A Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa é a escola superior de ensino artístico mais antiga de Portugal. Com raízes na Academia de Belas-Artes fundada em 1836, a Faculdade de Belas-Artes tem vindo a transformar-se numa escola de ensino artístico vinculada à arte e ao design contemporâneos, com a permanente preocupação de ocupar um lugar atuante na cultura dos nossos dias.
A sua localização no centro histórico da cidade, no Convento de S. Francisco ao Chiado, a que pertence também o pólo de afirmação da modernidade em Lisboa desde o século XIX, corresponde fielmente ao espírito que a Faculdade de Belas-Artes pretende materializar: desenvolver uma cultura artística atenta ao nosso tempo e implementar competências artísticas e de investigação nos campos da arte e do design que respondam aos desafios que a circulação globalizada do saber hoje requer.
Áreas de ensino
A Faculdade de Belas-Artes oferece cursos nas áreas da Pintura, da Escultura, do Design de Equipamento, do Design de Comunicação, da Arte Multimédia, das Ciências da Arte e do Património e do Desenho ao nível graduado e pós graduado, bem como nas áreas da História e Ciências da Arte e do Património, Museologia, Curadoria e Desenho a nível pós-graduado. Em qualquer das áreas, a perspectiva transversal, que permite encontrar pontos de cruzamento e diálogo, está solidamente ancorada numa preocupação científica de investigação interdisciplinar.
O centro da actividade da Faculdade de Belas-Artes é a criação artística e o desenvolvimento de uma cultura de projecto no campo do design. Para o desenvolvimento destas competências, aposta num ensino que cruza o carácter de desenvolvimento prático de projectos com uma intensa formação teórica nas áreas da história de arte e do design, da estética e dos estudos culturais.
O que oferece a Faculdade de Belas-Artes
A cultura científica e artística da Faculdade de Belas-Artes, presente na forma como se adaptou às exigências de Bolonha, situa-se no cruzamento dos seguintes eixos:
- Uma ligação intensa entre os domínios teóricos e de prática artística, com a permanente preocupação de encontrar, no campo da produção teórico-textual como na aprendizagem de competências técnico-artísticas, as motivações e determinantes da cultura artística e de projecto dos nossos dias.
- Uma perspectiva claramente contemporânea sobre os domínios da arte, da imagem e do design que, no entanto, procura um permanente diálogo com a história das práticas criativas e com domínios adjacentes do saber artístico: a critica, as ciências sociais, a história de arte.
Nesse sentido, a Faculdade de Belas-Artes oferece uma relação entre teoria e prática, passado e presente, especificidade e integração na cultura que constituem o centro da sua perspectiva científica e pedagógica. Assim, a oferta da Faculdade de Belas-Artes nos três ciclos de ensino universitário (licenciatura, mestrado e doutoramento) corresponde às exigências contemporâneas no campo da arte e do design.
Integração no universo profissional
A transversalidade do ensino da Faculdade de Belas-Artes liga-se de forma profícua à diversidade das profissões artísticas: quer directamente como artistas ou designers, quer como técnicos ligados aos processos de produção de imagem, quer nos domínios da curadoria e da critica de arte, da produção expositiva ou no âmbito museológico, o ensino e a prática da Faculdade de Belas-Artes fornecem um conjunto de ferramentas abrangente para a integração no mercado artístico em sentido lato.