Mestrado a decorrer em associação com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
apresentação e Objetivos
O Mestrado em Arte e Ciência do Vidro e da Cerâmica é uma proposta da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, através da Unidade de Investigação VICARTE – Vidro e Cerâmica para as Artes. O mestrado propõe um programa de paridade inovadora e a possibilidade de efectiva transdisciplinaridade entre os campos conceptuais da Arte e da Ciência, bem como as afinidades materiais, processuais e discursivas do Vidro e da Cerâmica. Na profundidade desse tratamento paralelo e cruzado, na sua reflexão e prática, criam-se as condições para o surgimento de novos resultados. Espera-se que percorrendo este caminho, os alunos explorem as referidas relações no âmbito da sinalização autoral, melhorem as capacidades críticas e beneficiem do treino e agilização das capacidades de comunicação e divulgação de resultados como parte integrante dos projectos trabalhados.
Coordenação científica
Professora Auxiliar Márcia Vilarigues (FCT-NOVA)
Professor Auxiliar Pedro Fortuna (FBA-ULisboa)
Outros membros da Comissão Científica
Professor Auxiliar Fernando Quintas (FBA-ULisboa)
Doutora Andreia Ruivo (VICARTE)
Professora Rita Andreia Macedo (FCT-NOVA)
Corpo docente previsto
Andreia Ruivo, Química – Ciência do Vidro, VICARTE
António Jorge Parola, Química, FCT-NOVA
Cristina Azevedo Tavares, Ciências da Arte e do Património, FBA-ULisboa
Fernando Baeta Quintas, Pintura, FBA-ULisboa
Inês Coutinho, C&R – Cerâmica e Vidro, FCT-NOVA
Isabel Dâmaso, Design de Equipamento, FBA-ULisboa
Márcia Gomes Vilarigues, C&R – Ciência do Vidro, FCT-NOVA
Pedro Matos Fortuna, Pintura, FBA-ULisboa
Richard Craig Meitner, Escultura, FCT-NOVA
Rita Andreia Macedo, C&R – Teoria de Arte, FCT-NOVA
Robert Wiley, Escultura, FCT-NOVA
Teresa Maria Almeida, Pintura,FBA-UP
Plano curricular
Consulte aqui o Plano de Estudos (pdf)
Organização do ciclo de estudos
O grau de Mestre em Arte e Ciência do Vidro e da Cerâmica é conferido aos que tiverem obtido 120 ECTS, através da aprovação no curso de mestrado (90 ECTS) e da aprovação na defesa de um trabalho final (30 ECTS) – Dissertação/ Trabalho de Projecto/ Relatório do Estágio em Arte e Ciência do Vidro e da Cerâmica – de natureza científica original.
Todas as aulas são lecionadas em inglês com exceção de Metodologias de Investigação, lecionada em português.
O contacto com os docentes, a informação crescente e o interesse pessoal, deverá permitir aos alunos trabalhar no Seminário do Projecto de Dissertação/do Trabalho de Projecto/ do Estágio, apresentando a respectiva proposta, no campo e especialidade da sua escolha, ainda durante o Curso de Mestrado. No último semestre o trabalho deve evoluir para uma Dissertação Teórica, a concretização do Projecto Artístico teórico-prático, cujo texto paralelo será concertado casuisticamente ou a realização do Estágio, acompanhado de relatório final. Nesta fase os alunos serão orientados por um professor do campo científico e outro do artístico, conforme respectivos Regulamentos de Estudos Pós-Graduados das faculdades parceiras. Estes trabalhos finais serão apresentados publicamente e defendidos perante um júri a nomear
Informação legal
Ciclo de estudos acreditado por 6 anos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em 2017. Atualmente, o ciclo de estudos encontra-se em processo de avaliação.
Registado pela Direção-Geral do Ensino Superior com o n.º R/A-Ef 1834/2011, de 18/03/2011 e registo de alteração n.º R/A-Ef 1834/2011/AL01.
Horários
No Mestrado em Arte e Ciência do Vidro e da Cerâmica o horário previsto é semanal, em tempo integral diurno.
Quem se pode candidatar
São admitidos como candidatos à inscrição no Mestrado em Arte e Ciência do Vidro e da Cerâmica:
- Os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas de Belas-Artes, Artes Plásticas, Artes Visuais, Arquitectura, Química, Física, Materiais, Conservação e Restauro e outras áreas afins, sem prejuízo de outros mediante apreciação curricular, realizada pela Coordenação do Mestrado;
- Os titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo nas áreas de Belas-Artes-Escultura, Artes Plásticas-Escultura, Artes Visuais-Escultura & Design, Arquitectura, Química, Física, Materiais, Conservação e Restauro, sem prejuízo de outros e mediante apreciação curricular, realizada pela Coordenação do Mestrado;
- Os titulares de um grau académico superior estrangeiro na área de Belas-Artes, Artes Plásticas, Artes Visuais & Design, Arquitectura, Química, Física, Materiais, Conservação e Restauro, sem prejuízo de outros e mediante apreciação curricular, realizada pela Coordenação do Mestrado, e que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico de uma das Faculdades.
Candidatura de estudantes finalistas
São ainda admitidas candidaturas de estudantes que se encontrem em fase de conclusão de licenciatura, nas áreas acima indicadas, num estabelecimento de ensino superior português.
Para tal, e em substituição do documento comprovativo do grau académico, o candidato deverá submeter uma declaração, sob compromisso de honra, de que se encontra em fase de conclusão de ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado, com indicação da classificação final esperada.
Em caso de admissão no Mestrado, a mesma fica condicionada à apresentação de documento comprovativo da obtenção do grau académico, obrigatoriamente até ao termo do prazo fixado para o efeito.
Informações mais detalhadas sobre as condições de candidatura e de admissão de estudantes em fase de conclusão de licenciatura devem ser consultadas na área relativa ao processo de candidatura a ingresso.
Como apresentar a candidatura
A apresentação da candidatura é efetuada exclusivamente on-line, através da plataforma CLIP. Todas as informações relativas ao processo de candidatura (datas, vagas, documentos necessários e forma de submissão da candidatura) devem ser consultadas no site da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Pela apresentação da candidatura é devida uma taxa de candidatura, não reembolsável.
propinas
O valor da propina para os estudantes em regime geral a tempo integral é fixado anualmente pelos Conselhos Gerais da Universidade de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa, que pode, ao abrigo do Estatuto do Estudante Internacional, fixar valores diferenciados para os estudantes internacionais.
Consulte aqui a propina atualmente fixada para a frequência do curso.
Critérios de seleção e de seriação
Na seleção dos candidatos à frequência do ciclo de estudos será efectuada uma avaliação global do seu percurso. considerando, por ordem de prioridade, os seguintes critérios:
- Classificação do grau académico de que são titulares, nos termos da escala europeia de comparabilidade (artigo 19º do Decreto-Lei n.º 42/2005, 22 de Fevereiro) ou do número de ordem da classificação do seu diploma nesse ano (n.º 2 do artigo 20.º do Decreto-lei n.º 42/2005, 22 de Fevereiro).
- Apreciação global do currículo académico, científico, artístico e profissional, pontuado de 0 a 20.
Poderá ser efetuada uma entrevista aos candidatos, se a Comissão Científica do Mestrado considerar necessária, pontuada de 0 a 20.
Os candidatos serão seriados por ordem decrescente da soma das pontuações obtidas na selecção.