alunos da fbaul na ermida — prémio de pintura 2ª edição
24 JULHO > 04 SETEMBRO 2021 I ERMIDA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Inaugura no dia 24 de Julho; às 14h00, na Ermida de Nossa Senhora da Conceição, a exposição Prémio de Pintura – Alunos da FBAUL – 2ª edição. A exposição ficará patente até 4 de Setembro.
Informamos que este evento é passível de ser registado e posteriormente divulgado nos meios de comunicação da instituição através de fotografia e vídeo.
A 2ª edição do Prémio de Pintura – Alunos da FBAUL na Travessa da Ermida resulta de um entendimento protocolado entre a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) e o Projeto Travessa da Ermida onde este pretende promover e acolher uma exposição coletiva dedicada à Pintura, da autoria dos alunos da FBAUL. Por isso anualmente, através de um concurso aberto a todos os artistas / alunos da faculdade, são incentivados, através de regulamento, a apresentarem propostas artísticas de Pintura para efeitos de uma seleção de obras.
Sem implicar juízo qualitativo de outras formas de expressão e representação visual, e de criação de imagem, nomeadamente aquelas que envolvem processos tecnológicos, esta iniciativa está condicionado à Pintura, sendo esta encarada conforme se enuncia no regulamento: “…A Pintura é considerada simultaneamente como campo de conhecimento e investigação teóricos da expressão artística e como técnica de expressão artística. Por um lado, realçam-se as ideias e os debates que, historicamente, estruturam o campo da Teoria da Arte. Por outro lado, destaca-se a articulação destas ideias com a produção artística e as transformações técnicas da Pintura que delas resultam…”.
Nesta edição estiveram presentes vinte e oito jovens artistas, provenientes de diversos cursos, com variadíssimas propostas de alta qualidade, as quais dificultaram imenso a seleção. Por isto, em vez dos três premiados previstos no regulamento, foram premiados seis artistas com uma exposição de grupo no singularíssimo espaço do Projeto Travessa da Ermida.
A globalidade dos trabalhos em concurso de vinte e oito artistas, evidenciando sempre um pensamento intrínseco à realização artística, cultural e social do seu tempo, possui também uma qualidade plástica com a indispensável capacidade de engajamento do espectador com a obra. Mas de todo este conjunto, apenas seis artistas foram selecionados.
Estes seis artistas são o Matheus Novaes, que argumenta o seu trabalho numa ligação muito íntima com a natureza, a Ana Moraes, que mostra um conjunto de papéis pintados, desenhados, colados e anotados como representações dos lugares que comandam a vida, a Rita Máximo que trabalha as coisas da matéria e da natureza em jogos texturais de equilíbrios e de pesos, a Lúcia Fernandes, que constrói um universo poético filosófico e expressionistas onde Deus está em coma, a Myrian Baidoum, que nos envolve nos problemas sociais e humanos do nosso tempo e o Olavo Costa que, pelo modo discreto do desenho, sabe evocar as questões dos erotismos.
Trata-se de um excelente conjunto de trabalhos, numa exposição na Travessa da Ermida, em Belém / Lisboa, que inaugura no dia 24 de julho e está patente ao público até 4 de setembro de 2021.
Lisboa 13 de julho de 2021
Ilídio Salteiro