chegar o pêlo à roupa
22 SETEMBRO > 14H00 I CORREDOR 1º PISO
No âmbito das Jornadas Europeias do Património realiza-se no dia 22 de setembro, a partir das 14h00, o projeto Chegar o Pêlo à Roupa: Demonstração de Técnicas Artesanais do Tratamento da Lã de Ana Margarida Valente.
A entrada é livre.
Os participantes ficarão a conhecer as raças de ovinos autóctones portuguesas e poderão observar, aprender e experimentar os vários passos do processamento da lã:
- Limpeza de lã lavada (remoção de resquícios de matéria vegetal);
- Cardagem;
- Fiação com fuso e com roda de fiar;
- Torção dos fios;
- Criação de meadas.
Os participantes terão oportunidade de sentir este material nos seus vários estados, desde a lã em bruto, à lã lavada, cardada, penteada, fiada e tecida.
Os participantes ficarão ainda a conhecer as raças de ovelhas autóctones portuguesas, através de cartazes com fotografias, e exemplos de lã de algumas delas.
As raças podem agrupar-se em três tipologias: ovelhas churras; ovelhas bordaleiras; e ovelhas merinas. São as seguintes:
- Bordaleira da Serra da Estrela;
- Churra da Terra Quente;
- Churra Galega Bragançana Branca;
- Churra Galega Bragançana Preta;
- Merina Branca;
- Merina Preta;
- Campaniça;
- Churra do Minho;
- Merina da Beira Baixa;
- Churra Galega Mirandesa;
- Bordaleira de Entre Douro e Minho;
- Saloia;
- Churra badana;
- Churra Mondegueira;
- Churra Algarvia;
- Churra do Campo.
Esta iniciativa tem o apoio de:
Retrosaria Rosa Pomar
Paula Neves, a Guardiã da lã – IG: @paulaneves_estudiotextil Ovibeira, Associação de Produtores Agropecuários ACOB, Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Churra Galega Bragançana ACOM, Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Churra Galega Mirandesa ANCOTEQ, Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Churra da Terra Quente