Nesta página poderá consultar uma compilação das mais importantes normas relativas ao funcionamento do processo pedagógico do Doutoramento em Belas-Artes, definidas no Regulamento de Estudos Pós-Graduados da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Caso possua dúvidas ou necessite de esclarecimentos adicionais, não hesite em contactar os Serviços Académicos da Faculdade através dos meios habituais.
A informação integral e detalhada sobre a regulamentação e legislação académica aplicável pode ser consultada aqui.
organização geral do curso
O ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor de Belas-Artes compreende duas fases:
- frequência e aprovação num Curso de Formação Avançada, com a duração de dois semestres, significando uma carga de trabalho do aluno correspondente a 60 ECTS;
- elaboração de uma tese original, sua discussão e aprovação.
O curso de Formação Avançada assume um caráter propedêutico e probatório, organizando-se de acordo com a estrutura curricular e plano de estudos definida, envolvendo a frequência de um conjunto organizado de unidades curriculares. A calendarização e o horário podem ser consultados aqui.
Desde o início do Curso de Formação Avançada, cada estudante tem um tutor que, ao longo do 1.º ano define com o doutorando:
- o programa de atividades a desenvolver no contexto do projeto em que está inscrito, bem como a sua frequência e/ou participação em atividades de natureza científica, artística e de design, de extensão nacional e internacional;
- o plano de trabalho conducente à formulação do seu projeto de tese.
As unidades curriculares não estão sujeitas a regime de precedências. Os doutorandos poderão transitar para o 2.º ano com uma unidade curricular do Curso de Formação Avançada por concluir.
Em baixo poderá obter consultar as regras de avaliação e outras informações, de acordo com a fase do ciclo de estudos de Doutoramento.
O Curso de Formação Avançada abrange as sete especialidades do Doutoramento em Belas-Artes e inscreve-se nas linhas de investigação desenvolvidas no CIEBA e no VICARTE podendo, sempre que se justifique, inserir-se em projetos de outras unidades de investigação em que colaborem docentes/investigadores da Faculdade.
Este Curso estrutura-se em torno de um conjunto de unidades curriculares que, funcionando em regime de Seminário, são convergentes na preparação de uma tese original, iniciada no primeiro semestre do 1.º ano e desenvolvida nos seguintes: Seminário de Metodologias de Investigação, Seminário de Investigação I e Seminário de Projeto I são as unidades do primeiro semestre; Seminário de Investigação II e Seminário de Projeto II integram o segundo.
1º Ano / 1º Semestre
Seminário de Metodologias de Investigação
1º ano | 1º semestre | 10 ECTS | Obrigatória | Semestral
Docente responsável
Coordenador do Doutoramento
Outros docentes que leccionam a unidade curricular
Um ou dois professores/investigadores designados por cada uma das especialidades, para lecionar duas sessões de duas horas (duas semanas), do total das vinte e oito horas correspondentes às catorze semanas da lecionação da unidade curricular.
Objetivos da unidade curricular e competências a desenvolver
O Seminário de Metodologias de Investigação é transversal a todas as especialidades e tem como objectivos a aquisição e desenvolvimento de competências ao nível do enquadramento geral das metodologias de investigação em Belas-Artes, nos domínios teórico, artístico e de design; a qualificação (analítica, selectiva e interpretativa) das opções de pesquisa e dos processos estruturantes da investigação conducente à elaboração da tese.
Conteúdos programáticos
Arte Multimédia
Neste módulo serão apresentados os aspectos específicos inerentes à pesquisa artística no âmbito de Arte Multimédia, quer do ponto de vista da elaboração de dissertação quer do ponto de vista do desenvolvimento de um projecto de pesquisa artístico. Neste âmbito, estabeleceremos pontes com o desenvolvimento de projectos – académicos, artísticos ou outros – quanto a requisitos, métodos, estratégias de implementação e análise. Serão ainda questionadas e apresentadas combinações de métodos e técnicas de avaliação, demonstradas com propostas aplicadas em contextos de investigação artística multimédia.
Ciências da Arte e do Património
Neste módulo são abordados os seguintes conteúdos:
- A investigação científica e as suas diferentes modalidades.
- Metodologias de investigação em ciências da arte.
- Desenvolvimento de um plano de investigação.
- Elaboração e apresentação da tese: aspectos práticos e técnicos.
Desenho
Neste módulo são abordados os seguintes conteúdos:
- As fontes do Desenho e a Literatura Artística.
Abordam-se as obras e os autores mais relevantes para o Desenho assim como os estudos orientadores.
- O Vocabulário do Desenho e as áreas científicas adjacentes.
Como falar e pensar o desenho. Extensões, cruzamentos e subsídios.
- “A Indisciplina do Desenho”
Uma metodologia do acto artístico é coisa que, afirma James Elkins, provavelmente não existe; a isso mesmo se deverá muita da ansiedade que pulula em torno da sua compreensão. O Desenho, a par de uma crescente e afirmada autonomia em relação às demais práticas artísticas, foi encetando um conjunto de indisciplinados desvios em relação ao que o caracterizava, tornando tão desconcertantes as continuidades quanto as rupturas introduzidas e fazendo com que “Desenhar” ganhasse novo sentido.
Centrado nos projectos individuais de trabalho de cada um dos alunos, procurar-se-á repensar o Desenho a partir do que foi “Fazê-lo”.
Design de Comunicação
A primeira sessão deste módulo aborda os princípios, métodos e técnicas básicas da investigação científica, em particular aquelas que respeitam à área do Design de Comunicação, e procura dotar o doutorando dos princípios teóricos e técnicos necessários à concepção, definição, estruturação, organização, planeamento e realização de um trabalho de investigação de nível pós-graduado. Na segunda sessão, permitindo a transferência de conhecimento e a facilitação de resultados em campos de investigação transdisciplinares, apresenta-se a metodologia de um projecto de investigação centrado nas dinâmicas e temáticas do design.
