Lojas com História
O programa Lojas Com História é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa (CML) para salvaguardar e dinamizar o comércio histórico, tradicional e de proximidade da cidade de Lisboa. Desde o seu início na primeira metade de 2015, a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa tem sido central no projecto, através de uma equipa técnica composta por docentes e ex-alunos que realiza consultoria técnica geral, coordenação estratégica, trabalho de investigação e direção artística e de comunicação. A equipa é constituída por Albio Nascimento, Frederico Duarte e Isabel Lopes De Castro.
Após convite de Graça Fonseca, então vereadora da CML, a equipa idealizou os contornos gerais do que poderia ser este programa. Através de uma reflexão sobre o cenário e problemática do comércio lisboeta, bem como uma pesquisa de iniciativas semelhantes que foram levadas a cabo noutros países, foi possível estabelecer os princípios fundamentais que deveriam orientar o programa Lojas Com História. A partir daqui, a equipa da FBAUL concentrou os seus esforços na elaboração de um conjunto de critérios usados para distinguir ou não uma loja. Estes critérios foram oficialmente aprovados em 2016, e são um documento fundamental em todo o processo de trabalho, tendo sido inclusive adoptados na discussão que decorreu na Assembleia da República e que resultou em legislação que visa proteger o comércio histórico a nível nacional.
“Certo dia, ainda o trabalho estava a meio, Frederico Duarte e os colegas chegaram ao pé dos técnicos da Câmara Municipal de Lisboa e falaram na possibilidade de certo espaço comercial entrar para a lista de Lojas com História. A reacção dos interlocutores foi de algum espanto. “Mas só tem 18 anos”, disseram-lhes. “E então?”
Ver o artigo completo: São lojas históricas mas não são museus – artigo do PÚBLICO (28.05.2017)
LOJAS COM HISTÓRIA RECONHECIDO COM O SELO URBACT GOOD PRACTICE CITY I 03 > 05 OUTUBRO I TALLIN, ESTÓNIA
O programa Lojas com História foi reconhecido com a atribuição do selo URBACT Good Practice City.
A candidatura do programa Lojas com História à primeira chamada do URBACT Good Practice Call foi feita em Março deste ano. Foram submetidas 270 candidaturas, envolvendo 219 cidades, de 29 países da União Europeia.
O programa Lojas com História ganhou o selo URBACT Good Practice Call juntamente com outros 96 projetos. Entre 3 e 5 de Outubro (no decorrer do URBACT City Festival) serão entregues em Tallin, na Estónia, os selos aos projetos selecionados.
http://urbact.eu/lojas-com-história
http://urbact.eu/shops-history
http://www.lojascomhistoria.pt
No dia 22 de novembro às 18h foi apresentado o livro “Lojas com História” por Raquel Henriques da Silva, na Biblioteca do Palácio Galveias em Lisboa.
O livro lançado pela editora Tinta da China tem mais de 300 páginas e é profusamente ilustrado com fotografias e outros materiais visuais de todas as 82 lojas distinguidas, depois do trabalho de levantamento e estabelecimento de critérios por uma equipa de trabalho (composta por elementos da Faculdade de Belas-Artes e por técnicos municipais), validado por um Conselho Consultivo.
O livro resulta do trabalho da equipa da Faculdade de Belas-Artes, com textos de Joana Bértholo.
No âmbito do projeto Lojas com História a Câmara Municipal de Lisboa esteve patente até ao dia 25 de novembro na Rua da Conceição, número 134, uma exposição com fotografias, cartazes e objetos antigos de 81 estabelecimentos emblemáticos da cidade.