renovação de inscrição
As renovações de inscrição nas unidades curriculares (disciplinas) e turnos (turmas) são efetuadas semestralmente, dentro dos prazos indicados nesta página, exclusivamente através do portal Fenix.
Para proceder à renovação da inscrição, deverá previamente certificar-se que:
- Possui acesso à conta Campus/Edu@ULisboa;
- Não possui propinas ou outros valores em débito;
- Tem os dados do documento de identificação atualizados no portal Fenix;
- Conhece detalhadamente o plano de estudos do seu curso e as regras de inscrições aplicáveis.
O processo on-line é extremamente simples e intuitivo. No entanto, alertamos para a necessidade de ler atentamente as instruções de utilização abaixo, antes de iniciar o processo.
Instruções para renovação de inscrição on-line - 2023/2024 (PDF)
PRAZOS DE inscrição A DECORRER
ano letivo 2024/2025 | 1.º e 2.º semestre
- a partir das 10h00 de dia 2 e até às 23h00 do dia 20 de setembro.
Durante este período de inscrição os estudantes poderão fazer alteração à inscrição em unidades curriculares do 1 e 2.º semestre.
Deverá consultar o plano de estudos do curso que frequenta no seguinte link. Para informações mais detalhadas sobre o regime de avaliação, em particular sobre as regras para a elaboração e entrega da dissertação/ trabalho de projeto, sugerimos a consulta ao Guia Digital do Mestrado, no seguinte link.
O processo on-line é extremamente simples e intuitivo. No entanto, alertamos para a necessidade de ler atentamente as instruções de utilização abaixo, antes de iniciar o processo.
Instruções para renovação de inscrição on-line - 2023/2024 (PDF)
Caso os Serviços Académicos detetem alguma anomalia ou incorreção no processo de inscrição poderão proceder à retificação ou não-aceitação do mesmo. Sublinhamos que não é permitida a frequência de unidades curriculares sem efetivar previamente a sua inscrição nas mesmas e nos seus turnos, pelo que só poderá frequentar as aulas das unidades curriculares escolhidas após concluído o seu processo de inscrição, sob pena da frequência curricular e de todos os atos curriculares praticados serem considerados nulos.
sou bolseiro ou vou pedir bolsa de estudos. como fazer?
Caso tenha requerido bolsa de estudos junto dos Serviço de Ação Social apenas tem de proceder ao pagamento das propinas a partir do momento em que tenha conhecimento da decisão sobre o pedido de bolsa. Contudo, é necessário apresentar nos Serviços Académicos da Faculdade o respetivo comprovativo de pedido de bolsa (utilize preferencialmente o envio do documento digitalizado para academicos@belasartes.ulisboa.pt) e os estudantes ficam, no entanto, sujeitos ao pagamento da taxa de inscrição.
Caso transite para o 2.º ano curricular do Mestrado, irá iniciar a realização da sua dissertação/trabalho de projeto. Nesse sentido, deve proceder ao registo do tema do trabalho final bem como à proposta de designação de orientador. Todas as informações sobre este processo devem ser consultados no Guia Digital do Mestrado.
Os estudantes de mestrado que procedam a uma inscrição adicional no último ano do curso para concluírem a Dissertação/Trabalho de Projeto/Relatório de Estágio (sendo que apenas podem estar inscritos na unidade curricular da Dissertação/Trabalho de Projeto/Relatório de Estágio, sendo ainda admitida a frequência simultânea do Seminário de apoio à elaboração do trabalho final), poderão optar pela frequência e pagamento de apenas um semestre de propina, devendo neste caso apresentar o pedido de admissão a provas de Mestrado obrigatoriamente até ao final do 1.º semestre letivo. Caso não apresentem o trabalho final até essa data, passarão a pagar a propina anual, podendo aí entregar a tese até à data limite fixada para o respetivo ano letivo.
Os estudantes que pretendam usufruir desta modalidade, deverão previamente informar os Serviços Académicos através de e-mail, devendo posteriormente realizar a inscrição de forma normal. A inscrição deverá ser sempre realizada nos dois semestres, sendo a propina calculada inicialmente para todo o ano (valor global). Caso a entrega do trabalho final seja realizada até ao termo do 1.º semestre, o aluno fica obrigado ao pagamento de apenas um semestre de propina, o que corresponde às cinco primeiras prestações da propina anual.
Caso o trabalho final não seja entregue até final do 1.º semestre, o estudante passa automaticamente a ser devedor da propina anual integral, podendo aí entregar a tese até à data limite fixada para o respetivo ano letivo.
Relembra-se que os estudantes de mestrado que procedam a uma renovação de inscrição no último ano do curso e que se inscrevam apenas na unidade curricular de Dissertação/Trabalho de Projeto/Relatório de Estágio, não podem solicitar a passagem ao regime de tempo parcial, quando esta unidade curricular, no cômputo dos dois semestres do ano letivo, possua mais do que 30 ECTS.
Após concluir a sua inscrição on-line pode proceder automática e autonomamente a alterações na mesma (eliminar unidades curriculares, adicionar unidades curriculares, mudar turnos) diretamente no Fenix. As alterações na inscrição podem ser efetuadas durante todo o período das inscrições.
Após o termo do período de inscrições, não serão aceites pedidos de alteração na inscrição.
O título de transporte passe «sub23@superior.pt» tem os seguintes descontos:
- 60 % para os estudantes beneficiários da Ação Social no Ensino Superior;
- 25 % para os restantes estudantes do ensino superior.
O pedido do «passe sub23@superior.pt» deve ser realizado mediante apresentação, junto do operador de transporte público, da declaração segundo o modelo constante da Portaria n.º 982-B/2009. A declaração pode ser solicitada através do Fenix, para assinatura eletrónica qualificada pelos Serviços. Para tal, deverá aceder à opção ‘Pessoal’ > ‘Serviços’ > ‘Requerimentos’, e em seguida criar o seu pedido.
Poderá em alternativa preencher e validar o formulário para o pedido do «passe sub23@superior.tp» diretamente nos Serviços Académicos.
Recuperação da senha Campus/Edu@ULisboa
Para recuperar a sua password para acesso ao Fenix deverá aceder ao seguinte link.
Inscrições (dúvidas mais frequentes)
- Quantos ECTS preciso para transitar de ano?
- Como faço para selecionar um orientador para o meu trabalho final de Mestrado?
- Onde posso consultar os horários?
- Qual o valor das propinas?
- Até que data me posso inscrever a melhoria de nota?
- O que é o aluno a tempo parcial e o que tenho de fazer para me inscrever neste regime?
- Qual o limite máximo de ECTS a que me posso inscrever em cada semestre?
Pode também consultar a página de FAQ’s da Faculdade.
Caso possua alguma dúvida ou necessite de apoio adicional no processo de inscrição, não hesite em contactar os Serviços Académicos, através dos meios habituais, preferencialmente através do e-mail academicos@belasartes.ulisboa.pt.