O programa de intercâmbio ERASMUS + é baseado na cooperação institucional. A existência de um acordo bilateral entre a Faculdade de Belas-Artes e a escola de origem do candidato é obrigatória. Caso não exista nenhum acordo, o estudante deverá contactar a sua universidade e verificar se há interesse desta em estabelecer parceria no âmbito do Programa ERASMUS +.
Os estudantes interessados em realizar um período de mobilidade ERASMUS em Belas-Artes devem candidatar-se em primeiro lugar na sua Instituição de origem submetendo-se aos respetivos critérios de seleção. As escolas parceiras devem, em seguida, nomear os candidatos selecionados junto da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa nos prazos estabelecidos.
Os candidatos nomeados devem realizar a sua candidatura de acordo com os seguintes procedimentos.
candidatura
As candidaturas são realizadas exclusivamente on-line através da plataforma Fenix.
Antes de efetuar a sua candidatura on-line a um período de mobilidade ERASMUS + pedimos que leia atentamente as instruções abaixo. Em caso de dúvidas na submissão da candidatura, não hesite em contactar os Serviços de Mobilidade da Divisão Académica, para o email erasmus@belasartes.ulisboa.pt.
- Para efetuar a sua candidatura on-line deverá necessariamente realizar um pré-registo na aplicação FenixEdu aqui.
- Após aceder à aplicação, deverá selecionar o separador Candidato. Seguidamente, deverá criar a sua candidatura, escolhendo o regime ERASMUS + Mobility (Incoming) e o período de estudos. Após estes passos, deverá preencher os dados solicitados no formulário eletrónico.
- Deverá anexar em formato digital todos os documentos requeridos no processo de candidatura.
- A não submissão dos documentos necessários ou a sua incorreta apresentação (p. ex., documento ilegível) invalidará a candidatura, sendo o candidato informado através da plataforma Fenix ou para o endereço de e-mail indicado.
- Os erros ou omissões cometidos no preenchimento do formulário eletrónico de candidatura ou na instrução do processo de candidatura são da exclusiva responsabilidade do candidato.
As candidaturas serão avaliadas pela Coordenação ERASMUS, sendo os candidatos informados sobre o resultado final da candidatura por e-mail, após o período de candidaturas.
Candidatura | Instruções passo a passo
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À CANDIDATURA
O processo de candidatura deverá ser instruído com os seguintes documentos:
- Fotocópia do passaporte ou documento de identificação
- Nomeação do estudante pelo Gabinete ERASMUS/Internacional da Instituição de envio [será considerada suficiente a nomeação enviada por correio eletrónico, neste caso, o aluno deverá anexar cópia da mensagem eletrónica]
- Portfólio [o documento não deverá ser superior a 15 Mb. Deverá incluir como primeira página do portfólio uma carta de motivação, onde explica a escolha por Belas-Artes como Instituição de destino ERASMUS]
- Transcript of Records
- Contrato de Estudos / Learning Agreement for Studies [Download]. Poderá consultar informações académicas aqui.
Prazos de candidatura
O estudante poderá submeter a candidatura nos seguintes prazos:
- Primeiro semestre / de 1 de maio até 31 de maio
- Segundo semestre / de 1 de outubro até 31 de outubro
Contactos
Serviços de Mobilidade – Divisão Académica
erasmus@belasartes.ulisboa.pt