colóquio expressão múltipla — teoria e prática do desenho
24–25/11/2017, 10H-13H e 15H-18H | AUDITÓRIO LAGOA HENRIQUES
comissão científica
Luisa Arruda — FBAUL
Artur Ramos — FBAUL
José Maria Lopes — FAUP
Fabio Cerdera — UFRRJ
comissão organizadora
Luisa Arruda (coord.)
Aline Basso
Alexandre Guedes
Vinicius Gomes
Expressão múltipla: Teoria e Prática do Desenho constitui um Encontro-Colóquio organizado e dedicado aos doutorandos em Belas-Artes/Desenho. Inclui ainda doutorados pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e por universidades brasileiras. O ponto de partida para as comunicações são as investigações de doutoramento em andamento ou concluídas. Como objectivo principal pretende-se evidenciar a multiplicidade de perspectivas sobre o desenho, apontando para as relações entre a teoria e a prática. Em consequência, realiza-se uma exposição de desenhos dos participantes, EM Linha, em que são apresentadas também as investigações gráficas. Esta organização dupla permite uma reflexão mais abrangente sobre os valores da prática e da teoria e as hipóteses de conexão entre elas no âmbito da investigação académica. O Encontro vai ser realizado nos dias 24 e 25 de Novembro no Auditório Lagoa Henriques nas Belas-Artes e a exposição abrirá no dia 23 de novembro, às 17h, na Galeria Bessa Pereira.
exposição em linha
24–30/11/2017, das 14h às 19h
inauguração dia 23 de novembro às 18h
Galeria Bessa Pereira
Rua de São Bento 426, Lisboa, Portugal
curadoria
Juan Gonçalves
comissão organizadora
Luisa Arruda (coord.)
Aline Basso
Alexandre Guedes
Vinicius Gomes
artistas
Alexandre Guedes
Aline Basso
Armando Caseirão
Artur Ramos
Beatriz Manteigas
Fábio Cerdera
Filipa Pontes
Inês Henriques
José Maria Lopes
Klaus Reis
Luisa Arruda
Miguel Duarte
Natacha Antão
Salmo Dansa
Vinicius Gomes
O desenho pode ser visto como uma expressão polifacetada, contextualizando, nesta situação, a linha como um elemento básico dessa expressão. Ao reunir um conjunto de trabalhos de artistas de diferentes nacionalidades, a exposição «Em Linha» procura, como premissa, explorar a multiplicidade de formas pelas quais o desenho é produzido. «Em Linha» pretende, pois, remeter para uma ideia de transformação: trabalhos alinhados e articulados num determinado espaço que comungam em si a prática do desenho como condição primeira, mas que, sob uma condição heterotópica influenciada pelo poder da linha, nos direcionam para uma outra realidade, uma dimensão que abre caminho a toda e qualquer interpretação — uma linha que se move por dentro e se manifesta por fora.