Design de Equipamento
Neste módulo é abordado o modo como de um modelo metodológico estabelecido e consagrado, producente certo de uma estrutura de tese (modelo dos cinco capítulos), se parte para a geração de uma estrutura metodológica específica para a investigação proposta.
Um caso próprio, no âmbito do design de equipamento.
Escultura
Neste módulo são apresentadas algumas abordagens metodológicas de investigação em Escultura. Para o efeito, três docentes da área são convidados a partilhar a sua experiência, enquanto escultores, designadamente no que se refere ao desenvolvimento de métodos de pesquisa e sistematização no âmbito de algumas linhas de investigação subjacentes à teoria e prática da escultura.
Pintura
A alegoria da pintura de Cesare Ripa mostra-nos uma figura amordaçada. Daqui pensa-se a obra enquanto potenciadora de espanto e silêncio e, simultaneamente, também de um infinito de discursos. Desta contradição surge a questão: como escrever sobre obras de arte?
Assim, é objetivo principal deste módulo proporcionar o acesso a vários instrumentos no domínio da pesquisa teórico-prática de Pintura, bem como a um conjunto de conhecimentos relativos à produção artística e aos seus processos de investigação.
Metodologias de ensino (avaliação incluída)
Ao longo das catorze semanas de aulas, cada uma das sete especialidades do curso dispõe de duas semanas (2h + 2h) para apresentar aos doutorandos as metodologias de investigação específicas dessa especialidade, previamente definidas no programa da unidade curricular. Os meios de ensino podem incluir projecção de imagens com identificação e análise de casos, leitura de textos, apresentação de bibliografias específicas, publicação impressa ou on-line de informações relevantes, etc.
Constitui instrumento de avaliação um ensaio sobre um tema relacionado com o projecto teórico, artístico e/ou de design a desenvolver no âmbito da tese.
- Estrutura do documento: I) Capa (modelo disponibilizado no Guia Digital do Doutoramento); II) Índice; III) Resumo/Abstract; IV) Introdução; V) Desenvolvimento; VI) Conclusão; VII) Bibliografia; VIII) Anexos (imagens e informação complementar).
- Extensão e formatação do documento: o documento deverá ter uma extensão máxima de doze páginas, das quais oito devem corresponder ao ensaio (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão). Deverá ser elaborado em páginas A4; Times New Roman; corpo 12; espaço entrelinhas 1,5; margens 3 cm; devendo ser submetido em formato digital pelas vias fixadas pela Comissão Científica do Doutoramento.
- Júri de avaliação: é designado pela Comissão Científica do Doutoramento e constituído por um mínimo de três elementos, dos quais um pode ser de área afim e/ou exterior à Faculdade.
- Critérios de avaliação e classificação: a) a adequada aplicação das metodologias fornecidas – 30%; b) a originalidade do ensaio – 30%; c) a pertinência e actualidade da informação relativamente aos conteúdos pesquisados – 30%; d) a clareza estrutural e formal do documento – 10%.
A classificação é atribuída numa escala de 0 a 20 valores.
Data limite de entrega do trabalho final (ano letivo 2024-25)
24 de janeiro de 2025.
Bibliografia principal
Arte Multimédia
Hannington, B.; Martin, B. (2012). Universal Methods of Design: 100 Ways to Research Complex Problems, Develop Innovative Ideas, and Design Effective Solutions. Rockport Publishers.
Practice Based Research in the Arts [s.d.]. Stanford University (MOOC). https://course.novoed.com/pbr (07.06.2018)
Research Methodologies for the Creative Arts & Humanities [s.d.]. Edith Cowan University Library. http://ecu.au.libguides.com/research-methodologies-creative-arts-humanities (07.06.2018)
Ciências da Arte e do Património
Correia, Ana; Mesquita, Anabela (2013). Mestrados & Doutoramentos. Estratégias para a elaboração de trabalhos científicos: o desafio da excelência. Porto: Vida Económica.
Coutinho, Clara (2013). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. 2ª ed. Coimbra: Almedina.
Desenho
Molina, Juan José Gómez (coord), Estratégias del Dibujo en el Arte Contemporáneo, Cátedra, 1999.
Schlosser, Julius, Die Kunstliteratur (1924), trad. Esther Benitez, La Literatura Artistica, Cátedra, Madrid, 1993.
Design de Comunicação
Laurel, B. (ed.) (2003), Design research: methods and perspectives, Cambridge, Massachusetts: The MIT Press.
Noble, I. (2005), Visual research: an introduction to research methodologies in graphic design, Lausanne: AVA Book.
Design de Equipamento
A divulgar brevemente.
Escultura
A divulgar brevemente.
Pintura
Cristóvão, Fernando (2001). Método. Sugestões Para a Elaboração de Um Ensaio ou Tese. Lisboa e Coimbra: Edições Colibri e C.E.L.E.P.U.C..
Didi-Huberman, Georges (2011). O Que Nós Vemos, O Que Nos Olha. Porto: Dafne Editora.
Seminário de Investigação I
1º ano | 1º semestre | 10 ECTS | Obrigatória| Semestral
Docente responsável
Designado pela Comissão Científica do Doutoramento.
Outros docentes que leccionam a unidade curricular
Professores/investigadores do CIEBA e do VICARTE, ou professores e investigadores de outras unidades orgânicas de ensino e investigação, com investigação desenvolvida na linha de investigação e/ou na área de especialidade em que a tese se inscreve.
Objetivos da unidade curricular e competências a desenvolver
O Seminário de Investigação I tem como objetivos:
- a aquisição de competências analíticas, selectivas e interpretativas, essenciais na fundamentação das opções de pesquisa e definição do projeto de investigação nos domínios teórico, artístico ou de design;
- o desenvolvimento de conhecimentos e competências em contexto real de investigação.
