FBAUL no Festival do Silêncio I Percurso Belas-Artes: do Ruído à Palavra
2 > 5 JULHO I PERCURSO BELAS-ARTES: DO RUÍDO À PALAVRA
O Festival do Silêncio teve lugar no Cais do Sodré (eixo da Rua de São Paulo), entre os dias 2 e 5 de Julho de 2015. Durante quatro dias, Lisboa viveu uma programação pensada em conjunto com uma diversidade de artistas, produtores, entidades de criação, estruturas de divulgação e instituições de carácter social e cultural locais, nacionais e internacionais.
A Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa foi uma das instituições parceiras deste projecto com a participação de alunos e docentes. A partir desta parceria foi criado um dos três percursos: PERCURSO BELAS-ARTES: DO RUÍDO À PALAVRA.
“No último século, o “soundscape” das cidades sofreu alterações profundas, criando novos mundos sónicos e a con- sequente redução do espaço ocupado pelo silêncio. Fruto desta consciência, a arte sonora surge no anos 70 do século passado, como um meio ideal para transformar e influenciar atmosferas e ambientes do nosso espaço urbano criando experiências inovadoras na relação entre som e espaço. Nestas instalações é o próprio receptor que determina as suas próprias experiências sensoriais.
Sob orientação e coordenação dos professores Rogério Taveira e Fernando Fadigas, este percurso é desenhado a partir de um desafio lançado aos alunos da FBAUL, que criarão cinco instalações sonoras apresentadas ao longo de um percurso urbano entre a faculdade e o Cais do Sodré.”