Matérias Emergentes: uma proposta de coleção de Arte da Investigação Artística do Ensino Superior em Portugal
06 > 08 NOVEMBRO 2023 I FBAUL
De 6 a 8 de novembro de 2023, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, a equipa do EMERGING reúne-se para apresentar e debater os resultados do seu estudo com membros do ecossistema académico e a comunidade artística mais ampla. Durante este Think Tank, haverão duas Keynotes Lectures das professoras consultoras do projecto.
No dia 06 de novembro de 2023, às 17h, no Auditório Lagoa Henriques, a Professora Doutora Costanza Barbieri (Accademia di Belle Arti di Roma) apresenta: The Research Turn: Workshops, Academies and the Artists Status from Renaissance to Modernity, na qual Barbieri afirma: “Como historiadora da arte, especializada em Renascimento e Barroco, deparo-me frequentemente com a mudança académica e de investigação devido à alteração do status dos jovens artistas, que, nestas épocas, passavam do treinamento em oficinas para o sistema educacional das academias. Gostaria de demonstrar que um fator-chave nesse processo é a investigação artística e a inovação tecnológica, transformando o cenário da cópia passiva das obras do mestre para a invenção de novos conhecimentos, frequentemente registados por patentes. Seguindo o método experimental que Leonardo aplicou pela primeira vez à investigação artística, artistas como Ugo da Carpi, Sebastiano del Piombo e Parmigianino desenvolveram novas técnicas de pintura e impressão e, ao mesmo tempo, procuraram novos suportes para pintura em pedra, mármore ou cobre, em paralelo com os escultores. Investigação e inovação, elementos fundamentais no sistema europeu de avaliação educacional, ainda não são reconhecidos como estratégias fundamentais na abordagem da arte, em consonância com todas as outras disciplinas. Esse aspecto requer a nossa atenção, pois fornece uma explicação até mesmo para as lacunas atuais nos programas de doutoramento em muitos países europeus”.
Já no dia 07 de novembro, também às 17h, no Auditório Lagoa Henriques, a Professora Doutora Maibritt Borgen (Royal Danish Academy of Fine Arts) apresenta: Responding to conditions from within – fostering purposeful infrastructures for artistic research.
“As palavras podem permitir-nos articular e comunicar as realizações que ocorrem por meio do pensamento material, mas como um modo de pensamento, o pensamento material envolve uma resposta específica à inteligência dos materiais e processos na prática. O pensamento material é a magia de lidar com eles.”
Prof. Barbara Bolt
Levando em consideração a história específica, o quadro académico e a estrutura administrativa do doutoramento em investigação em artes baseada na prática, existente na Dinamarca, esta palestra propõe pensar um doutoramento baseado na prática da investigação artista como uma resposta a um conjunto de condições internas. Se um projeto de doutoramento encapsula um pensamento material inerte enraizado nas particularidades da prática artística, no conhecimento incorporado do artista e no diálogo interdisciplinar com outros campos, como podemos, em resposta, promover infraestruturas propositadas para a investigação artística a partir dessas condições?”
Ambas as palestras também podem ser assistidas online através do link zoom:
Programa - 6/11
Sala 2.07
Sessão com a equipa EMERGING e as consultoras do projeto Constanza Barbieri, Maibritt Borgen e Sofia Marçal
17h Conferência no Auditório Lagoa Henriques (presencial e online)
Costanza Barbieri. The Research Turn: Workshops, Academies and the Artists Status from Renaissance to Modernity.
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/91279221396?pwd=NkpYL2ZLb2tWQTM3Y0ZGY3dPQllXZz09
ID da reunião: 912 7922 1396
Senha: 308623
::::::::::::::::::::::::
Programa 7/11
10h às 16h
Auditório Lagoa Henriques (presencial e online)
Apresentação dos resultados da pesquisa EMERGING
17h Conferência no Auditório Lagoa Henriques (presencial)
Maibritt Borgen. Responding to conditions from within – fostering purposeful infrastructures for artistic research.