Conteúdos programáticos
Os conteúdos desta unidade curricular correspondem:
- aos conteúdos desenvolvidos na investigação produzida, e em curso, nas linhas de investigação desenvolvidas no CIEBA e no VICARTE ou em projectos de outras unidades de investigação em que colaborem professores/investigadores da Faculdade;
- aos conteúdos abordados pelos doutorandos no âmbito da definição e desenvolvimento do projecto de tese.
Metodologias de ensino (avaliação incluída)
As metodologias a adoptar inscrevem-se nas metodologias específicas dos projetos em que os doutorandos estão inseridos, tanto no que respeita à produção de eventos de natureza científica, artística ou de design, como o que envolve comunicações, posters, exposições, residências, etc., apresentadas nesse contexto.
Constitui instrumento de avaliação um texto crítico sobre o trabalho desenvolvido no âmbito das actividades da linha de investigação em que o projeto se integra.
- Estrutura do documento: I) Capa (modelo disponibilizado no Guia Digital do Doutoramento); II) Índice; III) Resumo/Abstract; IV) Introdução; V) Desenvolvimento; VI) Conclusão; VII) Bibliografia; VIII) Anexos (imagens e informação complementar).
- Extensão e formatação do documento: o documento deverá ter uma extensão máxima de doze páginas, das quais oito devem corresponder ao ensaio (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão). Deverá ser elaborado em páginas A4; Times New Roman; corpo 12; espaço entrelinhas 1,5; margens 3 cm; devendo ser submetido em formato digital pelas vias fixadas pela Comissão Científica do Doutoramento.
- Júri de avaliação: é designado pela Comissão Científica do Doutoramento e constituído por um mínimo de três elementos, dos quais um pode ser de área afim e/ou exterior à Faculdade.
- Critérios de avaliação e classificação: a) o impacto do contributo no contexto do projecto em que se insere – 30%; b) a originalidade dos conteúdos – 30%; c) a pertinência e actualidade da informação relativamente aos conteúdos pesquisados – 30%; d) a clareza estrutural e formal do documento – 10%.
A classificação é atribuída numa escala de 0 a 20 valores.
Data limite de entrega do trabalho final (ano letivo 2024-25)
24 de janeiro de 2025.
Bibliografia principal
A bibliografia é constituída pelo conjunto de referências necessárias ao desenvolvimento do projeto e pelas que o contextualizam nos projectos em que a investigação se insere.
Seminário de Projeto I
1º ano | 1º semestre | 10 ECTS | Obrigatória| Semestral
Docente responsável
Tutor.
Outros docentes que leccionam a unidade curricular
Professores/investigadores do CIEBA e do VICARTE, ou professores e investigadores de outras unidades orgânicas de ensino e investigação, com investigação desenvolvida na linha de investigação e/ou na área de especialidade em que a tese se inscreve.
Objetivos da unidade curricular e competências a desenvolver
O Seminário de Projeto I tem dois objetivos principais:
- o desenvolvimento de um plano de trabalho que implique a frequência e/ou participação em actividades de natureza científica, artística e de design, de extensão nacional e internacional;
- a definição de uma estrutura temática, conceptual, teórica, crítica e metodológica que sistematize o projecto conducente à formulação do projeto de tese, de acordo com o modelo adoptado.
- o desenvolvimento de competências de organização, inovação, apresentação, argumentação e exposição desse projeto.
Conteúdos programáticos
Os conteúdos correspondem aos conteúdos abordados pelos doutorandos no âmbito da definição e desenvolvimento do projecto de tese.
Metodologias de ensino (avaliação incluída)
Em regime tutorial, as metodologias a adoptar decorrem da especificidade do plano de trabalho que os doutorandos estão a iniciar, bem como das atividades de natureza teórica, artística ou de design, que o concretizam.
A avaliação incide sobre um relatório do trabalho realizado.
Constitui instrumento de avaliação um texto crítico sobre o trabalho desenvolvido no âmbito das actividades da linha de investigação em que o projeto se integra.
- Estrutura do documento: I) Capa (modelo disponibilizado no Guia Digital do Doutoramento); II) Índice; III) Resumo/Abstract; IV) Introdução; V) Desenvolvimento; VI) Conclusão; VII) Bibliografia; VIII) Anexos (imagens e informação complementar).
- Extensão e formatação do documento: o documento deverá ter uma extensão máxima de doze páginas, das quais oito devem corresponder ao ensaio (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão). Deverá ser elaborado em páginas A4; Times New Roman; corpo 12; espaço entrelinhas 1,5; margens 3 cm; devendo ser submetido em formato digital pelas vias fixadas pela Comissão Científica do Doutoramento.
- Júri de avaliação: é designado pela Comissão Científica do Doutoramento e constituído por um mínimo de três elementos, dos quais um é obrigatoriamente o Tutor, podendo outro ser de área afim e/ou exterior à Faculdade.
- Critérios de avaliação e classificação: a) o impacto do contributo no contexto da área científica em que se insere – 30%; b) a originalidade dos conteúdos – 30%; c) a pertinência e actualidade da informação relativamente aos conteúdos pesquisados – 30%; d) a clareza estrutural e formal do documento – 10%.
A classificação é atribuída numa escala de 0 a 20 valores.
Data limite de entrega do trabalho final (ano letivo 2024-25)
24 de janeiro de 2025.
Bibliografia principal
A bibliografia é constituída pelo conjunto de referências necessárias ao desenvolvimento do projeto e pelas que o contextualizam nos projetos em que a investigação se insere.
1.º Ano / 2º semestre
Seminário de Investigação II
1º ano | 2º semestre | 15 ECTS | Obrigatória | Semestral
Docente responsável
Designado pela Comissão Científica do Doutoramento.
