nossa terra nossa gente nossa luta, Visualidades Camponesas no Assentamento Zumbi dos Palmares
01 > 29 AGOSTO 2024 I CORREDOR AUDITÓRIO LAGOA HENRIQUES
Inaugura no dia 1 de agosto, às 16h00, no corredor do Auditório Lagoa Henriques, a exposição NOSSA TERRA NOSSA GENTE NOSSA LUTA, Visualidades Camponesas no Assentamento Zumbi dos Palmares, exposição de Leandro Souza a convite de Fábian Cevallos Vivar, com curadoria de Viviane Ramiro e Flávio Tonnetti.
A exposição apresenta um conjunto de imagens criadas por moradores e agentes que atuam no assentamento Zumbi dos Palmares, localizado na região norte do estado do Rio de Janeiro, Brasil. A partir da questão: “Se o assentamento fosse uma imagem, qual imagem seria?”, as imagens compõem descobertas visuais junto aos assentados da reforma agrária no contexto da pesquisa de doutorado do artista-professor-pesquisador Leandro Souza. A ocupação das terras da Usina São João, em 12 de abril de 1997, evidencia um espaço de resistência e produção da vida através do trabalho, do estudo e da cultura. Assim, a mostra inspira olhares sobre o território conquistado a parir da luta pelo direito constitucional à terra e empreendida pelo Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST).
ORGANIZAÇÃO
Leandro Souza, doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão, da Universidade Fluminense, investigador convidado (Bolsa PDSE/CAPES/2024) naFaculdade de Belas-Artes/ULisboa, mestre em Artes Visuais pela UERJ, artista-professor-pesquisador e Docente no Departamento de Artes Visuais do Colégio Pedro II – RJ.
CURADORIA
Viviane Ramiro, Doutora em Políticas Sociais pela UENF, Educadora e Agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT).
Flávio Tonnetti, Professor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Horário:
2ª a 6ª – 11h00/17h00
sábado – 11h00/15h30
Este evento é passível de ser fotografado e filmado e posteriormente divulgado publicamente.