação dos contextos da sua investigação própria e da consolidação dos mesmos. Pretende também enriquecer a própria comunidade de investigação em arte, integrando experiências válidas caso a caso, em conformidade com níveis de exigência e perfil de cada área e especialidade de estudos. Com esta formação, deseja-se que os doutorandos fiquem aptos a desenvolver carreiras de investigação artística e científica autónomas, a integrar e coordenar equipas de trabalho em domínios pluridisciplinares nas várias especialidades, bem como a responder eficazmente a projetos de avaliação ou consultoria nessas áreas.
Áreas de especialização
A Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Belas-Artes, confere o grau de Doutor em Belas-Artes nas seguintes especialidades:
- Ciências da Arte e do Património
- Desenho
- Design de Comunicação
- Design de Equipamento
- Escultura
- Arte Multimédia
- Pintura
Coordenação científica
Consulte aqui a equipa de coordenação deste curso.
Plano curricular
Consulte aqui o plano de estudos do Doutoramento.
Organização do ciclo de estudos
O grau de doutor em Belas-Artes é conferido aos que tiverem obtido 180 ECTS, através da aprovação no Curso de Formação Avançada (60 ECTS) e da elaboração de uma tese original especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade, sua discussão e aprovação (120 ECTS).
Após a aprovação no Curso de Formação Avançada, os alunos devem proceder ao registo definitivo, no Conselho Científico, do tema e do plano da tese, com indicação dos fundamentos científicos da investigação, da metodologia a utilizar e dos objectivos a alcançar, tendo o registo a duração de cinco anos, improrrogáveis.
Descrição sumária
No primeiro ano, o Curso de Formação Avançada funciona através de unidades curriculares com as quais se pretende fundamentar a preparação de uma dissertação original, que se inicia no segundo semestre desse mesmo ano e se desenvolve nos seguintes.
Para além do apoio à preparação do projeto de dissertação, a primeira fase do curso oferece uma grande diversidade de abordagens e de possibilidades de pesquisa e permite grande liberdade de estabelecimento de opções, centrando no doutorando a responsabilidade pela definição do percurso mais ajustado às suas necessidades e interesses investigativos.
Por outro lado, a articulação com o Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA) permite a integração das pesquisas numa estrutura organizada para o efeito e creditada pela FCT, potenciando o seu desenvolvimento e divulgação.
Informação legal
Ciclo de estudos acreditado por 6 anos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em 8 de março de 2017. Registado pela Direção-Geral do Ensino Superior com o n.º R/A-Ef 1826/2011/LA01. Estrutura curricular e plano de estudos publicados no Despacho n.º 8717/2018, em Diário da República, 2.ª série, n.º 176, de 12 de setembro de 2018.
Outras informações
Saiba mais sobre o regime de avaliação de conhecimentos no Doutoramento em Belas-Artes aqui.
Horários
Consulte aqui o horário atualmente em vigor para o ciclo de estudos.
Quem se pode candidatar
São admitidos como candidatos à inscrição no curso:
- Os titulares de grau de mestre ou equivalente legal nas áreas de Belas-Artes – Escultura, Belas-Artes – Pintura, Artes Plásticas – Escultura, Artes Plásticas – Pintura, Design de Equipamento, Design de Comunicação, Arte Multimédia, Fotografia, Ciências da Arte, Desenho, Anatomia Artística, Ensino Artístico, Artes Visuais & Design, Engenharia, Arquitectura bem como outras de áreas idênticas ou afins.
- A título excepcional, os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, nas áreas de Belas-Artes – Escultura, Belas-Artes – Pintura, Artes Plásticas – Escultura, Artes Plásticas – Pintura, Design de Equipamento, Design de Comunicação, Arte Multimédia, Fotografia, Ciências da Arte, Desenho, Anatomia Artística, Ensino Artístico, Artes Visuais & Design, Engenharia, Arquitectura e idênticas ou afins, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão de Estudos Pós-Graduados da Faculdade de Belas-Artes.
COMO APRESENTAR A CANDIDATURA
A apresentação da candidatura é efetuada exclusivamente on-line, através da plataforma Fenix. Todas as informações relativas ao processo de candidatura (datas, vagas, documentos necessários e forma de submissão da candidatura) podem ser consultadas aqui.
Pela apresentação da candidatura é devida uma taxa de candidatura, não reembolsável.
PROPINAS
Consulte aqui a propina atualmente fixada para a frequência do curso.
O valor da propina para os estudantes em regime geral a tempo integral é fixado anualmente pelo Conselho Geral da Universidade de Lisboa, que pode, ao abrigo do Estatuto do Estudante Internacional, fixar valores diferenciados para os estudantes internacionais.
As propinas podem ser pagas em prestações, a definir pelo Conselho de Gestão da Faculdade de Belas-Artes.
Critérios de seleção e de seriação
Os candidatos ao Doutoramento em Belas-Artes são selecionados através da apreciação dos elementos de candidatura, sendo considerados os seguintes critérios de seriação para ordenação das candidaturas:
- Classificação do grau académico de que são titulares;
- Currículo académico, artístico, científico e profissional;
- Portfolio, quando aplicável;
- Anteprojeto de investigação;
- Poderá ser efetuada uma entrevista ao candidato, se a Comissão Científica do Doutoramento entender necessário.