Outros docentes que leccionam a unidade curricular
Professores/investigadores do CIEBA e do VICARTE, ou professores e investigadores de outras unidades orgânicas de ensino e investigação, com investigação desenvolvida na linha de investigação e/ou na área de especialidade em que a tese se inscreve.
Objetivos da unidade curricular e competências a desenvolver
O Seminário de Investigação II tem dois objetivos principais:
- a consolidação de conhecimentos, aptidões e competências a trabalhar pelos doutorandos em contexto real de investigação, designadamente as atividades promovidas pelo CIEBA, os projetos inscritos nas suas linhas temáticas ou, sempre que se justifique, noutras unidades de investigação de extensão nacional e internacional;
- a inserção dos projectos num enquadramento alargado que justifique a sua oportunidade e consolide qualidades analíticas, selectivas e interpretativas, essenciais na fundamentação nas opções de pesquisa e desenvolvimento da investigação nos domínios teórico, artístico ou de design.
Conteúdos programáticos
Os conteúdos desta unidade curricular correspondem:
- aos conteúdos desenvolvidos na investigação produzida, e em curso, nas linhas de investigação desenvolvidas no CIEBA e no VICARTE ou em projectos de outras unidades de investigação em que colaborem professores/investigadores da Faculdade;
- aos conteúdos abordados pelos doutorandos no âmbito da definição e desenvolvimento do projecto de tese.
Metodologias de ensino (avaliação incluída)
As metodologias a adoptar inscrevem-se nas metodologias específicas dos projetos em que os doutorandos estão inseridos, tanto no que respeita à produção de eventos de natureza teórica, artística ou de design, como o que envolve comunicações, posters, exposições, residências, etc., apresentadas nesse contexto.
Constitui instrumento de avaliação um texto crítico sobre o trabalho desenvolvido no âmbito das atividades da linha de investigação em que o projeto se integra.
- Estrutura do documento: I) Capa (modelo disponibilizado no Guia Digital do Doutoramento); II) Índice; III) Resumo/Abstract; IV) Introdução; V) Desenvolvimento; VI) Conclusão; VII) Bibliografia; VIII) Anexos (imagens e informação complementar).
- Extensão e formatação do documento: o documento deverá ter uma extensão máxima de doze páginas, das quais oito devem corresponder ao ensaio (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão). Deverá ser elaborado em páginas A4; Times New Roman; corpo 12; espaço entrelinhas 1,5; margens 3 cm; devendo ser submetido em formato digital pelas vias fixadas pela Comissão Científica do Doutoramento.
- Júri de avaliação: é designado pela Comissão Científica do Doutoramento e constituído por um mínimo de três elementos, dos quais um pode ser de área afim e/ou exterior à Faculdade.
- Critérios de avaliação e classificação: a) o impacto do contributo no contexto do projecto em que se insere – 30%; b) a originalidade dos conteúdos – 30%; c) a pertinência e actualidade da informação relativamente aos conteúdos pesquisados – 30%; d) a clareza estrutural e formal do documento – 10%.
A classificação é atribuída numa escala de 0 a 20 valores.
Data limite de entrega do trabalho final (ano letivo 2024-25)
9 de junho de 2025.
Bibliografia principal
A bibliografia é constituída pelo conjunto de referências necessárias ao desenvolvimento do projeto e pelas que o contextualizam nos projetos em que a investigação se insere.
Seminário de Projeto II
1º ano | 2º semestre | 15 ECTS | Obrigatória| Semestral
Docente Responsável
Tutor.
Outros docentes que leccionam a unidade curricular
Professores/investigadores do CIEBA e do VICARTE, ou professores e investigadores de outras unidades orgânicas de ensino e investigação, com investigação desenvolvida na linha de investigação e/ou na área de especialidade em que a tese se inscreve.
Objetivos da unidade curricular e competências a desenvolver
Seminário de Projeto II tem dois objetivos principais:
- o desenvolvimento de uma estrutura temática, conceptual, teórica, crítica e metodológica que sistematize o projeto conducente à formulação do projecto de tese, de acordo com o modelo adotado;
- a consolidação de competências de organização, inovação, apresentação, argumentação e exposição desse projeto.
Conteúdos programáticos
Os conteúdos correspondem aos conteúdos abordados pelos doutorandos no âmbito da definição e desenvolvimento do projecto de tese.
Metodologias de ensino (avaliação incluída)
Em regime tutorial, as metodologias a adoptar decorrem da especificidade do plano de trabalho que os doutorandos se encontram a desenvolver, bem como das atividades de natureza científica, artística ou de design, que o concretizam.
A avaliação incide sobre um relatório do trabalho realizado.
Constitui instrumento de avaliação um texto crítico sobre o trabalho desenvolvido no âmbito das atividades da linha de investigação em que o projeto se integra.
- Estrutura do documento: I) Capa (modelo disponibilizado no Guia Digital do Doutoramento); II) Índice; III) Resumo/Abstract; IV) Introdução; V) Desenvolvimento; VI) Conclusão; VII) Bibliografia; VIII) Anexos (imagens e informação complementar).
- 2. Extensão e formatação do documento: o documento deverá ter uma extensão máxima de doze páginas, das quais oito devem corresponder ao ensaio (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão). Deverá ser elaborado em páginas A4; Times New Roman; corpo 12; espaço entrelinhas 1,5; margens 3 cm; devendo ser submetido em formato digital pelas vias fixadas pela Comissão Científica do Doutoramento.
- 3. Júri de avaliação: é designado pela Comissão Científica do Doutoramento e constituído por um mínimo de três elementos, dos quais um é obrigatoriamente o Tutor, podendo outro ser de área afim e/ou exterior à Faculdade.
