Stereo & Immersive Media 2015 – Instalações Artísticas, Tecnologia Visual e Experiências Imersivas
7 > 9 OUTUBRO I ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO I ENTRADA LIVRE
Oliver Grau é o orador convidado para a abertura da conferência internacional Stereo & Immersive Media 2015, que terá lugar na Torre do Tombo, entre 7 e 9 de Outubro.
O especialista no tema da imersão fará uma comunicação intitulada Will we ever become used to Immersion?: Art History and Image Science. Oliver Grau é autor do livro mais citado da última década na área da história da arte, Virtual Art: From Illusion to Immersion (MIT Press, 2003), onde oferece uma comparação histórica e uma teoria da imersão na cultura visual da pré-modernidade à arte digital. Oliver Grau é Chair Professor de Ciência da Imagem nos países de língua alemã e fundador da importante série de conferências MediaArtHistories.
Esta conferência internacional, organizada pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em parceria com o Arquivo Nacional da Torre do Tombo e a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, pretende reunir investigadores, artistas e arquivistas que trabalhem sobre media visuais reconhecidos pelas suas características estereoscópicas e/ou imersivas.
A conferência conta ainda com os oradores principais Denis Pellerin, Emília Tavares e Maria Teresa Cruz.
Outro dos destaques desta conferência é a apresentação dos resultados finais do projecto de investigação A Cultura Visual Estéreo (CICANT/FCT), que elaborou o primeiro levantamento nacional sobre fotografia estereoscópica em Portugal. No local da conferência estará patente a exposição “A Terceira Imagem – A Fotografia Estereoscópica em Portugal e o Desejo de 3D.”
A Comissão Organizadora,
Victor Flores, Ph.D. ECATI, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Chair)
Teresa Mendes Flores, Ph D. ECATI, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Margarida Medeiros, Ph.D. FCSH, Universidade Nova de Lisboa
Victor dos Reis, Ph.D. FBA, Universidade de Lisboa
Joana Bicacro, MsC. ECATI, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
http://stereoimmersivemedia.ulusofona.pt/
A Conferência Internacional Stereo & Immersive Media 2015 (Media Estereoscópicos e Imersivos 2015), uma organização do projecto de investigação Stereo Visual Culture / A Cultura Visual Estéreo em Portugal, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e do Centro de Investigação CICANT (em parceria com a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e o apoio da FCT), pretende reunir investigadores, artistas e arquivistas que trabalhem sobre media visuais reconhecidos pelas suas características estereoscópicas e/ou imersivas. Os ambientes estereoscópicos e imersivos têm vindo a expandir o campo do fotográfico desde o século XIX e, ao longo do século XX, do cinematográfico. A recente recuperação do interesse pelas tecnologias estereoscópicas e imersivas tem gerado oportunidades de investigação das suas raízes históricas e também dos atuais desafios lançados à cultura visual. A conferência apresenta na sua sessão inaugural os resultados finais do projecto de investigação A Cultura Visual Estéreo, que elaborou o primeiro levantamento nacional sobre fotografia estereoscópica em Portugal. No local da conferência, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, estará patente a exposição A Terceira Imagem – A Fotografia Estereoscópica em Portugal e o Desejo de 3D, uma mostra dos principais autores, temas e composições fotográficas de 31 coleções estereoscópicas de nove arquivos e museus portugueses. Para mais informações consultar: http://stereoimmersivemedia.ulusofona.pt.
O PAINEL - Instalações Artísticas, Tecnologia Visual e Experiências Imersivas
A imersão, enquanto acto ou efeito de imergir alguém em algo, é, no contexto aqui analisado, o resultado do conjunto complexo de operações de natureza artística, científica e tecnológica, que conduz metaforicamente à submersão, ao mergulho ou ao afundamento de um sujeito visual numa imagem, ambiente ou contexto visual. Esta imersão, sendo mais imaterial que material, mais subjectiva que objectiva e, sobretudo, mais virtual que real é adicionalmente uma operação indissociável dos conceitos de ilusão, de simulação e de ficção, tanto nas suas vertentes artística, como perceptivas e até emocionais. Significa quase sempre o mergulho numa outra realidade, distinta daquela em que se situa o sujeito, mesmo que mantenha com esta fortes afinidades imprescindíveis à sua verosimilhança (ou efeito de realidade) e à sua eficácia cognitiva. Nesse sentido, envolve ainda, directa ou indirectamente, os conceitos de participação voluntária (seja no sentido do beholder’s share de E. H. Gombrich ou o de collusion de Michael Kubovy), de crença ou de suspensão da descrença (do poeta Samuel T. Cooleridge), ou, pelo contrário, de coação, de constrangimento e de compulsão científico-tecnológica. A questão da imersão em arte é, no contexto da cultura visual moderna (entendida do Renascimento em diante), resultado de um jogo de forças que envolve tanto a intencionalidade e mestria do artista, o reconhecimento do papel activo do sujeito observador no acto de ver mas também o recurso a técnicas e a tecnologias suficientemente desenvolvidas capazes de funcionarem, por si só, como próteses do sistema perceptivo que tanto ampliam as suas capacidades biológicas como geram uma alteração ou perturbação do seu funcionamento mas igulamente uma alteração da consciência (em particular, da auto-consciência física do sujeito). Num outro sentido, a imersão conduz a um transporte do sujeito para uma realidade virtual e, nesse novo ambiente, a uma sensação de presença e, em última instância, de pertença. Finalmente, na sua dimensão de coação ou de compulsão, a imersão gerada por instalações artísticas e ambientes virtuais conduz necessariamente a uma reflexão sobre a paradoxal limitação da liberdade do indivíduo pela arte.
Datas
— Submissão de resumos: 21 de Agosto (primeira chamada) / 7 de Setembro (segunda chamada)
— Notificação de autores: 31 de Agosto (primeira chamada) / 7 de Setembro (segunda chamada).
— Submissão de artigos completos: 1 de Outubro.
Línguas oficiais
As línguas oficiais da conferência são Português, Inglês e Espanhol.
Informações
Mais informações em: http://stereoimmersivemedia.ulusofona.pt.
Outras questões devem ser remetidas para: simedia2015@easychair.org.