inshadow – exposição e masterclass
EXPOSIÇÃO – 24 NOVEMBRO > 15 DEZEMBRO I GALERIA FBAUL //// MASTERCLASS – 30 NOVEMBRO > 17H00
Inshadow
8º FESTIVAL INTERNACIONAL DE VÍDEO, PERFORMANCE E TECNOLOGIA
10 de Novembro a 15 de Dezembro 2016
No âmbito do 8º Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologia realiza-se no dia 30 de novembro, a partir das 17h00,uma conversa informal com dois Artistas convidados:
_Elsa Montenegro, autora do video-dança Hundred Sculptures of Sembah
_José Carlos Neves, autor da obra Um botão Vermelho, integrada na exposição Inshadow.
EXPOSIÇÃO
O mundo presta-se à sombra. A sombra, as sombras. A luz projecta-as e esconde-as. As sombras soltam-se, deixam passar luz, luzes. As sombras iluminam-se, entre si. Iluminam-nos. Os corpos, imprevisivelmente, encontram-se e advinham o seu caminho, imaginam a sua sombra.
De 24 de Novembro a 15 de Dezembro, o Festival InShadow marca pela primeira vez presença na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Do cruzamento entre tecnologia e arte são apresentadas as instalações “holográficas” In Vitro de Andrea Santini e Francesca Sarah Toich (IT) e Box de |acsc| (PT), dedicadas aos conceitos de genética e escala, o conjunto de fotografias To be de Henrique Frazão e as instalações intercativas de João de Goes e José Carlos Neves, Defestra e Um botão vermelho, respectivamente, artistas nacionais com peças em estreia absoluta que questionam o lugar do corpo e a sua intervenção com o espaço.
Os vídeos dos artistas internacionais Sense of Place de Antonella Mignone e Cristiano Panepuccia (IT) , Revolution de Andy Dockett e Betania Gonzalez(CL), e All Rot de Max Hattler (DE), estreiam-se em Portugal e completam a dinâmica entre corpo e imagem, aproximando estas duas matérias.
O Festival InShadow apresenta várias iniciativas para quem procura o encontro entre o cinema e a dança, a sua programação centra-se na criação artística transdisciplinar repartida pelas categorias do vídeo-dança, documentário, instalação, exposição e performance.
O tema da sombra estende-se por Lisboa num ano de estreias e mudanças. Na sua 8ª edição, o mapa do Festival InShadow transforma-se para chegar a novos lugares: Teatro Camões, Museu do Oriente, Cinemateca Portuguesa, Museu da Marioneta, Fundação Portuguesa das Comunicações, Teatro do Bairro, Espaço Santa Catarina, Espaço Cultural das Mercês, Galeria das Salgadeiras, RA Lisboa e Galeria da Faculdade de Belas-Artes, são os espaços de acolhimento do Festival InShadow.
Nesta edição, o corpo volta a ser imaginado na sombra.