- 4. Critérios de avaliação e classificação: a) o impacto do contributo no contexto da área científica em que se insere – 30%; b) a originalidade dos conteúdos – 30%; c) a pertinência e actualidade da informação relativamente aos conteúdos pesquisados – 30%; d) a clareza estrutural e formal do documento – 10%.
A classificação é atribuída numa escala de 0 a 20 valores.
Data limite de entrega do trabalho final (ano letivo 2024-25)
9 de junho de 2025.
Bibliografia principal
A bibliografia é constituída pelo conjunto de referências necessárias ao desenvolvimento do projeto e pelas que o contextualizam nos projetos em que a investigação se insere.
A designação do orientador é realizada no início do 2.º ano do Doutoramento, após a conclusão da sua componente curricular.
A elaboração da tese de Doutoramento em Belas-Artes deve efetuar-se sob a orientação de um professor ou investigador doutorado da Faculdade de Belas-Artes.
No caso específico do Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento, a orientação pode ser realizada por um professor ou investigador doutorado de uma das Escolas associadas ao curso, no caso Instituto de Educação e Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Escola Superior de Dança, Escola Superior de Música e Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa.
Os docentes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa não poderão assumir a orientação da tese, uma vez que a Escola encontra-se apenas em colaboração.
O orientador da tese de Doutoramento deve ser da especialidade escolhida pelo doutorando.
A Comissão de Estudos Pós-Graduados designa o orientador, sob proposta do aluno e mediante aceitação expressa da pessoa proposta. Em casos devidamente justificados, a Comissão de Estudos Pós-Graduados pode designar, para além do orientador, um máximo de dois co-orientadores. O co-orientador pode ser um professor ou investigador doutorado de outra instituição de ensino superior e ou de investigação científica, nacional ou estrangeira (desde que esse co-orientador seja da especialidade assinalada pelo doutorando).
Nos doutoramentos em associação, caso o orientador designado não tenha vínculo a uma das Escolas associadas ou a uma unidade de investigação destas, o Conselho Científico deve designar um segundo orientador, professor ou investigador com o grau de doutor e com vínculo a uma das Escolas da Universidade de Lisboa.
A designação do orientador deve ser feita, em simultâneo, com o registo definitivo, junto da Comissão de Estudos Pós-Graduados, do tema e do plano da tese, com indicação dos fundamentos científicos da investigação, da metodologia a utilizar e dos objetivos a alcançar.
Como tal, todos os estudantes que iniciem o 2.º ano do Doutoramento devem proceder ao registo do tema da tese, dentro dos prazos fixados para o efeito, e através da plataforma Fenix (área de “Candidato”, seleção de processo de candidatura “Registo do Tema da Tese de Doutoramento”). Nesse momento devem submeter o documento (disponível para download abaixo), com o termo de aceitação da orientação, devidamente assinado pelo(s) orientador(es) proposto(s). Posteriormente, o processo será presente para apreciação da Comissão Científica do Doutoramento, em fase anterior à designação pela Comissão de Estudos Pós-Graduados. Caso o estudante proponha o acompanhamento, até o máximo de três orientadores, deve submeter igualmente o termo de aceitação da co-orientação, acompanhado dos respetivos Cvs, apenas se os docentes propostos não pertencerem à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Posteriormente, o processo será presente para aprovação da Comissão de Estudos Pós-Graduados.
Lista Docentes Doutorados da Faculdade de Belas-Artes (atualizado a 04/07/2022)
Seminário de Orientação I
2º ano | 1º semestre | 30 ECTS | Obrigatória | Semestral
Docente Responsável
Orientador(es) da tese
Objetivos da unidade curricular e competências a desenvolver
O Seminário de Orientação I tem como objetivos:
- a estabilização da questão central da tese e circunscrição do domínio a investigar; a enunciação do estado da arte, a determinação da estrutura, tanto ao nível das suas linhas gerais como no âmbito de aspectos específicos de natureza teórica, metodológica, artística ou de design, e a construção da bibliografia, segundo o formato estipulado no Guia Digital do curso;
- a originalidade da investigação no domínio em que se inscreve, designadamente no contexto das linhas de investigação do CIEBA, do VICARTE e/ou unidades de investigação em que colaborem docentes e/ou investigadores da Faculdade.
- o contributo da investigação para a área científica em que se insere.
Conteúdos programáticos
Os conteúdos a desenvolver integram:
- o conjunto de conteúdos específicos de cada projecto de tese, atendendo ao modelo adoptado – teórico ou teórico-prático -, na sua abrangência temática, conceptual, teórica, crítica e metodológica, bem como ao modo como ele se enquadra no projecto em que se inscreve ou no domínio da especialidade que o acolhe.
Consideram-se ainda os conteúdos relativos à metodologia do trabalho de investigação, bem como as dinâmicas de apresentação, argumentação e debate, atendendo ao modelo de tese adotado.
Metodologias de ensino (avaliação incluída)
A investigação conducente à elaboração da tese – de natureza teórica ou teórico-prática – é apoiada em sessões de carácter tutorial, com o orientador ou, caso existam, os orientadores.
As metodologias a adoptar envolvem a monitorização faseada do desenvolvimento da investigação, em sessões teórico-práticas que apoiam a elaboração do documento a apresentar na avaliação do final de semestre.
A avaliação incide sobre a apresentação oral, com a duração máxima de 25 minutos, de um texto crítico sobre o trabalho desenvolvido e sobre a sua argumentação perante um júri da especialidade.
- Extensão e formatação do texto: capa de acordo com o modelo aqui disponibilizado; o texto deverá ter uma extensão máxima de vinte páginas. Deverá ser elaborado em páginas A4; Times New Roman; corpo 12; espaço entrelinhas 1,5; margens 3 cm; devendo ser submetido em formato digital pelas vias fixadas pela Comissão Científica do Doutoramento.
