crise de identidade
02 > 13 OUTUBRO I GALERIA BELAS-ARTES
Inaugura no dia 2 de outubro, às 18h30, na Galeria das Belas-Artes e na Galeria da Associação de Estudantes, a exposição Crise de Identidade.
Coordenação: António Nicolas e Pedro Almeida
A exposição de Design de Comunicação da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa é um evento que se realiza, de forma ininterrupta, há já 7 anos, sempre com uma temática diferente. O seu principal objetivo é dar a conhecer aquela que é a prática do Design de Comunicação no contexto desta instituição de ensino.
O projeto Crise de Identidade propõe-se a retratar a juventude dos nossos dias como geração-baloiço, à procura de equilíbrio, num tempo plural, de opostos e de escolhas. Os objetos expostos (de carácter interativo, editorial ou audiovisual), são resultado do trabalho do último ano da Licenciatura em Design de Comunicação de jovens designers, alunos finalistas no ano letivo 2017/18, e pretendem concretizar os sentimentos de uma geração face à ordem das coisas e do seu tempo.
horário |schedule
2ª a sáb › 11h–19h
encerra domingos e feriados
monday to saturday › 11am to 7pm
Paralelamente à exposição, vários eventos de cariz cultural associados ao projeto serão dinamizados, também na Faculdade de Belas-Artes. Além da inauguração da exposição, no dia 2 de Outubro, contamos com conversas e a exibição de documentários.
PROGRAMA
CONFERÊNCIAS
Youth Culture and Design —Elise By Olsen
8 de outubro, 19h00, escadaria da Capela das Belas-Artes
Elise By Olsen é editora e curadora baseada em Oslo, Noruega. Aos 13 anos, foi internacionalmente reconhecida como “a editora-chefe mais jovem do mundo” pelo seu trabalho na Revista Recens Paper, sobre cultura jovem.
Após demissão da Recens ao atingir a maioridade, Elise iniciou uma nova revista, agora de nome Wallet, onde se debruça sobre crítica e estruturas de poder no mundo da moda.
Além de editora, Elise By Olsen trabalha como consultora de marca, curadora de exposições e ainda como oradora em várias universidades.
Dia 8 de outubro, na FBAUL, falará sobre o seu período de crescimento e trabalho em volta da cultura jovem e da atual relação que essa cultura tem com objetos print como revistas.
Graphic Design – Print/Digital — Desisto + Under the Cover
9 de outubro, 19h00, escadaria da Capela das Belas-Artes
Desisto é uma plataforma multidisciplinar independente, criada em 2013 por Margarida Borges e Ricardo Martins, que mais recentemente passou a operar também como estúdio de Design Gráfico depois de receber José Mendes.
Responsável por projetos próprios, desenvolve trabalho nos campos cultural e comercial. O estúdio dedica-se principalmente a projetos na área da Identidade Visual, Branding, Projetos Editoriais, Design de Exposições / Cenários e Web Design, com um foco particular na tipografia e produção.
Dia 9 de outubro, juntam-se à Under The Cover para discutir o futuro do print do ponto de vista dos produtores (estúdio) e dos distribuidores (loja).
under the cover
under the cover é uma livraria contemporânea sediada em Lisboa, perto do Parque Gulbenkian e do Centro de Arte Moderna. Oferece uma ampla gama de revistas, jornais e livros internacionais cuidadosamente escolhidos para inspirar o leitor moderno.
Os materiais de leitura que dispõem abrangem todo tipo de tópicos, desde arte, moda, fotografia, comida, viagens, arquitetura, cultura e sociedade, até design, literatura e música.
Design e Identidade — Mário Moura
10 de outubro, 19h00, Auditório Lagoa Henriques
Mário Moura é crítico de design, conferencista e blogger. Leciona atualmente História e Crítica do Design na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, integrando também o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS). Escreve regularmente para jornais, revistas e no blogue The Ressabiator. É autor do livro Design em Tempos de Crise (Braço de Ferro, 2009) e editor da revista Monumentânea (Grandes Armazéns do Design).
Estará a 10 de outubro na FBAUL para falar sobre o seu último livro, O Design que o Design não vê (Orfeu Negro, 2018) onde explora a relação do design com questões de género, raça e classe.
Graphic Design —Studio Degrau
11 de outubro, 19h00, escadaria da Capela das Belas-Artes
No dia 12 de outubro, o estúdio Degrau apresentará o seu trabalho, elaborando sobre a forma como o digital/virtual veio alterar a relação entre designer e cliente, designer e público, e público e os próprios objetos de design.
DOCUMENTÁRIOS
Y? – RETRATO GERACIONAL
Como nos vemos | Como nos vêem | Comos somos
— Daniela Oliveira, Inês Bacalhau e Madalena Anjos
4 de outubro, 19h00, Sala de Convívio da AEFBAUL
1 — Entrevistas a jovens millennials sobre sua geração e o sentimento de ser jovem;
2 — Cruzamento de reflexões de indivíduos de outras gerações para entender como estes podem contribuir para uma análise mais aprofundada;
3 — A geração através da lente de jovens fotógrafos que se debruçam sobre a temática da juventude
IN THE MOOD FOR LOVE?
Amor, Sexo e Geração
— Ana Adelino, Ana Simões e Luís Guerreiro
Permanente na exposição no espaço media na Galeria das Belas-Artes
Nesta época em que o sexting se torna a nova forma de cartas de amor e o gosto numa foto o novo piscar de olho num bar, serão as relações amorosas de hoje mais banais ou vulgares que as de gerações anteriores? São mais instantâneas, isso sem dúvida. Talvez até descartáveis? — Com a tomada de poder das redes sociais, que permitem agora um contacto constante e facilitado com o outro, estará o amor e a verdadeira intimidade em vias de extinção?
Para memória futura, será produzido um catálogo da exposição assim como um jornal, com ensaios temáticos assinados por docentes e alunos, em torno do tema da identidade e da juventude. Toda a atividade projetual e demais informações serão divulgadas no website e nas redes sociais do projeto.
Informamos que este evento será registado e posteriormente divulgado nos meios de comunicação da instituição através de fotografia e vídeo.