gab-a online — galerias abertas das belas-artes — submissão de vídeos
SUBMISSÃO DE VÍDEOS
As GAB-A, Galerias Abertas das Belas-Artes não se realizam em 2020 por causa das causas que todos conhecem e vivem: COVID-19.
No entanto esta infeliz ocorrência não nos pode impedir de procurarmos outros meios para atingirmos os mesmos fins: feira e fórum de arte, ou seja, troca e debate de bens ideias e pensamentos.
Devemos procurar soluções uma vez que o trabalho, estudo e investigação sobre arte nunca acabará.
Assim, nesta sua 14ª edição, decidimos dar um outro formato às GAB-A: GAB-A online
O desejo dos artistas é o encontro com a arte.
Os artistas são representantes de todos.
No campo das artes plásticas, artes visuais, belas-artes, arte e design, arte e ciência ou artes, os artistas são constantemente confrontados com verbos primordiais: ser, saber e fazer (o quê? como? porquê? quanto? quando? quem?). Verbos que implicam muitas perguntas abertas e outras tantas respostas, misturando Arte com Vida num perpétuo movimento.
Estamos a contactar com tempos de mudança de inumeráveis paradigmas: os modos de vida que estavam perfeitamente enraizados, e eram dados como adquiridos no íntimo de cada um de nós, voltarão ao seu modelo? E se voltarem, não serão vistos como os modos de vida antigos? Como irão ser os tempos posteriores a esta crise? E que repercussões terão em nós a ausência de contacto social?
Esta pandemia demonstrará que a Natureza, a Vida e a Arte estão intimamente ligadas com muitas fragilidades, algumas imagináveis outras inimagináveis. Perante elas podemos questionar como será vista a arte anterior a esta pandemia? Como arte antiga? E como será a arte posterior a esta pandemia? Como arte contemporânea?
Iremos adotar as mesmas atitudes e possuir os mesmos valores de referência?
Uma vez confrontados com uma situação que tem mobilizado serviços de saúde, de segurança e de fornecimento de bens básicos, só nos resta confiar no futuro e projetarmos propostas e soluções que propiciem o crescimento de todos. Que propiciem bem-estar! Porque esta é a nobre essencialidade da arte.
E o individualismo do artista, tão característico nos seus modos, nunca é um ato egocêntrico, mas sim uma dádiva nascida do seu íntimo, que este, solidariamente, partilha com a comunidade.
Partindo do princípio de que a obra que está a ser feita aqui e agora será a obra do amanhã, apela-se a toda a comunidade discente para uma participação nas GAB-A que, nesta sua 14ª edição, irá ter um formato digital disponibilizado na Internet.
No tempo presente, tudo que se pensa e sabe, tudo o que se faz e como se faz, interessa a todos porque serão os paradigmas de uma identidade coletiva.
O que pensas sobre aquilo que produzes?
O que sabes?
Como fazes?
Neste rodopiar e fervilhar de pensamento, que forma poderá possuir uma obra (Arte)?
O que cada artista decide realizar e partilhar ficará feito! E será sempre um contributo para o enriquecimento de todos!
Deste modo convidamos os nossos alunos, de qualquer um dos três ciclos de estudos, a realizarem um pequeno vídeo para ser publicado no canal gaba.fbaul do Youtube, que permita
vermos algo genuinamente pessoal.
Como deve ser este vídeo?
- Um meio para dizer e/ou mostrar as obras feitas pelo seu autor. Pode ser realizado por um simples telemóvel.
- Uma partilha pública de um modo de fazer, de um processo, de um pensamento sobre uma obra, um projeto ou arte.
- Terá 2 minutos a 5 minutos no máximo.
-
MUITO IMPORTANTE
Inserir no primeiro frame do vídeo:
nome do artista
título
dataSó serão publicados os vídeos que respeitem esta estrutura; não deve constar o número de aluno, nem o curso, nem o ano curricular.
- O formato do vídeo é MP4, ou similar compatível com o Youtube.
- Enviar para gaba.fbaul@edu.ulisboa.pt (por WeTransfer, se necessário), escrevendo no email os seguintes elementos: nome, nº de aluno, curso e ano que frequenta em 2020
- Cada artista pode entregar mais do que um vídeo.
- O envio para este endereço corresponderá à autorização de publicação nos espaços Internet e ao uso que a FBAUL decidir.
Participem!
Comissão Científica
Professores responsáveis da FBAUL
Cristóvão Valente Pereira
Fernando António Batista Pereira
Ilídio Salteiro
João Castro Silva
João Paulo Queiroz
Jorge dos Reis
Manuel Gantes