- Júri de avaliação: é designado pela Comissão Científica do Doutoramento e constituído por um mínimo de três elementos, dos quais um pode ser de área afim e/ou exterior à Faculdade. No caso das teses de natureza teórico-prática, o júri pode integrar críticos, curadores ou artistas de reconhecido mérito nacional ou internacional.
- Critérios de avaliação e classificação: a) a originalidade da investigação e o seu contributo para a área científica em que se inscreve – 40%; b) a pertinência e actualidade da informação relativamente aos conteúdos pesquisados – 35%; a clareza estrutural e formal do texto e da apresentação – 25%.
A classificação é atribuída numa escala de 0 a 20 valores.
Data limite de entrega do trabalho final (ano letivo 2024-25)
24 de janeiro de 2025.
Apresentação presencial (ano letivo 2024-25)
Entre 10 e 21 de fevereiro de 2025.
Bibliografia principal
A bibliografia é constituída pelo conjunto de referências que contextualizam os projetos em que a investigação se insere, bem como as que são produzidas nesse contexto.
Seminário de Orientação II
2º ano | 2º semestre | 30 ECTS | Obrigatória | Semestral
Docente responsável
Orientador(es) da tese
Objetivos da unidade curricular e competências a desenvolver
Seminário de Orientação II tem como objetivos:
- a progressiva autonomia do doutorando, tanto no desenvolvimento do trabalho de investigação como no das iniciativas que, nesse contexto, possa vir a promover;
- a consolidação da estrutura conceptual, teórica, crítica e metodológica que a informa, segundo o formato estipulado no Guia Digital do curso;
- o desenvolvimento sustentado da investigação no quadro do seu contributo para a área científica em que se insere.
Conteúdos programáticos
Os conteúdos a desenvolver integram:
- os conteúdos específicos de cada projecto de tese, atendendo ao modelo adoptado – teórico ou teórico-prático -, na sua abrangência temática, conceptual, teórica, crítica e metodológica, bem como ao modo como ele se enquadra no projecto em que se inscreve ou no domínio da especialidade que o acolhe.
- os conteúdos relativos à metodologia do trabalho de investigação, bem como as dinâmicas de apresentação, argumentação e debate, atendendo ao modelo de tese adoptado.
Metodologias de ensino (avaliação incluída)
A investigação conducente à elaboração da tese – de natureza teórica ou teórico-prática – é apoiada em sessões de carácter tutorial, com o orientador ou, caso existam, os orientadores.
As metodologias a adoptar envolvem a monitorização faseada do desenvolvimento da investigação, em sessões teórico-práticas que apoiam a elaboração do documento a apresentar na avaliação do final de semestre.
A avaliação incide sobre a apresentação oral, com a duração máxima de 25 minutos, de um texto crítico sobre o trabalho desenvolvido e sobre a sua argumentação perante um júri da especialidade.
- Extensão e formatação do texto: capa de acordo com o modelo aqui disponibilizado; o texto deverá ter uma extensão máxima de vinte páginas. Deverá ser elaborado em páginas A4; Times New Roman; corpo 12; espaço entrelinhas 1,5; margens 3 cm; devendo ser submetido em formato digital pelas vias fixadas pela Comissão Científica do Doutoramento.
- Júri de avaliação: é designado pela Comissão Científica do Doutoramento e constituído por um mínimo de três elementos, dos quais um pode ser de área afim e/ou exterior à Faculdade. No caso das teses de natureza teórico-prática, o júri pode integrar críticos, curadores ou artistas de reconhecido mérito nacional ou internacional.
- Critérios de avaliação e classificação: a) a originalidade da investigação e o seu contributo para a área científica em que se inscreve – 40%; b) a pertinência e actualidade da informação relativamente aos conteúdos pesquisados – 35%; a clareza estrutural e formal do texto e da apresentação – 25%.
A classificação é atribuída numa escala de 0 a 20 valores.
Data limite de entrega do trabalho final (ano letivo 2024-25)
9 de junho de 2025.
Apresentação presencial (ano letivo 2024-25)
Entre 23 de junho e 4 de julho de 2025.
Bibliografia principal
A bibliografia é constituída pelo conjunto de referências que contextualizam os projetos em que a investigação se insere, bem como as que são produzidas nesse contexto.
3º ano | 1º e 2º semestre | 60 ECTS | Obrigatória | Anual
Docente Responsável
Orientador(es) da tese
Objetivos da unidade curricular e competências a desenvolver
Esta unidade curricular tem como objetivos:
- o aprofundamento da investigação conducente à construção e redacção do argumento que sustenta a tese;
- a conclusão do projeto artístico ou de design, caso o modelo adoptado seja teórico-prático;
- a finalização da tese, de acordo com o modelo adotado:
Tese teórico-prática – implica um mínimo de 150 e um máximo de 200 páginas (formato A4; Times New Roman; corpo 12; espaço entrelinhas 1,5; margens 3 cm). A Bibliografia, os Apêndices e os Anexos não entram na contagem das páginas. A componente prática deve estar convenientemente documentada, acompanhada de portefólio elucidativo da investigação desenvolvida.
Tese teórica – implica um mínimo de 250 e um máximo de 300 páginas (formato A4; Times New Roman; corpo 12; espaço entrelinhas 1,5; margens 3 cm). A Bibliografia, os Apêndices e os Anexos não entram na contagem das páginas.
Conteúdos programáticos
Os conteúdos a desenvolver decorrem da especificidade da tese e da opção do modelo que a concretiza.
Metodologias de ensino (avaliação incluída)
Acompanhamento, em regime tutorial, do cumprimento faseado das etapas finais da investigação e concretização, conducentes à finalização da tese.
A avaliação incide sobre o objecto tese concluído e a sua discussão em ato público perante um júri, nos termos previstos na lei.
Bibliografia principal
A bibliografia é constituída pelo conjunto de referências incluídas na tese.