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95319029295?pwd=OGsrWHg3RU5oc1p6d2pDdmdaam5YUT09
ID da reunião: 953 1902 9295
Senha: 573261
::::::::::::::::::::::::
Programa 8 /11
10h às 13h
Auditório Lagoa Henriques (presencial e online)
Apresentação da coleção universitária de arte arC artistic research collection
Inscrição gratuita, mas obrigatória (presencial e online) para os dias 7 e 8 de novembro: fernandomoletta@edu.ulisboa.pt
Biografias
Constanza Barbieri é Professora de História da Arte Moderna e História do Design na Academia de Belas Artes de Roma. Realizou o seu doutoramento na Universidade “Sapienza” de Roma e também obteve seu Ph.D. com bolsa da Universidade Rutgers, a Universidade Estadual de Nova Jersey. É especialista em Sebastiano del Piombo e tem se envolvido de forma mais ampla com o Cinquecento, temas iconográficos e iconológicos, bem como contextos visuais em relação à história das ideias. Possui uma extensa lista de publicações e tem organizado diversas exposições e conferências, incluindo a exposição “Michelangelo e Sebastiano del Piombo” em 2017.
Maibritt Borgen é directora do Laboratório de Pesquisa em Artes e professora associada de Teoria da Arte na Real Academia Dinamarquesa de Belas Artes. Borgen possui um Ph.D. em história da arte pela Universidade de Yale e é ex-aluna do Programa de Estudos Independentes Whitney em Nova York. A sua pesquisa envolve múltiplas interligações entre arte e tecnologia no período pós-guerra, bem como as condições para a produção de conhecimento (ou consciência) por meio da investigação artística. Atualmente, ela está a trabalhar na produção de um artigo sobre os momentos fundadores da vida digital e suas manifestações visuais e lidera o projeto de pesquisa artística Materialidades Digitais na Real Academia Dinamarquesa de Belas Artes. Em 2023, ela co-organizou a Escola de Verão de Utrecht Supervisão da Pesquisa Artística e Baseada em Prática.
Desde que existe em Portugal programas de doutoramento e pós-doutoramento teórico-prático em arte que diversos artistas têm vindo a desenvolver o seu trabalho em contexto académico. Esta atividade gerou a constituição de comunidades de investigação que muito contribuíram para o avanço do conhecimento na área das belas-artes de que o projeto Matérias Emergentes: uma proposta de coleção de Arte da Investigação Artística do Ensino Superior em Portugal é um excelente exemplo. O consórcio de universidades públicas e privadas estabelecido pelos seus membros investigadores, possibilitou aprofundar o conhecimento sobre a investigação artística no país, mas dar passos igualmente fundamentais na compreensão e estudo da arte contemporânea.
EMERGING é um projeto de investigação piloto, financiado pela FCT, que se desenvolve a partir da experiência de artistas e professores universitários colocados em posições estratégicas em várias instituições do ensino superior artístico. São também orientadores e investigadores experientes afiliados em Centros de I&D na intersecção das áreas do Desenho, Escultura, Arte Pública, Pintura, Dança, Performance, Multimédia, Novos Media e Museologia. O bolseiro que integra o projeto é o seu membro mais jovem, possui um mestrado em Escultura, e colabora ativamente no estudo da art based research sobre a qual este projeto incide.
De 6 a 8 de novembro de 2023, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, a equipa do EMERGING reúne-se para apresentar e debater os resultados do seu estudo com membros do ecossistema académico e a comunidade artística mais ampla. Durante três dias daremos a conhecer o trabalho que sistematiza a investigação artística produzida nas universidades portuguesas, entre 2009 e 2022, e que está na origem da coleção universitária de arte arC artistic research collection.
Investigadores / Researchers
Helena Elias (PI), Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Sofia Ponte (CO-PI), IADE – Universidade Europeia
Jorge Marques, Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto
Beatriz Cantinho, Escola das Artes da Universidade de Évora
Sérgio Vicente, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Joao Castro Silva, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Pedro Cardoso, Universidade de Aveiro
Margarida Alves, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Bolseiro de Investigação / Research grantee
Fernando Flores Moletta, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Consultores / Consultants
Costanza Barbieri, Accademia di Belle Arti di Roma
Maibritt Borgen , Royal Academy of Fine Arts, Copenhagen
Sofia Marçal, ICOM/ Museu de História Natural da Universidade de Lisboa
Duração do projecto (18 Meses)
10 de março 2023 a 10 de setembro 2024
Contacto / Contact
sofia.ponte@universidadeeuropeia.pt
Projecto financiado pela FCT. Referência: 2022.06772.PTDC