corpos sonoros podem ser especulados
08 > 29 FEVEREIRO 2024 I BIBLIOTECA CAMÕES
Inaugura no dia 8 de fevereiro, às 18h30, na Biblioteca Camões, a exposição coletiva Corpos sonoros podem ser especulados. A exposição ficará patente até 29 de fevereiro.
Participantes: Ana Rodrigues, Giovanni Blandino, Igor Minin, Kasia Lendzion, Madalena Marques, Matilde Ferreira, Matilde Serra Miranda D’Ávila Winter, Sandra Correia, Vera Andrade, Wai In Chan.
Curadoria: Helena Elias, Marta Castelo, Naya Castillo
Este evento é passível de ser fotografado e filmado e posteriormente divulgado publicamente.
São facilmente identificados encontros quotidianos entre a cerâmica e a sua materialidade sonora. O de uma colher que alguém agita numa caneca de barro com leite. Um apito que se sopra ao virar da esquina. Uma sala de azulejos numa igreja que produz uma acústica específica. Um prato que bate no chão e se desfaz em pedaços. A nossa principal preocupação, enquanto professores do Estúdio de Cerâmica I do Mestrado em Ciências e Artes do Vidro e da Cerâmica, parceria da FCT-Unova/FBAUL e VICARTE, é estimular a capacidade de brincar com pastas cerâmicas de forma criativa e compreender o retorno da matéria ao trabalhar a tridimensionalidade. Por isso, esta exposição é o resultado de um breve workshop especulativo e experimental, que tem como objetivo entrelaçar barro e som, tornando assim multissensorial a experiência de ver a escultura cerâmica. O programa do evento juntou Naya Castillo e Hans Rutz do Spatial Design Lab da Universidade Técnica de Graz e Helena Elias e Marta Castelo, ambas professoras do departamento de Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
A presença de diferentes corpos de barro especulados em formas variadas, e que incluem espaços interiores que não são imediatamente visíveis, mas podem manifestar-se através da materialidade sonora como resposta ao toque da participação. Feedback é um termo utilizado no campo da música, que pode também significar: a reverberação de matérias cerâmicas; um processo através do qual se obtém uma opinião, informação e resposta ao que é abordado; ou ainda, uma modificação ou controlo de um processo ou sistema pelos seus efeitos. Ao mesmo tempo, o espaço que acolhe a exposição e a existência material nele contida também modulam as combinações possíveis de interação com quem o visita. Neste âmbito, igualmente se descentra a visão como construtor principal da visualidade. Matérias Vibrantes seguem o seu caminho, com certeza!