As teses são entregues em suporte de papel e registo digital segundo as normas estabelecidas no Regulamento de Estudos de Pós-Graduação da Faculdade de Belas-Artes (Capítulo IV).
A tese provisória (submetida aquando do pedido de admissão a provas) é obrigatoriamente entregue em formato digital (pdf), sendo submetido através da plataforma Fenix.
É admitido na elaboração da tese o aproveitamento, total ou parcial, do resultado de trabalhos já publicados, mesmo em colaboração, devendo, neste caso, o candidato esclarecer qual a sua contribuição pessoal.
Estudantes inscritos no 3.º ano curricular no ano letivo 2023/2024
Para os estudantes inscritos no ano letivo de 2023/2024 (inscrição anual), a entrega da respetiva tese é efetuada nos Serviços Académicos da Faculdade, através do portal Fenix, até ao último dia útil do mês de outubro de 2024.
Os alunos que não procedam à entrega da dissertação/trabalho de projeto/relatório de estágio no prazo acima referido, deverão efetuar a renovação da inscrição, de 1 a 7 de novembro, passando a beneficiar das condições abaixo referidas.
Estudantes inscritos no 3.º ano curricular no ano letivo 2024/2025
Para os estudantes inscritos no ano letivo de 2024/2025 (inscrição anual), a entrega da respetiva tese é efetuada nos Serviços Académicos da Faculdade, através do portal Fenix, até ao último dia útil do mês de outubro de 2025.
Para os estudantes inscritos no ano letivo de 2024/2025, pela 4.ª inscrição e subsequentes, nos ciclos de estudo de Doutoramento, desde que exclusivamente para conclusão do trabalho final (inscrição somente em Tese), a entrega da respetiva tese de doutoramento poderá ser efetuada até 28 de fevereiro de 2025
Findo os prazos estabelecidos, e caso não proceda à entrega da tese, deverá efetuar a renovação da inscrição no ano letivo subsequente, sob pena de perder o estatuto de aluno da Faculdade de Belas-Artes, pelo facto de não possuir uma inscrição válida no ano letivo em decurso, com todas as penalidades que daí decorrem. Com o ato de inscrição passará a tornar-se devedor na íntegra das propinas em vigor, bem como da taxa de inscrição.
Limite máximo de inscrições
O limite máximo de inscrições para a conclusão do programa de doutoramento é de seis, que correspondem a 12 semestres em regime de tempo integral. Não obstante, cada ano em que o doutorando esteja inscrito em regime de tempo parcial é contabilizado como meio ano, para efeitos da duração máximo do ciclo de estudos.
O número de anos em que um doutorando pode estar inscrito em regime de tempo parcial não pode ultrapassar os quatro.
Para efeitos do cômputo do limite máximo de inscrições, são contabilizadas as inscrições realizadas a partir do ano letivo 2016/2017, inclusive, ano de entrada em vigor do Regulamento de Estudos de Pós-Graduação da Faculdade de Belas-Artes.
O documento da sua tese deve cumprir determinados requisitos – estabelecidos no Regulamento de Estudos de Pós-Graduação da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Belas-Artes – de modo a poder ser aceite e presente a júri. Para informações detalhadas, recomenda-se a consulta ao Regulamento de Estudos de Pós-Graduação da Faculdade de Belas-Artes (Capítulo IV).
O trabalho é obrigatoriamente entregue em formato digital (pdf), sendo submetido através da plataforma Fenix.
Formatação do trabalho final
A tese deve utilizar as seguintes normas de redação do documento: formato A4; Times New Roman; corpo 12; espaço entrelinhas 1,5; margens 3 cm.
Os sistemas e normas de apresentação e citação bibliográfica deverão ser obrigatórios e de base científica, sendo a escolha do estudante realizada em concordância com o orientador, mediante as características dos trabalhos, exigindo-se apenas a sua adequação aos processos universitários e científicos, a sua uniformidade ao longo do trabalho e a sua devida aplicação, formal e deontológica.
De igual modo, a redação do trabalho final deve respeitar as normas do novo acordo ortográfico da língua portuguesa.
Kit Gráfico – Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento – Modelo de capa e outros elementos de referenciação regulamentar (docx.)
O modelo de layout gráfico do trabalho final disponibilizado acima, com a inclusão da capa e outros elementos de referenciação regulamentar, é de utilização obrigatória. Deverá ser utilizado o kit gráfico correspondente ao Doutoramento frequentado (Belas-Artes, Artes, Educação Artística ou Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade).
O trabalho final deverá ter a seguinte sequência de apresentação:
- Capa;
- Folha de rosto;
- Declaração de autoria original;
- Resumos em português e noutra língua oficial da União Europeia, com um máximo de 300 palavras cada, até 5 palavras-chave em português e noutra língua oficial da União Europeia;
- Índice(s). Agradecimentos e dedicatórias deverão figurar em página própria, antecedendo o(s) índice(s);
- Corpo do trabalho strictu sensu.
Redação do trabalho final em língua estrangeira
A estudantes oriundos de países não-lusófonos, pode a Comissão Científica do Doutoramento autorizar a apresentação da tese escrita em língua estrangeira, devendo este ser acompanhado de um resumo mais desenvolvido em português, com uma extensão compreendida entre 1200 e 1500 palavras.
Para poder apresentar o trabalho final em língua estrangeira, deve formalizar o seu pedido através de requerimento específico dirigido à Comissão Científica do Doutoramento (entregue na Secretaria da Faculdade), juntamente com o registo do trabalho final, devendo anexar parecer do orientador proposto.
Elementos a entregar para a apresentação da tese
O estudante deverá submeter o pedido de realização das provas para apreciação e discussão pública da tese, no prazo definido para o efeito, em formato digital, exclusivamente através da plataforma Fenix da Faculdade de Belas-Artes.
