in situ — projeto de valorização do património das belas-artes
Sabia que, nos corredores da Faculdade de Belas-Artes, pode encontrar réplicas de obras essenciais da civilização ocidental, como é o caso de O Grupo de Laocoonte, bem como de obras de grandes mestres da escultura portuguesa, tais como Fernando Pessoa de Lagoa Henriques?
É verdade. A nossa Faculdade é detentora de um património rico em história e valor artístico e científico.
Ao percorrer a instituição pode contemplar exemplares das coleções de Escultura e Pintura, expostos com intenção de cumprir a função pedagógica que lhes foi incumbida.
No entanto, para além da sua utilidade prática, este património vive de uma identidade artística própria. Uma existência que deve ser elogiada na exposição do objeto cultural e dada a conhecer a toda a comunidade académica.
E é exatamente neste contexto que surge o projeto In Situ, uma iniciativa desenvolvida no âmbito da dissertação de mestrado em Museologia e Museografia da aluna Beatriz Bento e que a Faculdade de Belas-Artes está a implementar, com o propósito de aprimorar a apresentação do património exposto na instituição e, assim, a comunicação com a comunidade que com ele interage.
Para a concretização deste projeto ser bem-sucedida é fundamental envolver alunos, professores e funcionários e é exatamente nesse sentido que a Faculdade está a trabalhar!
Vá acompanhando o progresso deste projeto através do site e do Facebook das Belas-Artes!
patrocínio