riact nº 6 — Investigação artística versus Investigação sobre arte – Quando a pintura rumina a ekphrasis
“J’eKphrase comme je respire [...]”
Hélène Cixous, “Quand H. C. essaie de s’excuser…”, Études françaises, 51(2), 25–35, 2015.
“If critics agree at all about ekphrasis, they stress the fact that it has been variously defined and variously used and that the definition ultimately depends on the particular argument to be deployed.”
Peter Wagner, (ed.), Icons – Texts – Iconotexts: Essays on Ekphrasis and Intermediality, Köln, Walter de Gruyter, 1996, p.11
“Entendons par ekphrasis la parole issue de l’image: non pas celle que nous pouvons prononcer à propos d’elle mais celle qu’elle nous propose ou suggère elle-même. L’ekphrasis à ce compte n’est pas un commentaire, ni une analyse, ni une évaluation de l’œuvre.”
Jean-Luc Nancy, “Ekphrasis”, Études françaises, 51(2), 25–35, 2015.
Na próxima RIACT vamos fazer a exploração da diferença entre investigação artística e investigação sobre arte, baseando parte substantiva da reflexão na ekphrasis, noção artística tantas vezes repudiada por artistas plásticos que viram e veem nela um perigo de usurpação daquilo que a expressão artística tem de mais fecundo e insubstituível. Na verdade, a ekphrasis foi e continua a ser — em novos e actuais moldes — um procedimento de interpretação e legitimação transversal a muitas criações artísticas, podendo assumir as mais diversas fundamentações (proporcionais à toda a liberdade interpretativa, como diz Jean-Luc Nancy no texto acima citado: “[...] il y a autant de modes de l’ekphrasis qu’il y a de façons de parler”), assim como as mais surpreendentes formas literárias, tendo muitas vezes retardado — e até minado — outras possibilidades de assimilação e interpretação das obras de arte.
A RIACT Nº6 explora aspectos essenciais da investigação artística enraizada na prática, com particular ênfase nos contributos da pintura para a erosão da ekphrasis enquanto procedimento que no passado foi central para a identificação e entendimento da prática pictural. De facto, com o desenvolvimento exponencial da investigação artística em pintura e áreas afins, seja na esfera académica, seja nas esferas que o não são (nem aspiram a ser), esta expressão artística tem vindo a desautorizar o excesso de vozes externas aos seus procedimentos e rituais, nomeadamente os lances judicativos que tendem a desenvolver investigação sobre arte de maneira invasiva e substitutiva da vida que caracteriza a plasticidade interna, mas porosa, da pintura.
Devido à actualidade desta mudança e alargamento de orientação investigativa, convidam-se artistas e autores a desenvolver uma abordagem crítica sobre as modalidades de ekphrasis que ao longo da história mais contribuíram para o hiato entre o pensamento pictural (inerente à plasticidade do fazer) e o pensamento sobre pintura excessivamente apoiado na “palavra” aureolada de metafísica, sem a devida exploração dos intervalos e das subtilezas existentes entre a reflexão teorética e a reflexão plástica e sensível, sendo a última a verdadeira fundadora de qualquer lance sobre o sentido da pintura.
Paralelamente aos objectivos acima indicados, para que esta orientação metodológica — a investigação artística baseada na emanação plástica da pintura — não se confunda com uma pobre adversidade ou inclinação niilista, serão tratadas diversas formas de harmonização entre Criação Artística, Investigação Artística e Investigação sobre Arte, explorando as afinidades e as diferenças entre si, sem sombra de subserviência de umas para com as outras metodologias, apelando à realização de um levantamento das características que aproximam e separam as três esferas. Convidam-se também os autores para um debate sobre as especificidades da investigação artística, no fundo, a auto-tematização da sua força e pertinência, no sentido em que realizar uma investigação com esta preocupação acrescida terá necessariamente como tema os caminhos e as caracterizações que a própria investigação artística baseada na emanação plástica da pintura pode assumir.
Temas em foco:
- Crítica da Ekphrasis e Investigação Artística
- Autosuficiência da Investigação em Pintura face à Investigação sobre Pintura
- Autonomia do Pensamento Pictural face ao Pensamento Estético-Filosófico
- Plasticidade e Semântica à luz da Investigação Artística
- Intermaterialidade na Investigação Pictural
- Fluxo Temporal, Torrente Pictural e Investigação Artística
- Cruzamento das hipóteses acima indicadas
Datas importantes
10 de janeiro: Submissão da proposta para a 1ª Revisão por pares.
10 de fevereiro: Resultados da 1ª Revisão
15 de março: Submissão da proposta para a 2ª Revisão por pares.
17 de abril: Resultados da 2ª Revisão
30 de maio: Edição dos ensaios submetidos e aprovados para a Nº6 da RIACT
Para obtenção de informações sobre a extensão da proposta e outras características editoriais, consultar o “Meta-artigo” (Características gerais da Proposta de Investigação a submeter) em http://riact.belasartes.ulisboa.pt/
Poderá também enviar correio electrónico para este endereço: riact.artisticresearch2030@gmail.com