- Para efetuar o pedido de admissão a provas deverá aceder ao sistema Fenix e autenticar-se com os dados da sua conta Campus@ULisboa. Caso tenha perdido o acesso à sua conta Campus@ULisboa, poderá efetuar a sua recuperação aqui
- Após aceder à aplicação, deverá selecionar o separador ‘Candidato’. Seguidamente, deverá criar o seu processo, escolhendo o regime de “Pedido de Admissão a Provas de Doutoramento”. Após estes passos, deverá preencher os dados solicitados no formulário eletrónico.
Nesse momento, o estudante deve submeter, em formato pdf, os seguintes elementos:
- 1 exemplar da tese de doutoramento (Importante: a plataforma Fenix admite a submissão de um ficheiro pdf, com um máximo de 65 Mb. É ainda admitido o envio de um ficheiro referente a Anexos, com um máximo de 15 Mb);
- 1 exemplar do curriculum vitae atualizado;
Os estudantes deverão ainda anexar uma declaração do(a) orientador(a) em como a tese se encontra concluída e em condições de ser apresentada em provas públicas.
Pela admissão a provas académicas de Doutoramento é cobrado um emolumento no valor de 350 EUR. De igual modo, aquando da submissão do seu trabalho final, deverá proceder ao preenchimento e submissão da declaração para divulgação do mesmo no Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de Lisboa.
Após a submissão do processo na plataforma Fenix, todas as comunicações e notificações, incluindo a mensagem com a data da realização da prova pública, serão efetuadas através de correio eletrónico, para o endereço de e-mail indicado como “Principal”, na ficha de dados pessoais do respetivo processo.
Pela admissão a provas académicas de Doutoramento é cobrado um emolumento no valor de 350 EUR.
Proposta de júri
Confirmada a correta apresentação da tese, a Comissão de Estudos Pós-Graduados da Faculdade submete a proposta de júri para aprovação pelo Presidente da Faculdade, no prazo de 30 dias úteis após a entrega desta. O júri é composto por um número mínimo de 4 vogais doutorados e por um número máximo de 7 vogais. Do júri fazem parte obrigatoriamente:
- o Reitor, que preside, ou quem dele receba delegação para esse fim;
- o orientador, sendo que sempre que exista mais do que um orientador apenas um pode integrar o júri;
- dois professores ou investigadores doutorados de outras instituições de ensino superior ou de investigação, nacionais ou estrangeiras.
A título excecional e devidamente justificado, pode ainda fazer parte do júri individualidade de reconhecida competência na área científica em que se insere a tese. O júri deve integrar, pelo menos, três professores ou investigadores do domínio científico em que se insere a tese.
Após a nomeação do júri, é enviado um exemplar da tese para cada um dos seus membros.
Reunião de júri
O júri reúne nos 60 dias úteis seguintes à sua nomeação, onde declara aceitar a tese apresentada e designa os arguentes ou relatores principais. No caso de não aceitação, recomenda fundamentadamente ao candidato a sua reformulação, concedendo o prazo máximo de 120 dias úteis, improrrogável. O candidato poderá proceder à reformulação da tese ou declarar que pretende mantê-la tal como a apresentou.
Marcação da prova pública
No prazo máximo de 30 dias úteis contados da data em que é aceite a tese, recebida a tese reformulada ou feita a declaração referida no parágrafo anterior, o Presidente do júri faz publicar um edital, com a marcação das provas de doutoramento. O candidato e os membros do júri são informados da data da prova pública pelos Serviços Académicos através de correio eletrónico.
Prova pública
O ato público de defesa consiste na discussão pública de uma tese original, cuja duração total não deve exceder 150 minutos. Antes do início da discussão pública da tese deve ser facultado ao candidato um período, nunca superior a 20 minutos, para apresentação liminar da sua tese.
Todos os vogais do júri devem intervir na discussão pública da tese, segundo uma distribuição concertada dos tempos, não podendo as intervenções dos membros do júri exceder globalmente metade do tempo disponível para a discussão. O candidato dispõe para as suas respostas de um tempo idêntico ao que tiver sido utilizado pelos membros do júri.
Desde que autorizados pelo presidente do júri, pode ser conferida a possibilidade de membros da assistência intervirem na discussão pública da tese ou dos trabalhos equivalentes, nomeadamente o orientador que não integra o júri.
Concluídas as provas, o júri reúne para apreciação e deliberação sobre a avaliação final do doutorando, sendo o resultado expresso através das menções de Recusado ou Aprovado.
Ao grau académico de doutor é atribuída pelo júri uma qualificação final, expressa pelas menções de Aprovado ou de Aprovado com Distinção, tendo em consideração as classificações obtidas nas unidades curriculares do curso de doutoramento e o mérito da tese, apreciada no ato público.
Aos estudantes que venham a obter a qualificação de Aprovado com Distinção por unanimidade, o júri pode ainda atribuir a qualificação de Aprovado com Distinção e Louvor nos casos em que os trabalhos do candidato e a tese por ele apresentada atinjam um nível de excecional relevância, quando, cumulativamente:
- A originalidade e o potencial impacto científico internacional dos trabalhos apresentados e os resultados de investigação relatados na tese contribuam significativamente para o alargamento das fronteiras do conhecimento no domínio de estudo;
- O candidato tenha obtido, no cálculo da média das classificações das unidades curriculares que integram o 1.º e 2.º anos do ciclo de estudos conducente ao grau de doutor, uma classificação não inferior a 16 valores. Para este efeito, a classificação será obtida através de média aritmética ponderada, calculada até às centésimas e arredondada às unidades (considerando-se como unidade a fração não inferior a 50 centésimas), sendo os coeficientes de ponderação correspondentes aos créditos ECTS atribuídos às unidades curriculares a que o estudante tenha obtido aprovação.