Desenho de Vieira Lusitano apresentado pela primeira vez, publicamente, na FBAUL, adquirido pelo Museu de Lisboa
Desenho de Vieira Lusitano desaparecido há décadas e que foi apresentado pela primeira vez, publicamente, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, numa conferência de imprensa realizada no dia 2 de junho de 2016, foi adquirido pelo Museu de Lisboa.
Cumpre-se assim o grande objetivo da apresentação feita pela Faculdade de Belas-Artes: a permanência desta importante obra em Portugal e a sua integração numa coleção pública. A aquisição pelo Museu de Lisboa é a plena concretização deste objetivo.
O desenho (sanguínea sobre papel, 63 x 37 cm), que estava desaparecido há várias décadas, é um dos dois estudos conhecidos de Vieira Lusitano para o tecto da antiga Basílica dos Mártires de Lisboa, completamente destruída durante o terramoto de 1755. O outro, com as mesmas dimensões, encontra-se no Museu de Évora.
O desenho descoberto pelo antiquário António Pereira da Trindade e analisado e estudado por Victor dos Reis, professor e presidente da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), data de 1750 e foi encomendado pelo Rei D. João V.